Regime híbrido: uma cultura que se consolida em 2021

Home Cloud Computing
Regime híbrido: uma cultura que se consolida em 2021
regime-hibrido-uma-cultura-que-se-consolida-em-2021

Regime híbrido: uma cultura que se consolida em 2021

A Covid-19 levou milhões de pessoas em todo o mundo a combinar o trabalho remoto e presencial. Esse modelo, conhecido como regime híbrido, apesar de aportar novos desafios para empresas e colaboradores, tem apresentado bons resultados e, por isso, está conquistando um lugar permanente no mix de empregos.

Hoje, devido às soluções tecnológicas que as empresas têm à disposição, o regime híbrido representa uma oportunidade para as empresas expandirem sua forma de atuação e eliminar a dependência de uma força de trabalho concentrada em um único local.

Diante disso, muitas empresas estão caminhando em direção a um local de trabalho híbrido, onde um grande número de funcionários entram e sai de escritórios configurados para espaços compartilhados.

Continue a leitura e entenda por que a cultura do regime híbrido está se consolidando em 2021 e descubra como sua empresa pode se preparar para essa nova realidade. Confira!

Uma solução que atende aos anseios de empresas e colaboradores

Passado quase um ano do início da pandemia, empregados e empregadores estão convencidos de que a implementação do trabalho remoto foi benéfico para todos, como demonstra um estudo divulgado recentemente pela consultoria PwC. Isso não significa, entretanto, que o trabalho presencial deva ser substituído por completo.

Segundo a pesquisa, 83% dos empregadores dizem que a mudança para o trabalho remoto foi bem-sucedida para sua empresa. Ao mesmo tempo, 68% esperam que seus colaboradores estejam no escritório pelo menos três dias por semana para manter uma cultura empresarial distinta.

Enquanto isso, 87% dos funcionários dizem que o escritório é importante para colaborar com os membros da equipe e construir relacionamento. No entanto, mais da metade dos colaboradores (55%) prefeririam estar remotos pelo menos três dias por semana.

Todos esses dados demonstram que o regime híbrido alinha as expectativas de empregados e empregadores e que essa é hora de as empresas reimaginarem onde e como o trabalho será feito.

Vantagens do regime híbrido

A ascensão do modelo de trabalho híbrido se deve ao fato de que, agora e no mundo pós-pandemia, muitas pessoas querem voltar ao escritório, mas não o tempo todo.

Além disso, quando bem implementado, o regime híbrido oferece uma série de benefícios, tais como:

Melhor desempenho

A pandemia da Covid-19 acelerou a demanda por tecnologia e ferramentas de colaboração que aumentam a produtividade, o envolvimento entre colaboradores e ainda melhoram o relacionamento com o cliente.

O Google Workspace, plataforma de fluxo de trabalho digital fornecida pelo Google, por exemplo, mostrou que é possível melhorar a colaboração e a comunicação e elevar o engajamento e produtividade dos colaboradores, estejam eles trabalhando presencial ou remotamente.

Essas inovações digitais também aumentaram a segurança do ambiente de escritório.

Mais qualidade de vida para os colaboradores

Diariamente, muitos colaboradores enfrentam uma verdadeira jornada para chegar ao local de trabalho, especialmente em grandes cidades.

Transporte público lotado, engarrafamento e a necessidade de acordar muito cedo são apenas alguns de contratempos aos quais muitas pessoas enfrentam antes de iniciar sua jornada de trabalho.

Esses fatores causam estresse, cansaço e desmotivação, o que acaba impactando negativamente o desempenho de cada pessoa.

Nesse sentido, o regime híbrido melhora a qualidade de vida dos colaboradores, ao permitir que em alguns dias da semana eles possam realizar suas atividades a partir de suas próprias casas.

No momento atual, em que a grande maioria da população ainda não está imune ao novo coronavírus, o regime híbrido também é uma forma de preservar a saúde dos funcionários, ao diminuir a concentração de pessoas nos escritórios e nos meios de transporte.

Melhores condições de recrutamento de talentos 

O regime híbrido  permite que as organizações possam recrutar talentos que vivem mais distantes de localidade de trabalho, uma vez que é possível planejar uma jornada de trabalho presencial que seja atrativa para o colaborador.

Coisas a considerar ao implementar um regime híbrido

Toda mudança impõe desafios e a implementação de um regime híbrido não é diferente. Para que a descentralização de sua força de trabalho ocorra de forma assertiva, sua empresa precisa se atentar a alguns pontos, tais como:

Desenvolvimento de uma cultura de confiança

A implementação bem-sucedida do modelo híbrido dependerá da promoção de uma cultura de confiança mútua entre a empresa e seus funcionários.

Isso funciona nos dois sentidos; os funcionários não só precisarão colocar sua confiança na organização para mantê-los seguros e protegidos, mas igualmente, eles esperam ser confiáveis ​​e apoiados. Isso envolve, inclusive, o fornecimento de ferramentas de trabalho adequadas que possibilite a execução de tarefas de forma segura e fluída.

Foco na comunicação

Em um contexto em que as equipes de trabalho se mantêm parcialmente remotas, as organizações precisam intensificar seus esforços de comunicação para garantir que alcancem cada funcionário individualmente.

Nesse sentido,  pode ser necessário investir mais em tecnologia para garantir que as equipes sejam capazes de colaborar com eficácia e permanecer conectadas de onde quer que estejam.

Implementação de uma infraestrutura de TI que suporte o regime híbrido

De fato, para que o regime híbrido seja implementado com sucesso, as empresas precisam adequar sua infraestrutura para que torne o trabalho remoto viável sem comprometer a segurança dos dados.

Sem dúvidas, a adoção de uma plataforma em nuvem é uma das melhores soluções, visto que oferece escalabilidade, flexibilidade e segurança.

Além disso, as empresas também podem focar em outras alternativas, como o desenvolvimento de uma intranet mais completa para oferecer mais recursos aos colaboradores, clientes, fornecedores, etc.

Nesse sentido, é fundamental contar com um servidor web confiável, como o Google Web Server, para que seu site esteja sempre disponível. Assim, todos podem ter uma experiência de navegação mais fluída e envolvente.

Agora você já sabe por que o regime híbrido é uma cultura que está se consolidando em 2021 e que deve ser uma modalidade de trabalho em ascensão no mundo pós-pandemia.

Se você deseja tem interesse em iniciar um regime híbrido na sua empresa, a SantoDigital pode ajudá-lo a fazer isso de forma assertiva, com as soluções tecnológicas que se adequam ao seu modelo de negócio. 

Entre em contato agora mesmo e comece modernizar a forma como sua empresa trabalha!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: