Saiba como garantir a segurança em cloud computing

Home Cloud Computing
Saiba como garantir a segurança em cloud computing

Saiba como garantir a segurança em cloud computing

Uma empresa lida diariamente com incontáveis dados. Ao migrar tais informações para uma plataforma de nuvem, a preocupação que primeiro surge para os gestores é a segurança de tudo o que foi arquivado.

Em um país onde mais de 80% das organizações já conheceram os benefícios da cloud computing, não é de se espantar que os desenvolvedores contem com incrementos à proteção de seus softwares. Apesar disso, com tantos dados restritos para armazenar, é importante que a equipe da sua empresa conheça as melhores dicas para de otimizar a segurança em cloud computing. Confira as orientações que separamos para você!

A cloud computing nas empresas

Armazenar e acessar arquivos são necessidades em qualquer organização. De carteiras de clientes a folhas de pagamento de funcionários, um intenso fluxo de dados passa pela companhia todos os dias. Registrar tudo de maneira analógica é, antes, um erro e, depois, uma dor de cabeça.

Adotar processos arcaicos na organização gera custos altos, maior probabilidade de retrabalho e demanda tempo. Com um sistema de nuvem, porém, a empresa ganha em segurança e agilidade, além de reduzir os gastos. Outros benefícios, como a integração dos processos, também tornam a opção interessante para o ambiente corporativo, e não apenas para o uso doméstico.

As vantagens para as companhias são muitas, como o compartilhamento facilitado de dados, a acessibilidade de qualquer dispositivo, a portabilidade, os geradores de estatísticas disponíveis no próprio sistema e a segurança reforçada para os dados.

Como potencializar a segurança em cloud computing

Ainda que a segurança na nuvem seja superior aos modelos anteriores de armazenamento, como pen drives, e-mails e outras mídias físicas, reforçar o cuidado com as informações da companhia é sempre importante.

Backup automático

Quando a infraestrutura do sistema é do tipo de servidores internos, a probabilidade de ocorrer uma perda de dados é muito maior. Se a empresa adotar a computação em nuvem, porém, o problema será evitado com a ajuda das cópias virtuais dos dados essenciais.

Os fornecedores desse tipo de tecnologia já se prontificam a disponibilizar opções de backup automático para fazer a proteção dos seus registros. Para não deixar de aproveitar as ferramentas, o time de colaboradores deve ser orientado para ativar o salvamento automático e assegurar que nada seja perdido.

Privacidade do acesso

cloud computing tem como destaque sua facilidade de acesso, que pode acontecer a qualquer hora por meio de diversas plataformas, desde os notebooks e desktops até os dispositivos móveis, como tablets e celulares. Basta conexão com a internet para acessar seus arquivos com poucos cliques.

Com esse recurso, não é mais necessário recarregar o computador nem chegar ao escritório para consultar seus carregamentos. No entanto, essa acessibilidade traz problemas, se a empresa não proteger os dispositivos.

Contornar as adversidades não é difícil. Primeiro, é preciso fazer um controle de acesso, garantindo que os colaboradores estejam habilitados para utilizar a plataforma. Proteger a nuvem com senhas e criptografar a transmissão de informações também são atitudes recomendadas.

Gestão das informações

Um sistema de nuvem não só é uma plataforma para a inserção de dados, como também preza pela organização dessas informações, facilitando consultas posteriores. Para não deixar escapar esse benefício da cloud computing, os usuários devem fazer uma gestão adequada das informações.

Na hora de registrar, subdivida os arquivos por categorias. Imagine a nuvem da empresa como uma espécie de arquivo, daqueles onde se guardavam pastas de documentos. Fazendo uma distribuição planejada dos dados, usando as pastas virtuais como espécies de “etiquetas”, a equipe pode categorizar todos os registros, evitando perdas por falta de organização e otimizando as consultas futuras.

Agora, que você sabe como otimizar a segurança em cloud computing, é hora de conhecer um fornecedor de qualidade e apostar na solução para sua empresa. Entre em contato com a gente e descubra mais!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: