Infraestrutura de TI em cloud: conheça 4 competências essenciais para um profissional da área

Home Cloud Computing
Infraestrutura de TI em cloud: conheça 4 competências essenciais para um profissional da área

Infraestrutura de TI em cloud: conheça 4 competências essenciais para um profissional da área

O profissional de infraestrutura de TI está inserido em um mercado que passa por constantes transformações. Especialmente após a popularização da internet residencial, as mudanças se tornaram mais frequentes. E quando o profissional é responsável pela cloud computing, algumas competências são essenciais.

As perspectivas no setor são as melhores: estima-se que, até 2020, 94% das empresas já terão adotados soluções que utilizem a nuvem. Esse crescimento exponencial exige mais profissionais capacitados em partes específicas dos processos de funcionamento e de infraestrutura da cloud computing.

Mas quais características são necessárias para que esse profissional tenha sucesso em seu ramo? Listamos todas elas! Acompanhe.

Projeções para o mercado de TI

Antes de conhecer as competências essenciais para o profissional de TI que se responsabiliza pelo sistema em nuvem da empresa, é interessante conhecer a evolução dessa tecnologia para observar as melhores oportunidades de emprego.

Em pesquisa do grupo Gartner, foi estimado que as despesas das companhias com Infraestrutura como Serviço (IaaS) em Cloud chegará aos 71 bilhões de dólares em 2020. Ao final da próxima década, o Gartner aposta que esse tipo de despesa representará 39% do total de gastos com sistemas corporativos.

As empresas também estão apostando na contratação de Softwares como Serviço (SaaS) e de Plataformas como Serviço (PaaS), contando com uma variedade de nuvens públicas, híbridas e privadas.

Até 2020, a migração para a cloud computing afetará direta ou indiretamente uma porcentagem cada vez maior dos investimentos empresariais. Esse movimento indica que os talentos qualificados serão mais valorizados.

O profissional de infraestrutura de TI tem boas perspectivas nesse cenário. As mãos brasileiras sofrem da falta de mão de obra especializada. Isso abre caminho para os trabalhadores do setor.

Profissional de infraestrutura de TI: 4 características essenciais

Para o profissional de TI que quer crescer na carreira e se destacar no ramo de computação em nuvem, listamos as melhores dicas:

1. Aperfeiçoamento constante

O profissional precisa se informar sobre os processos de transformação digital que estão ocorrendo no universo empresarial, provocados especialmente pela chegada da Era do Cliente.

Busque se especializar com cursos, palestras e networking. Esteja sempre por dentro das novidades do mercado. Conheça e domine as tecnologias que estão sustentando as mudanças das companhias, como a portabilidade, o Big Data, a Internet of Things, a Impressão 3D e a Inteligência Artificial.

2. Certificados e especializações

Um curso superior e conhecimentos técnicos do ramo de TI não são dispensáveis. Mas não pare por aí! Invista em certificações reconhecidas pelo mercado.

Algumas especializações são um passaporte para cargos relevantes nas empresas, já que atestam as capacidades do candidato.

Mas não se esqueça de que os cursos não substituem a graduação e a pós-graduação. Eles são diferenciais relevantes para o seu currículo, bem como o domínio de outros idiomas.

3. Capacidade autodidata

O ramo da tecnologia apresenta evoluções constantes. Com o interesse popular e das organizações sobre as novas criações, cada vez mais soluções digitais chegam ao mercado.

A adesão da inteligência artificial e a aplicação empresarial do aprendizado de máquina geram novas aplicações para as tecnologias, exigindo que o profissional de TI se habilite para dominá-las.

Estudar tecnicamente cada nova tecnologia é importante. Mas é desejável também que o profissional do ramo tenha habilidades autodidatas, para que seja possível dominar minimamente as inovações que chegam ao mercado.

4. Domine as ferramentas mais relevantes

Você conhece a fundo seu ramo? Sabe quais são as ferramentas mais solicitadas pelas empresas? Quais as principais necessidades das organizações que adotam a tecnologia de nuvem?

É preciso saber o que seu mercado demanda para focar em suas especializações. Por isso, não vale negligenciar esse passo: pesquise! Realize pesquisas profundas sobre as principais tendências do ramo e sobre as demandas mais frequências das companhias.

Direcionando seu aprendizado, você garante que seu currículo estará de acordo com as necessidades dos gestores que estão atrás de um bom profissional de infraestrutura de TI.

Para continuar se especializando e se tornar um profissional de destaque no seu mercado, acompanhe nossas dicas! Assinando nossa newsletter, você recebe em primeira mão todo o conteúdo da Santo Digital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: