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- dez 3, 2024
Atualmente, é impossível administrar bem uma empresa sem estar atualizado com as principais tecnologias de auxílio à gestão. São inúmeros os benefícios que elas trazem para o setor empresarial: aumento da produtividade, automatização de processos e antecipação de tendências de mercados.
Neste post, tiraremos 5 dúvidas recorrentes, referentes ao uso da Inteligência Artificial nos negócios. Confira!
Inteligência Artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem de aprender e se adaptar a reagir a situações pontuais. Os algoritmos podem aprender por meio de inserção de informações ou, de forma autônoma, pelo cruzamento de dados.
Quando aliada a outras tecnologias, como Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas, a Inteligência Artificial permite que as máquinas troquem informações entre elas mesmas, aumentando a capacidade e velocidade de aprendizado.
A integração dessas tecnologias levou a Inteligência Artificial a outro patamar, o Deep Learning, que é um avanço no desenvolvimento de algoritmos, que buscam simular as conexões neurais humanas em máquinas.
O primeiro impacto da IA nas empresas é a automatização de tarefas. Com ela, a empresa poderá aumentar sua capacidade produtiva, além de reduzir custos operacionais.
Colocando sistemas inteligentes para executar tarefas que seriam manuais, a empresa pode deslocar equipe para outras tarefas, aumentando a qualificação e focando no desenvolvimento de seu produto ou serviço.
Um dos departamentos mais importantes de uma empresa, o de Recursos Humanos, ganha muito com o investimento em Inteligência Artificial.
A tecnologia permite a análise de grandes volumes de informação, tarefa que antes era desempenhada por humanos e que resultava numa grande perda de tempo produtivo. O IA agiliza as operações do RH, além da comunicação com outros setores da empresa.
Você sabe o que são os chatbots? Trata-se de uma tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para melhoria de eficiência empresarial na interação com humanos em atendimentos via chat.
Os algoritmos conseguem responder rapidamente aos clientes de maneira efetiva, com base no cruzamento de dados e até no histórico de interações anteriores. Ainda, promovem a resolução de problemas com técnicas de fidelização e baixo índice de transtorno.
Os resultados dessa interação ficam no sistema e podem ser analisados pelos algoritmos, para gerar relatórios sobre experiência do consumidor, interferindo até em mudanças no produto final ou serviço.
Com um sistema equipado com Inteligência Artificial na companias, a empresa tem a possibilidade de analisar a atuação individual dos membros da equipe de colaboradores. As atividades realizadas nos ERPs — sistemas de gestão — são processadas e o sistema poderá gerar relatórios automáticos para os gestores de cada setor.
Como vimos, o uso da Inteligência Artificial nos negócios permite, acima de tudo, a geração de insights e análises de dados precisas, que favorecem o direcionamento na melhoria contínua de serviços e produtos, contribuindo muito para o crescimento de empresas mundo afora.
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