Entenda como funciona o modelo SaaS no RH

Home Managed Services
Entenda como funciona o modelo SaaS no RH
modelo saas no rh

Entenda como funciona o modelo SaaS no RH

Com o crescimento das demandas e o surgimento de novos desafios, o setor de RH se vê obrigado a implementar novas tecnologias para acompanhar todas as mudanças. Uma delas é o modelo SaaS no RH, que é uma forma de gerenciar o departamento via nuvem para acelerar seus processos.

Pode ser que a sua empresa já tenha migrado muitas das tarefas do RH para o meio virtual, mas existem algumas atividades que os softwares instalados em servidores físicos não conseguem dar conta. É importante conhecer os benefícios de usar um SaaS para otimizar o RH. Veja mais sobre o assunto a seguir!

Como funciona o SaaS no RH?

Uma ótima forma de entender bem o que é um SaaS e como ele funciona é pensar em um banco de dados que mantém a privacidade de seus clientes e, simultaneamente, oferece serviços financeiros com segurança e em grande escala.

Nesse cenário, todos os usuários podem usar os mesmos serviços sem que suas informações se cruzem. É assim que uma plataforma SaaS opera. 

Personalizações

Cada cliente consegue personalizar os recursos disponíveis para adequá-los às necessidades do seu negócio, sem impactar na infraestrutura geral. Em função da forma como o SaaS é construído, essas mudanças acontecem de um modo único para cada empresa e não são perdidas a cada atualização.

Controle de acesso

Para acessar os dados, é necessário ter em mãos login e senha, que podem ser usados em qualquer dispositivo com acesso à Internet. Esse processo é feito com tanta eficiência que gera privilégios de acessos e monitora o uso desses dados. Assim, a plataforma assegura que todos os usuários autorizados consigam enxergar as mesmas informações simultaneamente.

Hospedagem na nuvem

Todos os clientes e apps acessam uma única infraestrutura, que é administrada por um ou mais servidores centrais. Essa arquitetura permite que as atualizações de sistema aconteçam somente uma vez e em um só local. Assim, as melhorias de desenvolvimento dos serviços ofertados são aceleradas.

Quais são as vantagens de usar o SaaS no RH?

Entender como funciona o modelo SaaS no RH e aplicar essa tecnologia fará com que seu negócio ganhe um baita diferencial. É possível ver as diferenças de performance das empresas que migraram seus serviços para a nuvem para aquelas que ainda não o fizeram. Confira, abaixo, os maiores benefícios de utilizar essa solução.

Mais proteção de dados

Manter a segurança dos dados sempre foi uma grande preocupação das empresas, afinal, mais informações chegam diariamente nos arquivos corporativos. Contar com um SaaS para o RH permite armazenar e proteger esses dados com mais eficiência.

Arquivos em papel, por exemplo, podem ser facilmente danificados, perdidos e vistos sem autorização por qualquer pessoa. As informações guardadas em servidores físicos também estão sujeitas a ataques indevidos. Além disso, os equipamentos podem sofrer danos e, consequentemente, prejudicar os arquivos armazenados.

No caso de um sistema em nuvem, é possível controlar o acesso aos dados mais importantes da empresa, impedindo que informações cruciais caiam em mãos erradas. Um SaaS ainda conta com estruturas de firewall que reforçam sua segurança.

Redução de custos com TI

Outra ótima vantagem de usar um SaaS no RH é a diminuição dos gastos com Tecnologia da Informação. Como se trata de um software virtual, a empresa economiza, primeiramente, na compra de equipamentos robustos e com mais espaço de armazenamento.

Manter o sistema atualizado também gera uma grande redução nos gastos, já que a tecnologia SaaS instala atualizações automaticamente. Ainda, o suporte necessário para manter um sistema em nuvem funcionando perfeitamente é bem menor se compararmos a um sistema físico.

Otimização do trabalho de RH

Mais um benefício de implementar o modelo SaaS no RH está relacionado à otimização do trabalho. Realizar mais tarefas em menos tempo, enquanto mantém a qualidade, é um grande desafio, mas que pode ser superado com os recursos corretos. 

Como o sistema SaaS concentra diversas tarefas em um só local, elas podem ser acessadas por vários usuários — em posse de login e senha — simultaneamente, de qualquer dispositivo e sem sobrecarregar o servidor. 

Além disso, todos os arquivos podem ser atualizados em tempo real — o que evita ruídos de comunicação e falhas no trabalho. Esse sistema também automatiza alguns processos e torna outros mais fáceis de executar, a exemplo de cálculos. 

Acesso remoto facilitado

Como citamos mais acima, os arquivos contidos em um sistema SaaS podem ser acessados pelas pessoas autorizadas de quaisquer dispositivos com acesso à Internet. Com a pandemia do Coronavírus e a necessidade do trabalho remoto, nunca foi tão fundamental que as empresas adotassem um sistema que facilite a gestão de seus processos a distância.

Manter o sistema RH na nuvem significa flexibilidade de acesso para os profissionais que ainda trabalham de casa, viajam a negócios ou usam espaços de coworking

Gestão estratégica 

Outra vantagem é a gestão estratégica. Administrar o setor de RH estrategicamente significa ter um mindset digital, otimizar tarefas e tomar decisões baseadas em dados. Quando falamos de RH inteligente, é essencial considerarmos um sistema em nuvem que permite uma visão ampla dos processos internos e progresso das demandas.

Como implementar o SaaS no RH com segurança?

Agora que você já sabe como o modelo SaaS no RH funciona e seus benefícios, chegou o momento de aprender a implementá-lo no seu negócio. Sabemos que escolher novas ferramentas de trabalho nunca é fácil, por isso, é importante garantir que essa escolha seja feita com segurança. Veja como adotar um SaaS adequadamente.

Crie políticas de uso adequadas

Estabeleça normas de acesso e uso das informações compartilhadas internamente na sua empresa.

Confie no seu provedor e lembre-se do básico

Adquira um SaaS de um fornecedor confiável, mas não deixe os cuidados básicos de lado, como atualizar o antivírus e implementar senhas de acesso seguras.

Certifique-se de que o fornecedor tem autenticações válidas

Invista em um fornecedor confiável e de credibilidade no mercado. Analise se a empresa conta com as certificações de qualidade de segurança básicas. O Google Cloud, por exemplo, é uma excelente opção. Entre seus benefícios podemos destacar sua rede global privada, que oferece mais segurança e velocidade, além de serviços avançados em Big Data e Machine Learning, que permite consultar dados em conjunto de forma ágil.

Essas são nossas dicas sobre como um modelo SaaS no RH pode fazer a diferença na sua empresa. Caso esteja em dúvidas sobre onde conseguir um sistema SaaS de qualidade, busque fornecedores de confiança no mercado, que ofereçam soluções em nuvem pensadas exclusivamente para o bem-estar do seu negócio. A SantoDigital, por exemplo, é uma organização que oferece todo o suporte em sua jornada de Cloud Migration, impulsionando sua transformação digital de forma escalável, econômica e confiável.

Gostou de saber mais sobre o como funciona o modelo SaaS no rh? Então, entre em contato com a SantoDigital e confira as soluções que oferecemos para o seu negócio decolar!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: