Entenda como a Cloud Computing pode ajudar na redução de custos empresariais

Home Cloud Computing
Entenda como a Cloud Computing pode ajudar na redução de custos empresariais

Entenda como a Cloud Computing pode ajudar na redução de custos empresariais

Todas as empresas podem se beneficiar de estratégias para redução de custos. E a implementação de Cloud Computing é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro sem comprometer o investimento do negócio em tecnologia. Entretanto, como exatamente Cloud Computing faz com que uma organização consiga a redução de custos?

No artigo de hoje, você verá alguns dos recursos da computação em nuvem que fazem com que apostar nessa ideia seja uma ótima decisão.

Obtenha redução de custos no investimento em hardware

Uma das grandes vantagens da computação em nuvem é que ela economiza dinheiro para a sua empresa quando o assunto é investir em infraestrutura e hardware. Em vez de adquirir equipamentos onerosos, que ocupam bastante espaço e precisam ser trocados periodicamente, um negócio pode obter serviços com armazenamento remoto. Todas as responsabilidades, desde a manutenção até a administração dos recursos, ficam por conta do vendedor.

Escalar, para cima ou para baixo, é simples e exige alguns cliques. Mas a maior fonte de economia aqui está nos custos operacionais: energia, resfriamento e espaço são algumas preocupações que caberão apenas ao seu provedor.

Livre-se do investimento inicial

Quando falamos em adquirir servidores e construir uma infraestrutura de TI, estamos falando, essencialmente, de gastos de capital. Esses investimentos devem ser feitos assim que um negócio começa a operar e devem ser amortizados ao longo de anos, levando em consideração coisas como o ciclo de vida de uma determinada tecnologia. A computação em nuvem elimina esse gasto e, por isso, traz redução de custos.

Começar a operar com Cloud Computing é tão simples quanto contratar um provedor de serviços. Não é necessário investir nenhum dinheiro na aquisição de tecnologia e os gastos são operacionais. A vantagem é clara, o custo é distribuído e os retornos são imediatos.

Reduza o preço da manutenção com Cloud Computing

Outra fonte constante de gastos é o custo da manutenção. Manter sistemas funcionando, atualizados e tão robustos quanto necessário para suportar as operações de um negócio é um trabalho constante. E esse trabalho exige mão de obra especializada e disponível, o que implica em uma equipe de TI maior.

Negócios que apostam na computação em nuvem têm menos preocupações nesse sentido. Qualquer problema com seus servidores deve ser resolvido pelo provedor e não custa nenhum centavo a mais da sua empresa. Essa economia, acumulada ao longo dos anos, confere um ótimo ROI para Cloud Computing.

Economize com licenças

Não são só os custos de hardware que podem ser diminuídos com Cloud Computing. Investimentos em software são consideravelmente menores quando se opta por um serviço na nuvem. Adquirir licenças para cada uma das máquinas de seu negócio e mantê-las atualizadas é oneroso.

Com Cloud Computing, você paga mês a mês por um serviço que não exige nenhum tipo de royalty nem expira com o passar do tempo.

Opere com força total

Um dos problemas na aquisição de hardware é chegar à infraestrutura ideal para um negócio. Na maioria das vezes, o que acontece é a compra de equipamento que vai além das necessidades atuais de uma empresa. Assim, quando ela precisar escalar, a TI não precisa rearranjar servidores ou redistribuir redes.

Porém toda essa capacidade ociosa é um problema. Afinal, o seu negócio paga por ela diariamente, principalmente na conta de energia. A Cloud Computing elimina essa questão.

Ao permitir que sejam contratados apenas os recursos computacionais de que uma organização precisa (e que estes sejam compartilhados com várias outras organizações ao redor do mundo), os custos são reduzidos. E a sua empresa passa, de fato, a pagar apenas pelo que usa.

Gostou de conhecer as maneiras como Cloud Computing proporciona redução de custos para os negócios? Então aproveite para conferir como incorporar estratégias de computação em nuvem na sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: