- 4 minutos
- mar 24, 2025
A gestão de TI (Tecnologia da Informação) desempenha um papel essencial para o crescimento da empresa. Afinal, este é um setor que fornece os equipamentos, mantém as máquinas funcionando, instala e atualiza aplicações, sistemas, soluções etc.
Mas, mais do que suporte técnico, o departamento está no centro das estratégias de inovação e crescimento. Além de por toda a infraestrutura de TI, de modo que ocupa uma posição estratégica.
O fato é que a transformação digital modificou praticamente todos os modelos de negócios, além de melhorar consideravelmente a performance das empresas de todos os ramos. Assim, ela fez com que compreender o que é gestão de TI se tornasse ainda mais relevante para os empreendimentos.
Então, neste conteúdo, você descobrirá como funciona a gestão de TI e como é possível identificar se ela é ineficiente. Aproveite as dicas fornecidas ao longo do post!
A gestão de TI (Tecnologia da Informação) refere-se a processos, práticas e ferramentas que controlam os recursos tecnológicos da organização.
Portanto, inclui desde a infraestrutura de TI, como hardware e software, até a segurança da informação e a implementação de sistemas inovadores.
Se quisermos ir mais a fundo na definição, é um conjunto de componentes relacionados ao alinhamento dos objetivos do setor de tecnologia ao de negócios, de modo a criar o máximo valor para a empresa.
Na prática, as soluções tecnológicas empresariais administram softwares, sites, sistemas e computadores da sua empresa, garantindo um funcionamento perfeito. Além de garantir destaque e competitividade ao negócio através da tecnologia.
O sucesso de um negócio depende da comunicação e de uma série de outros fatores, como a automatização dos processos e a adesão às práticas da Era Digital, como a inovação tecnológica.
Neste cenário, o uso de ferramentas para a captação de dados em tempo real e de tecnologias que geram relatórios para a obtenção de insights depende da gestão de TI.
Um exemplo de boa gestão de TI conecta os colaboradores com clientes, fornecedores e parceiros por meio de uma série de soluções tecnológicas.
Mas para que essa conectividade global funcione com perfeição, os gerentes precisam ser eficientes. Desse modo, deve-se evitar a exposição de dados, erros na comunicação interna, riscos de compliance, e falhas graves que geram prejuízos inestimáveis.
A ineficiência na gestão de TI pode trazer graves consequências para os negócios. Contudo, saiba que é possível identificar se o gerenciamento é ineficiente ou não, pois isso afeta a capacidade de resposta da empresa e impede que os times compreendam de forma correta o que precisa ser feito. Quando isso ocorre, é necessário reestruturar o setor de TI.
O gerente de TI é o profissional responsável pela proteção dos dados, razão pela qual ele deve conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados.
Com isso, poderá oferecer ambientes seguros aos usuários e evitar o recebimento de multas pela organização. Então, se identificar tentativas de invasão de rede na empresa, é muito provável que a gestão esteja sendo ineficiente.
A gestão de TI eficiente é muito importante para empresas de pequeno, médio e grande porte. Além disso, independe do segmento, sendo necessária para organizações que vão desde a área da saúde, construção civil, varejo e até o agronegócio. Os profissionais desse setor mantêm os dados dos clientes, fornecedores e parceiros em segurança e evitam muitos transtornos.
Caso os dados cheguem a vazar devido às falhas humanas ou vulnerabilidade técnica, a segurança da informação do seu negócio perde a credibilidade no mercado.
Dessa forma, a eficiência da TI é medida pela coleta, armazenamento e processamento das informações Essas, por sua vez, servem para a geração de insights e para a tomada de decisões assertivas.
Com isso, um sistema suscetível aos ataques cibernéticos, vazamentos, perda de dados e outros problemas técnicos é o resultado de uma gestão de TI ineficiente.
Portanto, investir em uma estratégia eficiente traz inúmeros benefícios da gestão de TI para as organizações. Entre eles:
Se a gestão de demandas TI é eficiente, os processos precisam ser mais lucrativos e reduzir custos. Além disso, o departamento de TI integra os demais setores administrativos e operacionais de uma organização. Por isso, preste atenção nas rotinas para verificar se os colaboradores conseguem receber e transmitir suas mensagens.
Você já percebeu o quanto a gestão de TI é fundamental para os negócios de uma empresa. Agora é o momento de entender quais são os desafios de um gestor de TI. Confira!
