Por que investir em Gêmeos Digitais? Confira

Home Big Data
Por que investir em Gêmeos Digitais? Confira
banner sobre gêmeos digitais

Por que investir em Gêmeos Digitais? Confira

Sabemos que o mercado está cada vez mais dinâmico, com tendências que se alteram em uma velocidade surpreendentemente rápida. Isso acaba forçando as empresas a se reinventarem continuamente para atender às exigências dos consumidores. Um ótimo exemplo disso são os smartphones dobráveis, que até pouquíssimo tempo atrás não passavam de um conceito futurista. E hoje, já falamos inclusive em Gêmeos Digitais.

Tanto dinamismo não deixa espaço para as organizações falharem, afinal, qualquer erro representa uma grande perda de dinheiro, tempo e valor de mercado. Para prevenir isso, os Gêmeos Digitais entram em ação. 

É impossível gerar produtos perfeitos em um curto espaço de tempo, mas com essa solução, as empresas conseguem gerar resultados mais rápidos e precisos. Continue a leitura do post para entender mais sobre o assunto!

Veja como os Gêmeos Digitais funcionam

Inicialmente, a definição de Gêmeos Digitais surgiu em 2002, com o Dr. Michael Grieves. Nessa época, era bastante caro e complicado implementar esse conceito e torná-lo disponível para uso geral. Foi somente a partir de 2010, com o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), Big Data e Computação em Nuvem que a situação mudou de figura.

Imagine que essa tecnologia seja um elo entre o plano físico e virtual. O software responsável por coletar informações sobre o estado, a condição de trabalho ou a posição em tempo real de determinado processo é integrado a um item físico. A partir disso, ele é conectado a um sistema baseado em nuvem, que recebe e processa todo tipo de dado.

Com isso, são descobertas oportunidades no universo digital que podem ser aplicadas ao ambiente físico, especialmente para impulsionar os negócios.

Em suma, podemos descrever um Gêmeo Digital como uma versão virtual de qualquer processo, serviço ou produto real, com a habilidade de monitorar, analisar e aprimorar seu desempenho.

Esse modelo é criado a partir da engenharia assistida por computador e é integrado à Internet das Coisas (IoT), ao Machine Learning e à análise de Big Data. Por ser um protótipo virtual do objeto físico, ele é atualizado sempre que sua versão real sofre modificações.

Os Gêmeos Digitais precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • serem idênticos ao objeto original, em todos os detalhes;
  • comportarem-se da mesma forma que o objeto físico na fase de testes;
  • analisarem os prós e contras do item real, preverem problemas e sugerirem soluções.

Conheça os benefícios de uso dos Gêmeos Digitais

Considerando o conceito e a aplicação dessa tecnologia, há especulações de que, em um futuro próximo, ela substituirá todos os procedimentos que envolvem a análise e o diagnóstico de avarias em equipamentos.

A partir disso, os modelos virtuais já estão sendo utilizados em diversos segmentos do mercado, que já estão colhendo os seguintes benefícios. 

Cortes de custos

Normalmente, um produto sofre inúmeras alterações antes de se tornar um modelo funcional, pronto para ser lançado. Trata-se de um processo caro e que exige uma contribuição considerável de tempo de trabalho. 

Os Gêmeos Digitais objetivam diminuir os defeitos da produção real, possibilitando que os engenheiros realizem simulações em um espaço virtual.

Como é muito mais barato, rápido e simples corrigir defeitos no ambiente digital, os fabricantes conseguem eliminar quase todos os riscos de saída defeituosa, certificando-se de que o objetivo funcionará como planejado. 

Lançamento de produtos

Um grande obstáculo enfrentado por muitas empresas é estabelecer seu espaço no mercado o mais rapidamente possível, preferencialmente, antes de seus concorrentes. Esse problema costuma se agravar devido às longas etapas de constantes melhorias nos produtos.

Ao utilizar um Gêmeo Digital para criar um serviço, o tempo de colocação no mercado diminui drasticamente. Todo o ciclo de vida do produto é feito no ambiente virtual, onde atualizações, consertos e melhorias podem ser realizados com mais facilidade e agilidade.

Manutenção preditiva

Outra importante vantagem é a resolução de problemas com antecedência. Chamamos esse recurso de manutenção preditiva. As cópias virtuais fazem o controle remoto contínuo dos protótipos físicos, reunindo informações sobre seu estado. Essa análise permite prever possíveis paradas, caso uma peça esteja quase gasta e precise ser substituída, por exemplo.

Os operadores humanos recebem os relatórios sobre todas as prováveis falhas e podem agir com antecedência para evitá-las. Quando uma peça de reposição é substituída antes de se quebrar, o fabricante evita tempo de inatividade desnecessário e outros danos mais graves.

Saiba quais são os tipos de Gêmeos Digitais presentes no mercado

Conforme dissemos acima, essa tecnologia já está sendo implementada em inúmeros setores do mercado. Conheça os tipos de Gêmeos Digitais a seguir.

Gêmeos de produto

Tratam-se de modelos de produtos separados. Aqui, cria-se um Gêmeo Virtual de determinado item muito antes de sua fabricação começar. Assim, é possível analisar como o produto se comporta sob diferentes condições e quais problemas pode apresentar. 

São feitos os ajustes necessários para estabelecer um design inteligente e mais eficiente. Como resultado, as despesas e o tempo de lançamento no mercado são reduzidos, enquanto a qualidade do produto aumenta.

Gêmeos de processo

Nesse contexto, os Gêmeos Digitais simulam processos de fabricação. Um procedimento virtual pode projetar cenários diferentes e mostrar o que pode acontecer em situações distintas. Com isso, a empresa pode desenvolver o método de fabricação mais eficiente.

Além disso, os processos podem ser otimizados para cada equipamento, evitando paradas desnecessárias — então, a manufatura acontece com mais segurança, agilidade e eficiência.

Gêmeos de sistemas

São modelos virtuais de todo tipo de sistema, que conseguem coletar uma enorme quantidade de informações operacionais geradas por dispositivos. Assim, ganham insights e geram novas oportunidades de negócios para aprimorar os processos empresariais.

Como você pôde notar, os Gêmeos Digitais são ótimas ferramentas para impulsionar a inovação e o desempenho, além de melhorar a experiência do cliente, pois ajudam a compreender melhor as necessidades do público consumidor. 

Implementar essa tecnologia no seu negócio não é algo que acontece da noite para o dia: sua organização precisará passar por uma transformação digital completa. Para isso, você pode contar com o suporte de uma empresa focada em oferecer soluções em nuvem e de plataformas.

Gostou deste conteúdo e quer saber como implementar Gêmeos Digitais na sua empresa? Então, entre em contato com o SantoDigital e conheça as soluções que oferecemos para o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: