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- out 28, 2024
Durante os últimos anos ajudando diversas empresas a adotarem a tecnologia de Cloud Computing como parte da estratégia de modernização de Infraestrutura, sempre chegava o momento da seguinte pergunta: agora que estou indo para Cloud, a responsabilidade sobre todo hardware, rede, aplicações, banco de dados, segurança e acessos, é totalmente do fornecedor, correto?
Sendo direto, a resposta é não. A adoção de Cloud Computing requer um modelo de responsabilidade compartilhada entre a empresa, o fornecedor da nuvem (Google Cloud, AWS, Microsoft, etc.) e o parceiro responsável pela gestão de serviços e do seu ambiente na nuvem.
Já o grau de responsabilidade compartilhada irá depender de qual cenário for adotado: On-premise, IaaS, PaaS ou SaaS.
Na tabela abaixo, podemos entender com mais detalhes a responsabilidade de cada uma das partes em todos esses cenários. Em cinza, a responsabilidade é do cliente e em azul, do fornecedor de Cloud:
Quando um cliente adota especificamente um modelo de Software como Serviço (SaaS), como o Google Workspace por exemplo, o cliente será responsável pelas camadas de uso, políticas de acesso e conteúdo. Veja abaixo:
Se formos mais a fundo em serviços computacionais, como o Google Cloud Platform, por exemplo, podemos ver que o modelo de responsabilidade compartilhado segue as seguintes características:
A importância de entender as responsabilidades de acordo com o modelo de Cloud usado também ajuda a entender a importância de ter no roadmap na sua Jornada de Modernização de Infraestrutura a passagem por estágios específicos, como sair do IaaS, até chegar no SaaS, o tipo mais autogerenciado de todos eles, possibilitando que você foque mais em ações estratégicas voltadas para o negócio, como a melhora de produtos e serviços, incremento de ofertas que geram valor, fidelização da sua carteira de clientes ou até a criação de novas soluções em sua empresa.
Concentre-se no que realmente importa, delegando ao seu parceiro de infraestrutura e fornecedor de cloud computing as ações operacionais dentro do seu ambiente contratando Serviços Gerenciados, por exemplo, assim, você garante mais segurança, flexibilidade computacional, backups e manutenção de hardware.
Aqui na SantoDigital, trabalhamos para oferecer de forma consistente resultados e serviços da mais alta qualidade. Para isso, investimos continuamente nosso tempo e recursos na aquisição dos melhores sistemas de gestão, no desenvolvimento dos melhores processos de trabalho e na qualificação de nossas equipes.
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