Como falamos, a TI tem o objetivo de criar valor para o negócio com transformação digital através de recursos inovadores dentro da empresa. Por isso, se não tiver um bom investimento estratégico em TI, provavelmente a organização está sendo prejudicada.
Embora a tecnologia seja essencial, a má gestão dos recursos colabora para o aumento dos custos, perdas financeiras, baixa produtividade dos profissionais de TI e, consequentemente, diminuição dos lucros.
Agora, vamos falar das vantagens dos serviços gerenciados de TI. Acompanhe!
A gestão de TI garante que não haja falhas na segurança, roubo de dados, quebra de senhas e outros ataques cibernéticos.
Um bom gerenciamento de TI oferece suporte 24×7 às operações tecnológicas da empresa.
Licenças e versões de hardware, software, programas e sistemas precisam ser monitoradas e renovadas.
Essa é a base do que é gestão de TI, e refere-se a instalação de componentes como servidores, hardwares, softwares, redes e todo o sistema operacional.
Entenda que sistemas de TI modernos não são infalíveis Contudo, cabe ao gestor evitar que eles se transformem em dificuldades insolúveis.
Pelo contrário, você pode evitar prejuízos na empresa, destruir os obstáculos, incentivar a cibercultura e erradicar problemas. Veja a seguir como identificar a ineficiência em TI!
Uma comunicação interna ruim poderá gerar falhas durante a troca de informações pelos times. Além do mais, a ineficiência atrasa os processos, aumenta os custos das operações, gera retrabalhos e causa transtornos aos colaboradores.
O gerenciamento eficiente, por sua vez, elimina os ruídos na comunicação e mantém as equipes engajadas.
Observe o gerenciamento dos ativos e fique atento à quantidade de itens passivos e ativos tecnológicos que a sua empresa tem.
O gestor de TI é o responsável por providenciar a criação de uma lista de bens, como dispositivos, impressoras, câmeras, softwares, programas, licenças, banco de dados, computadores, servidores, sistemas, soluções, entre outros.
Desse modo, a ausência de controle dos ativos de TI impede a identificação da necessidade de manutenção preventiva. Bem como atrapalha as decisões para a troca de equipamentos, realocação de infraestrutura ociosos ou atualização de soluções ou sistemas.
Por fim, uma gestão de TI que mantém o foco nos bens da empresa oferece alta performance, segurança e eficiência.
Faça o mapeamento dos problemas que ocorrerem relacionados à segurança da informação. Os gestores trabalham com diversos tipos de dados que sensíveis ou não para embasar as suas tomadas de decisão.
Os profissionais utilizam projetos, informações bancárias, folhas de pagamento, relatórios, análises e uma série de documentos que são visados pelos cibercriminosos.
Assim, é preciso eliminar qualquer possibilidade de vazamento dessas informações. Afinal, se esses dados forem acessados por um hacker, a empresa terá um sério problema, pois até os seus clientes poderão ser afetados.
Os dados sequestrados apontarão as falhas na gestão de TI, o que ocasionará o comprometimento do sucesso do empreendimento com o pagamento de multas elevadas.
Priorize as soluções em Cloud Computing, visto que elas permitem o uso de ambientes virtuais mais seguros e ajudam as organizações a corrigir com agilidade as falhas de hardware e software.
O armazenamento dos dados, as plataformas remotas, os apps de TI, as aplicações e os sistemas integrados na nuvem são ótimos aliados dos gestores da tecnologia da informação.
A gestão de TI não é apenas mais um custo. Observe o retorno dos investimentos feitos nessa área, pois apesar de os recursos não serem baratos, podem trazer melhores resultados e aumentar a eficácia das operações.
Entretanto, se a empresa tiver apenas perdas financeiras, significa que é necessário promover alguma mudança. Faça uma revisão dos processos, procure alternativas e crie políticas internas.
Agora você já sabe o que é gestão de TI e se ela é ineficiente!
Para mudar esse cenário e transformar o gerenciamento desse setor em um processo eficiente e assertivo na empresa, é necessário usar as ferramentas certas para a redução de custos com TI.
Procure migrar os seus dados para uma infraestrutura na nuvem, utilize soluções em Cloud Computing e aproveite os serviços de gestão que a SantoDigital oferece!
Na SantoDigital, temos a solução para a gestão de TI eficiente na empresa. Não perca tempo, conheça nossos serviços e potencialize o sucesso do seu negócio!