- 6 minutos
- maio 17, 2024
Os lucros de um negócio estão diretamente atrelados a uma boa gestão e uso dos seus recursos. Na era da transformação digital, essa competência é aprimorada com uma ação muito importante: investir em TI na empresa.
Mas, como tomar as decisões certas diante de tantas soluções e abordagens disponíveis no mercado?
Se você deseja reduzir custos e obter outras vantagens além de saúde financeira, o segredo está nesse post!
As tecnologias trazem inúmeras facilidades para a rotina corporativa. No entanto, por se tratar de um mercado extremamente dinâmico, acompanhar as novas tendências e investir em TI na empresa representa um dos pontos fundamentais para garantir competitividade e otimização de desempenhos.
Hoje, não há como pensar no crescimento e sucesso de um negócio sem que ele esteja alinhado com a perspectiva de automatização de processos e uma infraestrutura que permita o máximo aproveitamento dos softwares e ferramentas.
Ao construir um bom sistema de TI, possível colher benefícios como:
Para isso, é preciso adequar a cultura da organização, de modo que a infraestrutura tecnológica seja vista como a espinha dorsal do negócio.
Ademais, garantir que todos os setores estejam bem informados sobre o tema e caminhem juntos, é fundamental para otimização dos desempenhos individuais e coletivos.
Como usar a tecnologia para reduzir custos?
Reduzir o custo operacional, sem perder eficiência ou a qualidade da prestação do serviço, não é uma tarefa simples. Um dos segredos para superar esse obstáculo é investir em tecnologia.
Confira agora algumas medidas nesse sentido que vão ajudar no alcance de melhores resultados.
Saber exatamente como anda o caixa de uma empresa é crucial para os empresários perceberem se as atividades organizacionais estão indo bem ou se precisam de ajustes para gerar os lucros esperados.
Isso só é possível com organização, eficiência, planejamento, análise e controle de finanças. O que é cada vez mais distante dos processos manuais.
Por meio de um software de gestão financeira, esses objetivos e ações são facilmente alcançáveis. Afinal, uma ferramenta de gestão como essa, torna as informações mais acessíveis, gera relatórios completos e personalizados, a um clique das suas mãos.
Com a sua utilização, os resultados sobre as estratégias do negócio são mais precisos e a tendência é que o patrimônio da instituição torna-se maior, pois haverá um aumento dos lucros líquidos.
Gerenciar e otimizar as redes organizacionais são dois importantes passos para diminuir custos em uma empresa. Primeiro porque, com esse tipo de administração, é possível que os gestores tenham equipes mais focadas e mais produtivas.
Quanto melhor a gestão da infraestrutura de redes menores as despesas com a manutenção de equipamentos.
Por meio de um sistema de gestão de redes, é possível que os administradores controlem o acesso dos seus funcionários, por exemplo. Oferecendo maior segurança na utilização da internet.
Além disso, categoriza acessos de acordo com as necessidades das equipes de trabalho, o gestor pode bloquear a entrada em determinados sites, gerar relatórios de acesso e gerenciar várias redes simultaneamente.
Investir em TI na empresa contribui para que os colaboradores produzam mais com o máximo de aproveitamento dos recursos.
O Google Workspace é a solução ideal para aprimorar a colaboração e a produtividade de qualquer área de uma empresa, e também reduzir custos. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de atividades, que permite organizar as rotinas de uma empresa e produzir onde quer que você esteja.
Isso porque, o armazenamento dos dados e todo o funcionamento do GWS é feito na nuvem. Ou seja, não é preciso ter um servidor de dados para guardar as suas informações — o que leva à redução dos custos.
Por agregar várias funcionalidades em um único ambiente, como o acesso a e-mails, agenda, videoconferências e planilhas, a ferramenta diminui a necessidade de uma infraestrutura complexa, com vários softwares e equipamentos para esse tipo de atividade.
Sem contar que, o seu uso também diminui a necessidade de grandes gastos com profissionais de TI. A infraestrutura do Google Workspace já foi testada e continua sob um regime de evolução contínua.
A mobilidade é mais uma característica desta ferramenta que ajuda na economia de tempo e custos. É possível ter acesso às aplicações do Google Workspace durante 24 horas por dia a todas, que você teria somente em um computador específico, em qualquer lugar e em qualquer aparelho conectado à internet.
Resumindo, uma boa adaptação a essa nova estrutura de tecnologias torna as operações corporativas bem mais fáceis e assertivas.
Migrar para a nuvem é mais uma poderosa estratégia para a redução de custos. Primeiramente porque, no sistema de nuvem, não há a necessidade de investimento em servidores e ferramentas locais, que são bem mais caros e se tornam obsoletos mais rapidamente.
Com o cloud computing, é possível alinhar-se às principais tendências e inovações do mercado, sem a necessidade de manter um departamento de TI próprio, o que representa menos despesas para o negócio. Além disso, os gastos nesse modelo são proporcionais ao que a empresa consome.
Ao implementar a estrutura de nuvem, as manutenções, treinamentos e expansão de funcionalidades também são convertidos em economia para a empresa, já a responsabilidade com a infraestrutura é, em sua maioria, do provedor do serviço.
Sem deixar de mencionar que gestores e equipes conseguem acompanhar o fluxo de trabalho em tempo real, e inclusive produzir remotamente. Com isso, a empresa ganha em agilidade e segurança nas tomadas de decisões.
Adotando o sistema de nuvem, o gestor pode prever os requisitos convenientes para cada momento e redimensionar suas operações, conforme as demandas que surgirem. Essa é uma ótima dinâmica para quem quer reduzir custos, pois a empresa só paga apenas pelos recursos e funcionalidades consumidas.
Que a experiência na nuvem gera muitas vantagens competitivas, não resta dúvidas. Mas, para construir um ambiente que assegure os resultados esperados, é preciso conhecer todos os aspectos técnicos da migração e as peculiaridades de cada negócio.
A SantoDigital é uma empresa com expertise na jornada de migração para nuvem nos mais diversos cenários e soluções digitais que pode ajudar você nessa missão. A Santo é uma parceira certificada pelo Google que acumula centenas de máquinas migradas com total suporte técnico e soluções de TI ideais para garantir um ótimo desempenho aos seus clientes.
É um trabalho de abordagem personalizada, que visa ajudar o negócio a enxergar a sua identidade no cenário de transformação digital, bem como o melhor caminho para formação e gestão da sua infraestrutura.
Mais do que reduzir custos, investir em TI na empresa é uma das estratégias mais eficientes para que o seu negócio alcance uma performance de excelência. Com a evolução constante das tecnologias e um mercado extremamente competitivo, o sistema de nuvem se tornou um requisito de sobrevivência para empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Já aplica alguma das funcionalidades citadas ou tem outras para agregar à nossa lista? Independente da maturidade digital da sua empresa, conheça as soluções da SantoDigital e eleve seus resultados ao próximo patamar!
Artigos Relacionados:
TI no Brasil: Pronta para o salto para a nuvem
Google Drive – liberdade com controle