Data Lake: aprenda a montar um plano de governança para esses dados

Home Big Data
Data Lake: aprenda a montar um plano de governança para esses dados
data lake

Data Lake: aprenda a montar um plano de governança para esses dados

A montagem de um plano de governança para Data Lake é essencial para as empresas que lidam com uma infinidade de dados diariamente. Trata-se de uma necessidade que precisa ser atendida devido ao uso constante de novos conceitos para armazenamento, ferramentas inovadoras e processamento das informações que são capturadas em tempo real.

O Data Lake é uma das tendências inovadoras que chegou para alavancar os negócios com o armazenamento, processamento e tratamento dos dados. Aqui, vamos explicar o que ele é e como montar um plano de governança para esses dados. Neste artigo, você descobrirá como funciona esse conceito e em que ele se diferencia do Data Warehouse.

Precisa entender quais são as vantagens do Data Lake em relação às demais soluções disponíveis no mercado? Prossiga com a leitura e compreenda!

Saiba o que é o Data Lake

Data Lake é uma solução ou espécie de repositório que serve para armazenar grandes volumes de informações brutas em estado nativo. A tradução dos termos significa Lago de Dados, portanto, trata-se de um conceito que guarda as informações capturadas de forma centralizada em um único ambiente, não importando se o negócio é de pequeno, médio ou grande porte.

Desse modo, os dados poderão ser armazenados em qualquer formato e escala. Os Data Lakes foram planejados para solucionar uma dificuldade crescente de diversas organizações. Eles atendem a necessidade de ter um local apropriado para a armazenagem das informações, sendo escaláveis e podendo ser adquiridos por baixo custo para guardar dados brutos que não foram tratados ou manipulados.

Os dados armazenados no Data Lake podem ser captados de várias fontes, tais como dispositivos de Internet das Coisas (IoT), aplicações corporativas, redes sociais, aplicativos móveis, websites etc. As informações são preservadas em sua forma original e processadas conforme as demandas da empresa para reduzir os esforços que não trarão vantagens competitivas.

Entenda como funciona o Data Lake e quais as diferenças entre ele e o Data Warehouse

O Data Lake é diferente do Data Warehouse, pois este prevê a guarda ou o armazenamento de informações organizadas e limpas que estão prontas para a realização de análises ou uso. Por esse motivo, os conceitos não devem ser confundidos, já que as suas finalidades são distintas. A sua única semelhança é serem repositórios do Big Data.

Armazenamento de dados brutos

Os gerentes podem usar as duas soluções se quiserem atender a demandas específicas e atingir determinados objetivos. O Data Warehouse oferece informações estruturadas que possibilitam a geração de relatórios. O Data Lake apenas armazena os dados brutos para os quais ainda não foi designada uma finalidade específica. Portanto, antes de enviar os dados para o Data Warehouse, é preciso fazer o seu processamento.

Coleta e gravação instantânea

No Data Warehouse deve ser decidido quais informações serão armazenadas ou planejado um esquema de gravação. Os dados precisam ser refinados para depois serem armazenados, e esse processo pode demorar bastante. No Data Lake, a coleta das informações é realizada instantaneamente, para que a sua finalidade seja definida no futuro.

Preços mais acessíveis

O Data Lake é mais utilizado por cientistas e analistas que fazem pesquisas, utilizam dados para realizar avaliações e aplicam filtros para que se tornem úteis. Data Warehouses são utilizados pelos proprietários, sócios, diretores e gestores de negócios que conhecem quais informações são relevantes para gerar os seus relatórios periódicos. Os dados em cloud são mais em conta.

Confira as vantagens do Data Lake

O Data Lake oferece inúmeras vantagens para os seus usuários e ajuda os gerentes a inserir soluções analíticas com agilidade, minimizar custos em investimentos de hardware e software, criar um ambiente robusto, extensível e gerenciável para armazenar os dados etc. Veja a seguir outros benefícios desse conceito que consolida vários tipos de informações em uma única plataforma!

Volume e velocidade

Ao optar por um Data Lake, o gestor conseguirá reunir os dados de fontes variadas sem ter que realizar um processo de filtragem que consome tempo sem necessidade. Não precisará fazer nenhuma classificação prévia e poderá armazenar um enorme volume de informações, com eficiência e velocidade, para utilizá-las em suas estratégias futuras.

Flexibilidade

A flexibilidade, a facilidade de uso e a versatilidade são características inerentes ao Data Lake, que coleta informações de múltiplas fontes e as disponibiliza antes do seu processamento prévio. Os dados servirão para responder a um conjunto de questões e para atender novas necessidades que surgirem repentinamente assim que forem solicitados por profissionais que têm visão estratégica do negócio.

Facilidade no acesso

Os Data Lakes são acessíveis e possibilitam o compartilhamento dos dados entre os colaboradores sem que a equipe de TI tenha que intervir. As informações poderão ser agrupadas por objetivos, temas, datas ou outro critério. Essa solução disponibiliza os dados analisados, de modo que facilita as tomadas de decisões em qualquer área da empresa.

Cruzamento dos dados

Além de auxiliar com a tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos das empresas, o Data Lake reúne uma quantidade gigantesca de dados e faz o cruzamento dos conteúdos que ainda não foram avaliados. Dessa maneira, o conceito cria a possibilidade de descobertas e obtenção de insights exclusivos para que as escolhas dos líderes sejam mais acertadas.

Redução no investimento

A solução Data Lake é uma alternativa vantajosa que não exige o tratamento da informação para o seu armazenamento, mas mantém o volume dos dados disponível para a realização de estudos mais amplos e ilimitados em momento oportuno. Já o Data Warehouse é muito mais complexo, caro e toma tempo dos colaboradores, que precisam processar, estruturar e analisar as informações.

Disponibilidade das informações

As empresas conseguirão economizar recursos pelo realinhamento de seus processos com o uso de um Data Lake. O conceito melhora os resultados porque oferece dados confiáveis e que estão sempre disponíveis em qualquer lugar e em todos os momentos. Ele é um apoio essencial para a extração de informações que serão transformadas em conhecimentos e estratégias empresariais.

Volume ideal de dados

Com o Data Lake, os líderes terão acesso à quantidade ideal de dados para realizar o seu trabalho com mais praticidade e segurança. Os custos de implementação dessa solução são muito menores para quem tem um orçamento mais apertado e está em busca de expansão no mercado. Esse é o repositório de dados mais promissor para empresas que não são Data Driven.

Essas são as principais informações relacionadas ao Data Lake. Como você pode ver, o Data Lake oferece diversos benefícios para os seus usuários, como maior segurança e disponibilidade dos dados, praticidade de uso, redução de custos etc. A SantoDigital é especializada em Cloud Computing e pode ajudar a sua empresa a fazer a implementação desse repositório.

Quer aumentar os seus conhecimentos? Prossiga lendo sobre governança em TI: entenda as principais práticas para alavancar negócios!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: