Você sabe o que é endomarketing? Descubra agora mesmo!

Home Managed Services
Você sabe o que é endomarketing? Descubra agora mesmo!
o que é endomarketing

Você sabe o que é endomarketing? Descubra agora mesmo!

Você já deve ter ouvido ou lido, em algum momento da sua carreira, que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores. Essa afirmação se tornou verdade conforme as empresas perceberam a importância de seus funcionários não apenas para a produtividade, mas também para a estratégia do negócio. Foi desse conceito e dessa preocupação em realizar ações internas que nasceu o endomarketing.

A estratégia do endomarketing consiste na adaptação e aplicação de métodos e de alguns elementos do marketing tradicional — voltado para o público externo — para a utilização interna.

Você tem dúvidas sobre o que é endomarketing e para que ele serve? O endomarketing nada mais é do que marketing interno da sua instituição, e serve para fazer com que os funcionários se sintam motivados com o ambiente de trabalho. Isso faz com que os colaboradores tenham uma boa imagem da empresa e se sintam felizes de estarem trabalhando no local.

Continue a leitura deste post para saber mais sobre essa estratégia e entender por que ela pode fazer toda a diferença na sua empresa!

O que é endomarketing?

Também chamado de marketing interno, o endomarketing tem como principais metas reduzir a rotatividade de funcionários, além de compreender e captar suas reivindicações e opiniões.

Em outras palavras, seu objetivo é transformar os colaboradores em algo que os especialistas em marketing chamam de evangelizadores da marca — aquelas pessoas que conhecem a empresa e são capazes de influenciar outras em seu meio social para que também conheçam um pouco mais sobre a marca.

Essa prática é extremamente importante, afinal, é necessário pensar no bem-estar da sua empresa e dos seus colaboradores antes de oferecer algo externamente para o público.

Os funcionários com alto grau de incentivo trazem melhores resultados para a organização, tanto fora quanto dentro da empresa. Eles ajudam outros funcionários a estarem engajados em suas tarefas do dia a dia empresarial.

Como funciona e por que investir em endomarketing?

O endomarketing para as empresas deve ser planejado, e algumas pessoas precisam ser responsáveis por realizar certas ações.

A técnica é responsável por manter a equipe motivada, mas para que ela funcione corretamente, é preciso que sejam tomadas diversas medidas. Confira algumas delas a seguir!

Fazer eventos voltados para o público interno

Os eventos internos são excelentes aliados para fazer com que os colaboradores tenham um sentimento de pertencer à empresa. Essas ocasiões podem ser alinhadas aos processos e às metas que deverão ser alcançadas após serem lançadas como desafios.

A maior vantagem desses momentos é que as pessoas se sentirão satisfeitas ao cumprirem sua parte para alcançar os objetivos preestabelecidos. Para obter melhores resultados, podem ser promovidos workshops, cafés e almoços, palestras, cursos e outros eventos que auxiliem na conquista dos funcionários — que se tornarão agentes embaixadores da marca.

Informar os colaboradores

O endomarketing é uma ferramenta de gestão de pessoas muito importante. É por meio dele que os colaboradores podem se sentir motivados e incentivados no trabalho.

Essa ferramenta permite uma boa melhora na produção e na conquista de resultados corporativos, o que faz com que a empresa atinja o sucesso desejado. Para que isso aconteça, é necessário, primeiramente, informar o que acontece na instituição para os colaboradores, gerando um sentimento de importância e de vínculo interno.

Os benefícios do endomarketing precisam ser sustentados e defendidos por todos os dirigentes, pois sem o apoio deles, os resultados podem não ser tão concretos.

Quais são as aplicações do endomarketing dentro da empresa?

Hoje, o endomarketing pode contar com o auxílio de diversa inovações tecnológicas — mais especificamente com as ferramentas de comunicação integradas, que estão redesenhando a forma como as empresas se comunicam e trabalham em conjunto.

Saiba um pouco mais sobre as aplicações dessas ferramentas e como a tecnologia está mudando a realidade dessa técnica!

Permite a união do RH e Comunicação

Não é novidade para ninguém que os setores de Comunicação e Recursos Humanos são próximos e devem desenvolver ações estratégicas juntos. No caso do endomarketing, não se trata necessariamente de ação, mas de um conceito. Os dois setores podem pensar inúmeras atividades com o objetivo de fortalecer o marketing interno.

As ações de endomarketing devem incentivar a interação entre colaboradores e empresa, buscando mais motivação para o trabalho e a ampliação de conhecimentos sobre as atividades e os produtos desenvolvidos internamente.

Usa a tecnologia a favor do marketing interno

A maneira como RH e Comunicação vão alcançar os objetivos pode mudar de empresa para empresa, mas não há dúvidas de que usar soluções tecnológicas é uma boa saída. Nesse contexto, nada melhor do que contar com ferramentas colaborativas que facilitem o trabalho coletivo e a interação entre as equipes.

O Google Workspace, por exemplo, é um conjunto completo de softwares desenvolvidos pelo Google Cloud. Seu objetivo é ampliar a integração e o trabalho em equipe ao concentrar diversas funções em um ambiente virtual organizado e eficiente. 

Trata-se de um espaço digital para compartilhamento de informações de marketing interno e para a criação de grupos de conversa, reuniões a distância e consulta de e-mails.

Além das ferramentas citadas acima, todas as outras disponíveis (como produtor de texto, criador de planilhas e calendário) utilizam a tecnologia de armazenamento de dados na nuvem, garantindo segurança e acessibilidade a todos os arquivos da sua empresa.

Se o seu negócio precisa desenvolver ações de endomarketing, é importante considerar a utilização de ferramentas colaborativas e integradas. Como o Google Workspace reúne inúmeras soluções digitais, ele se revela um ótimo aliado para a estruturação de novos projetos.

Atua reduzindo o turnover e atraindo talentos

Depois de falar sobre as áreas responsáveis e as ferramentas tecnológicas que auxiliam na estruturação das ações de endomarketing, trataremos sobre suas principais vantagens: a redução do turnover e a atração de talentos.

Uma empresa que valoriza seus funcionários e elabora ações em busca de melhorias internas tem muito mais chances de fidelizar um colaborador. Para que isso aconteça, basta se atentar às necessidades dos profissionais e desenvolver estratégias de retenção — as ações de endomarketing são bons exemplos disso.

Olhar para dentro e tentar criar meios de ampliar a satisfação é importante para reduzir a rotatividade de colaboradores e para atrair os profissionais mais capacitados para a sua organização. Lembra-se dos evangelizadores? A ajuda deles nesse quesito é fundamental!

Como o endomarketing transforma o ambiente para os profissionais externos?

Ao aplicar ações de endomarketing eficientes, os colaboradores trabalham satisfeitos e passam essa imagem para o público externo. Essa atitude faz com que a empresa seja bem-vista aos olhos de todos e leva outras pessoas a buscarem oportunidades de fazer parte do quadro de colaboradores. Consequentemente, esses profissionais vão agregar conhecimentos e experiências ao seu time.

Agora que você já sabe o que é endomarketing e como ele funciona, não deixe de aplicá-lo na sua empresa. Tenha certeza de que seus colaboradores se sentirão mais contentes com o trabalho desenvolvido por eles, além de espalharem a notícia para o público e garantirem boas referências sobre o seu empreendimento por onde quer que forem.

Gostou do nosso post sobre o endomarketing? Caso tenha algumas dúvida, fale conosco e solicite informações!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: