Você sabe realmente o que é o Google Cloud Platform?

Home Cloud Computing
Você sabe realmente o que é o Google Cloud Platform?
voce-sabe-realmente-o-que-e-o-google-cloud-platform

Você sabe realmente o que é o Google Cloud Platform?

A computação em nuvem é a tecnologia que permite que as organizações possam contratar recursos de hardware e software, conforme sua necessidade. Uma das principais soluções desse segmento é o Google Cloud Platform (GCP), uma plataforma que oferece mais de 90 serviços de TI para que sua empresa possa trabalhar com mais eficiência, ganhar mais flexibilidade e, assim, alcançar uma vantagem estratégica.

Por se tratar de uma solução complexa, que abrange um grande número de serviços, muitas vezes, ela é abordada de forma genérica, que torna difícil ter uma compreensão exata do que se trata e tudo que ela tem a oferecer.

A seguir, você irá descobrir a história do GCP, seus principais produtos e serviços e onde essa solução se encaixa no mercado geral de nuvem. Confira!

Mas, afinal, o que é o Google Cloud Platform?

De forma geral, trata-se de um conjunto de serviços de computação em nuvem pública oferecidos pelo Google.

O Google Cloud Platform oferece soluções de TI que envolvem, armazenamento, rede, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), bem como gerenciamento de nuvem, segurança e ferramentas de desenvolvedor.

Essa solução nasceu em 2008, em torno da estrutura inicial do Google App Engine, para permitir que os desenvolvedores criassem e hospedassem aplicativos na infraestrutura do Google.

Posteriormente, o Google lançou uma variedade de ferramentas complementares, como sua camada de armazenamento de dados e seu componente de infraestrutura como serviço (IaaS), conhecido como Google Compute Engine, que oferece suporte ao uso de máquinas virtuais.

Depois de crescer como um provedor de IaaS, o Google implementou produtos adicionais, incluindo um balanceador de carga, DNS, ferramentas de monitoramento e serviços de análise de dados, colocando o GCP em paridade com os principais players do mercado de nuvem.

No entanto, hoje, o Google Cloud Platform conta com uma série de recursos e características que o colocam à frente de seus concorrentes, como você pode ver a seguir.

O que você pode encontrar no Google Cloud Platform?

Os serviços do Google Cloud Platform são robustos. Uma maneira de navegar por eles é considerar quais soluções estão disponíveis com base em suas necessidades de computação primárias: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

  • O  IaaS (Infrastructure as a Service) permite que a TI execute máquinas virtuais sem ter que investir ou gerenciar essa infraestrutura de computação por conta própria. Frequentemente, a TI irá optar por uma solução IaaS quando a carga de trabalho for temporária, experimental ou sujeita a mudanças inesperadas.
  • PaaS (Platforms as a Service) é a próxima etapa, com base no modelo IaaS. Os clientes optam por todos os benefícios do IaaS, além de obterem a infraestrutura subjacente – como sistemas operacionais e middleware. Aqui, o Google hospeda e gerencia todos esses elementos.
  • O  SaaS (Software as a Service) dá mais um passo – tudo está disponível na web: o provedor hospeda, gerencia e entrega toda a infraestrutura, incluindo aplicativos. Os usuários simplesmente fazem login para acessar os recursos que a solução específica oferece, por exemplo, ferramentas de backup.

Falando especificamente dos produtos, as principais soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning, gerenciamento de API,  recursos de computação, contêineres, análise de dados, banco de dados, ferramentas de desenvolvedor, Internet das Coisas (IoT), ferramentas de gerenciamento, rede, segurança e gerenciamento de identidade, computação sem servidor e muito mais.

Como você pode ver, tudo que sua empresa precisa em termos de computação é possível encontrar no Google Cloud Platform.

Quais os diferenciais da solução do Google?

No geral, o Google Cloud Platform oferece ferramentas e recursos similares aos principais provedores do mercado de nuvem.

Seu diferencial está em suas soluções inovadoras e eficazes de processamento de Big Data, Inteligência Artificial (IA) e iniciativas de Machine Learning e suporte a contêineres.

Ferramentas como o BigQuery e o Dataflow trazem fortes recursos de análise e processamento para empresas que trabalham intensamente com dados, enquanto a tecnologia de contêiner Kubernetes do Google permite o gerenciamento de cluster de contêiner e facilita a implantação de aplicações.

O Cloud Machine Learning Engine do Google e várias APIs de aprendizado de máquina tornam mais fácil para as empresas aproveitarem a IA na nuvem.

Os recursos de privacidade e segurança de dados também são bastante desenvolvidos no Google Cloud Platform. A transparência no acesso cria registros quase em tempo real de quando os representantes de suporte do GCP ou engenheiros de sistema interagem com seus dados.

Além disso, apesar do GCP ser principalmente um provedor de nuvem pública, o Google tem aumentado drasticamente seu foco em cargas de trabalho híbridas e multicloud por meio do Anthos. A empresa também permite que os usuários gerenciem cargas de trabalho no GCP e no Google Kubernetes Engine, bem como na plataforma dos principais players do mercado.

Essa, sem dúvidas, é um forte atrativo do GCP, visto que, conforme previsões do Gartner, as estratégia multicloud e/ou híbrida são o futuro do mercado de nuvem e deve ser adotada por aproximadamente 75% das médias e grandes empresas já em 2021.

Agora você já sabe mais sobre o Google Cloud Platform e porque essa é a melhor opção dentre os provedores de nuvem pública.

Se você deseja saber mais ou migrar para o GCP de forma rápida e segura, entre em contato com a SantoDigital, uma empresa com especialização Google Cloud Partner!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: