Saiba quais os benefícios do cloud computing para a logística

Home Cloud Computing
Saiba quais os benefícios do cloud computing para a logística

Saiba quais os benefícios do cloud computing para a logística

Em uma definição bem simples, a computação em nuvem é um modelo para acesso conveniente e sob demanda a recursos computacionais. Isso inclui desde máquinas dedicadas ao processamento e armazenamento de dados até aplicações de software, acessíveis de inúmeros aparelhos com conexão à internet.

Nos últimos anos, essa alternativa vem trazendo diversas vantagens para os negócios, já que a maioria dos setores dentro de uma organização pode aproveitá-la — e não só o departamento de tecnologia da informação.

Por isso, neste post, decidimos falar sobre os benefícios do cloud computing para a logística das empresas, proporcionados por alguns de seus usos mais interessantes. Acompanhe!

Atualização constante do inventário

Sistemas de gestão de inventário baseados em cloud computing oferecem um controle mais preciso do estoque. Isso sem contar que todos os envolvidos na operação podem acessar as informações sobre a situação dos itens a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

É o caso de softwares de Warehouse Management System (WMS), desenvolvidos para a nuvem e conhecidos, em português, como sistemas de gerenciamento de armazém. Assim, a logística pode lidar melhor com imprevistos, o que dá mais confiabilidade para os tomadores de decisão em relação ao depósito e ao transporte das mercadorias.

Acesso aos preços em tempo real

Outra facilidade para a administração logística é a atualização dos preços dos artigos em tempo real, de acordo com mudanças nos valores de estocagem e frete, por exemplo. Isso pode ocorrer devido a alterações tarifárias, movimentos de mercado e até problemas causados por condições climáticas.

Com uma regulação rigorosa desses valores, empresas com atuação no setor podem apresentar aos clientes quantias apropriadas ao contexto do momento. Dessa forma, são evitados prejuízos decorrentes de cobranças muito abaixo do custo de operação.

Monitoramento e otimização de processos

Com o uso de sistemas na nuvem dedicados à logística, que monitoram desde a chegada de um produto ao estoque até a entrega, é possível descobrir os segmentos da operação que estão funcionando bem e aqueles que precisam de melhorias. Consequentemente, torna-se viável:

  • reduzir a ocorrência de erros;
  • aumentar a produtividade;
  • otimizar os processos.

Redução de custos

Uma das maiores vantagens do cloud computing para as empresas é, certamente, a redução de custos com a infraestrutura de TI. E não poderia ser diferente com as companhias que trabalham com logística, não é mesmo?

Ao utilizar aplicações baseadas na nuvem, essas organizações economizam com manutenção e equipamentos necessários para manter uma estrutura informacional capaz de sustentar operações complexas — como são as de atividades de armazenamento e transporte.

Percebemos, portanto, que a computação em nuvem pode ser extremamente vantajosa para o setor logístico. Com soluções que contribuem para operações mais precisas, confiáveis e produtivas, essa tecnologia representa um excelente investimento para empresas que desejam aprimorar seus processos e alcançar melhores resultados.

Gostou do artigo? Quer continuar se informando sobre os benefícios do cloud computing para a logística, o atendimento ao cliente e outros departamentos importantes das companhias? Para acompanhar todas as novidades, siga-nos nas redes sociais (FacebookTwitterGoogle+YouTubeLinkedIn e Instagram)!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: