5 benefícios da virtualização de softwares para pequenas e médias empresas

Home Managed Services
5 benefícios da virtualização de softwares para pequenas e médias empresas
benefícios da virtualização de softwares

5 benefícios da virtualização de softwares para pequenas e médias empresas

Durante os últimos anos, presenciamos revoluções na área da Tecnologia da Informação. São várias modificações que acontecem a cada dia que, aos poucos, mudam as nossas concepções de agilidade e de qualidade dos serviços prestados e recebidos — seja em um negócio virtual ou em um físico — nesse sentido, podemos citar os benefícios da virtualização de softwares para empresas.

Existem muitas coisas que chamam atenção dos empreendedores de pequenas e médias empresas, devido a algumas vantagens proporcionadas por essas ferramentas modernas. Dentre todas as questões implícitas nesse contexto, certamente os benefícios da virtualização de softwares, estão entre as principais delas. 

E, se você quiser entender os porquês, que fazem com que os benefícios da virtualização de softwares, seja um ótimo investimento para empresas, continue lendo nosso artigo. Nele, explicaremos o que é a virtualização e citaremos 5 das principais vantagens trazidas por esse recurso. Acompanhe!

O que é, para que serve e como funciona a virtualização de softwares?

Para explicarmos melhor os benefícios da virtualização de software, precisamos falar, primeiramente, sobre a virtualização de máquinas. Máquinas Virtuais (ou VMs — Virtual Machines, em inglês) possibilitam que a empresa se sirva de uma única estrutura física para uso em diferentes tipos de sistemas. Isso traz a otimização de vários processos internos e sua respectiva organização.

Na linguagem da Programação e Desenvolvimento, a virtualização de máquinas é a criação de uma nova camada entre o aplicativo e o hardware (a estrutura física de um computador). De modo mais simples, ela é capaz de rodar a sua aplicação em uma máquina emulada em parte de um servidor — nesse caso, são os aspectos físicos da máquina, com suas peças que compõem todo o hardware, virtualizados.

O segredo do sucesso da virtualização de software está atrelado a tais conjecturas das VMs e a sua consecutiva aplicação na computação em nuvem. Com a possibilidade de ser escalado conforme a necessidade, esse tipo de plataforma oferece terreno próspero às tecnologias de virtualização disponíveis no momento.

São esses os fatores que vêm trazendo inúmeras vantagens para pequenas e médias empresas. A escalabilidade é fundamental para o crescimento de negócios que estão no começo de sua jornada, fazendo com que o gerenciamento adequado desses recursos possa levar o empreendimento a algumas vantagens em relação à competitividade no mercado.

Quais são os 5 principais benefícios da virtualização de softwares?

Confira, a seguir, 5 dos principais benefícios da virtualização de softwares. Assim, você entenderá como esses recursos vão dar mais prosperidade para a sua empresa e descobrirá como levar essas facilidades para seu dia a dia.

1. Redução de custos

Suas despesas no setor de TI serão reduzidas sem sombra de dúvidas. Isso acontece porque o uso de infraestrutura será minimizado — com os benefícios da virtualização de softwares, os processos não precisarão mais esperar uma máquina finalizar o procedimento atual para iniciar um outro.

As questões de escalabilidade se adequam inteiramente a essa vantagem — a quantidade de máquinas utilizadas podem aumentar ou reduzir de acordo com a utilização. Ademais, outro ponto a ser levantado é que o uso de plataformas em nuvem para a virtualização de suas máquinas evitarão despesas com infraestrutura e manutenção.

2. Aumento da segurança

Além da redução de custos, como o acesso à sua aplicação será em nuvem, toda a preocupação com a segurança de seu servidor será quase inexistente. Isso ocorre porque a invasão de um sistema hospedado em nuvem fica muito dificultada. Além de que não se corre riscos de exposição de dados sensíveis, como em caso de uma tentativa de ataque ou hacking em um servidor local.

Isso sem contar que a facilidade de resolver qualquer problema com o sistema está em outros patamares. Ou seja, não será nunca necessário repor alguma peça essencial para o funcionamento do servidor que queimou — às vezes, consertar esses desastres pode levar até uma semana. 

Com o uso de virtualização de softwares, as máquinas são independentes entre elas e você pode apenas copiar os dados de uma máquina afetada (ou até mesmo cloná-la por inteiro) por algum problema nas configurações advindas do aplicativo hospedado.

3. Melhor gestão de processos

Um outro benefício da virtualização de softwares, muito útil, é sobre a automação de processos da sua organização.

Sua equipe de TI ficará mais enxuta e organizada, com menor necessidade de acompanhamento e manutenção da infraestrutura utilizada por seus sistemas. E não é apenas isso que configura uma melhor gestão. Muitos dos processos da empresa poderão também ser virtualizados, com softwares sendo responsáveis pelas várias etapas que hoje são realizadas internamente pelo setor de TI.

4. Facilidade de migração

Esse processo não apenas pode ser considerado fácil como também inibe muito do retrabalho realizado em um ambiente físico. Com a virtualização de software, não há necessidade de instalação de drivers ou configurações avançadas dos sistemas usados pela empresa.

Muitas das configurações levam pouquíssimo tempo para serem feitas e são maleáveis quanto à carga de processamento (e de trabalho) necessária. Isso sem contar a pouca complexidade nos processos quando precisamos implantar um servidor em nuvem.

Sendo assim, tudo fica muito mais simples com o uso da virtualização de softwares hospedados nessas plataformas. Você não precisa comprar novos equipamentos nem reservar espaço para a estrutura e o pessoal que cuidará dela — sua equipe será capaz de implementar recursos valiosos em menos de uma hora. 

5. Green-friendly 

Muitos não sabem, mas um Data Center é uma grande fonte de emissão de carbono, podendo emitir tantos gases que corroboram o efeito estufa quanto a indústria aérea.

Fora isso, a economia desse setor poderá influenciar os investimentos de outros mais adequados e eficientes na aplicação de melhorias nas novas fases enfrentadas pelo empreendimento.

Dessa forma, evitar o uso desses componentes faz com que sua empresa esteja mais integrada aos novos padrões e às políticas de economia de recursos não renováveis. Lembrando que o cuidado com o meio ambiente faz parte de todas essas renovações que presenciamos ultimamente, então se atente às novidades desse mercado.

Gostou de saber sobre os benefícios da virtualização de softwares que podem ser trazidos para dentro de sua empresa? Restou alguma dúvida ou quer saber mais sobre a implantação desses recursos? A SantoDigital é a escolha certa e pode ajudar nessa transição, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e faça parte da evolução tecnológica!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: