Tecnologia no RH: quais as principais soluções disponíveis?

Home Big Data
Tecnologia no RH: quais as principais soluções disponíveis?
tecnologia no rh

Tecnologia no RH: quais as principais soluções disponíveis?

A tecnologia no RH ajuda os profissionais a terem mais recursos para a criação de estratégia e a execução de planos baseados em dados para a captação de talentos.

Essas soluções possibilitam o reconhecimento apropriado das performances, o monitoramento dos colaboradores e a reavaliação do desenvolvimento dos processos.

As ferramentas auxiliam com a organização e otimização das tarefas desse departamento, assim como aumentam a precisão e a agilidade nas funções de RH.

Aqui, você vai descobrir a importância da tecnologia no RH e quais opções estão disponíveis, além de conferir detalhes sobre gamificação, Inteligência Artificial, Big Data, plataformas colaborativas, People Analytics, E-learning, sistemas de armazenamento em nuvem etc.

Acredita que é interessante conhecer os benefícios de aderir às tecnologias no RH? Então faça a leitura deste post até o fim!

Como se deu a evolução da tecnologia no RH?

O setor de RH surgiu pela necessidade das empresas de organizar e otimizar seus processos relacionados à contratação dos colaboradores.

Em nosso país, esse departamento passou a existir por volta de 1930, após a Consolidação das Leis do Trabalho. Ele foi evoluindo conforme os avanços do movimento sindical, que travou uma luta para a conquista de direitos dos trabalhadores.

Esse departamento desenvolvia as suas atividades para que os empreendimentos atuassem de acordo com as leis trabalhistas.

De 1960 a 1980, o setor monitorava as regras de Segurança e Saúde no Trabalho e mantinha as empresas fora dos Tribunais de Justiça do Trabalho. Em 1990, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo, e o RH começou a usar softwares.

A partir disso, as tecnologias passaram a fazer parte do gerenciamento dos processos e o departamento de RH passou a contar com a automatização.

O avanço tecnológico continua suprindo diversas demandas e tornando as empresas mais ágeis a cada dia, criando procedimentos inteligentes, capazes de agregar valor e proporcionar vantagens competitivas.

Qual é a importância de estar atento às mudanças tecnológicas?

É muito importante estar atento à evolução da tecnologia no RH, pois a gestão estratégica gera diversos benefícios para os gestores e colaboradores.

As novas tecnologias já estão ajudando a direcionar as tarefas de modo assertivo e a prever demandas. A transformação digital levou esse departamento a um nível mais elevado, com o armazenamento de informações na nuvem.

O uso da tecnologia no RH possibilita o gerenciamento das pessoas e das atividades com mais agilidade e segurança.

A adoção de soluções tecnológicas aumenta a eficiência e a precisão das informações, assim como promove melhorias nas estratégias do negócio. O trabalho é descentralizado e não precisa ser realizado exclusivamente dentro da sua empresa.

Na atualidade, é possível realizar diversas tarefas do RH em home office, pois a virtualização do trabalho confere aos empreendimentos uma produtividade mais elevada e uma redução nos custos.

A internet permite que os profissionais realizem as suas atividades em ambientes de coworking ou a partir de suas casas, não importa qual seja o tamanho da empresa.

Quais tecnologias no RH já estão disponíveis?

As soluções tecnológicas têm revolucionado o setor de RH. Elas agrupam os dados dos colaboradores e dos demais departamentos em um único local.

O acesso a essas informações é uma ferramenta valiosa para o atendimento de vários objetivos. Veja a seguir quais são as tecnologias que estão sendo usadas por esse departamento!

Gamificação

Tecnologias de gamificação envolvem o uso de games para a realização de diversas atividades, por exemplo, a seleção de profissionais.

Essa prática, que vai crescer ainda mais no decorrer do tempo, está sendo muito utilizada no mercado em diversas etapas para treinar os times, realizar as campanhas de endomarketing e fazer a integração dos novos talentos.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial refere-se ao uso de softwares capazes de fazer uma infinidade de tarefas. Mas existem outras tecnologias que reconhecem emoções dos candidatos, tiram dúvidas e automatizam a triagem dos currículos pela análise das competências predefinidas sem a intervenção humana.

Big Data

O Big Data coleta, processa, armazena e democratiza enormes volumes de dados. As informações que ajudam na construção de um RH mais efetivo e estratégico são praticamente infinitas na atualidade.

Essa solução permite que os gestores extraiam o que é realmente importante por meio da mineração e descubram como podem agir de forma mais acertada.

Plataformas colaborativas

Essas plataformas permitem o envolvimento de colaboradores externos e internos em projetos das empresas. Os integrantes das equipes realizam o acesso por meio de dispositivos móveis ou computadores para trocar ideias e fazer propostas relacionadas ao assunto compartilhado.

No RH, essas ferramentas criam problemas hipotéticos para que os candidatos encontrem maneiras de solucioná-los.

People Analytics

O People Analytics é um novo conceito decorrente do uso de Business Intelligence e Big Data no setor de RH.

A metodologia analisa as pessoas, mapeia as informações comportamentais e as técnicas dos profissionais que estão trabalhando ou se candidatando a uma vaga. Ela possibilita a identificação de padrões para a tomada de decisões estratégicas, como a formação de líderes.

E-learning

Soluções de e-learning são utilizadas porque facilitam a realização dos treinamentos corporativos. As plataformas online podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar para diminuir despesas estruturais que surgem da execução de treinamentos.

Com elas, os colaboradores não terão mais gastos com hospedagem, locomoção e cursos, pois esse método disponibiliza o conteúdo pela internet.

Sistemas de armazenamento em nuvem

O departamento de RH realiza atividades que exigem o manuseio de um volume elevado de informações. Os profissionais dessa área fazem a gestão do ponto, conferem horários de entrada e saída de funcionários etc.

O uso de sistemas de armazenagem em Cloud Computing facilita a realização dessas tarefas e as tornam mais dinâmicas.

Essas são as principais soluções disponíveis para empresas que utilizam tecnologia no RH! Existem muitos benefícios decorrentes da adesão às novas tecnologias, já que elas permitem aos gestores mensurar assertivamente os resultados obtidos.

Com elas, você poderá medir o retorno dos investimentos e avaliar outros indicadores, como as taxas de absenteísmo, turnover e produtividade.

Gostou deste conteúdo sobre tecnologia no RH? A SantoDigital pode ajudar a sua empresa no processo de transformação do RH com serviços cloud computing!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: