- 4 minutos
- nov 13, 2024
Tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina, Big Data Analytics, IoT etc. deram origem à cultura de inovação nos negócios, tornando as antigas práticas ineficazes.
Empresas que têm funcionado em seus respectivos domínios há anos estão agora enfrentando uma necessidade urgente de dinamizar seu processo de negócios tradicional para atender às necessidades do consumidor moderno.
A transformação digital é a maneira como essas organizações fazem essa mudança — enquanto o cloud computing é o suporte em que elea confiam para permitir essa transformação.
Mas por que a computação em nuvem é importante para a transformação digital? Veja a resposta para essa e outras perguntas abaixo!
A computação em nuvem é o uso de servidores remotos em uma rede. Esses servidores podem fornecer funcionalidades como armazenamento, processamento, segurança, análise etc.
Para que a disrupção digital aconteça, uma empresa precisa revolucionar seu atual processo de negócios e alavancar tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), chatbots, realidade aumentada, aprendizado de máquina, Big Data Analytics etc.
Todas essas tecnologias exigem poder computacional pesado, armazenamento, e infraestrutura de TI. A computação em nuvem fornece esses serviços com base nos requisitos individuais de uma empresa e de forma acessível.
Segundo a Forbes, o mercado de cloud pública mundial está previsto para crescer 17,3% em 2019, mostrando que a nuvem deixou de ser uma tendência, para se tornar uma realidade. Mas quais são os benefícios dela para criar uma cultura de inovação na empresa?
A computação em nuvem tem sido o facilitador da implantação de uma cultura de invação nas empresas seguintes formas:
Para executar com eficácia uma estratégia de transformação digital, uma empresa precisará girar seu processo de negócios várias vezes. A computação em nuvem poupa uma organização do trabalho de investir em vários recursos de TI, fornecendo recursos de computação, infraestrutura, banco de dados e plataformas em trânsito. Isso permite que uma empresa seja ágil e flexível.
Juntamente com a flexibilidade de ajustar os requisitos, a nuvem oferece um modelo de serviço escalável, em que uma empresa paga apenas pelos recursos usados. Assim, não apenas economiza o custo de capital na compra e no gerenciamento da infraestrutura de TI, mas também ajuda as empresas a dimensionar seus recursos com base nos requisitos.
Se o seu banco de dados é armazenado internamente, você enfrenta constantemente o risco de perder informações críticas devido a violações de dados, desligamentos inesperados do sistema, desastres, ataques de cibercriminosos etc.
No caso de hospedagem em nuvem, você pode criar facilmente vários backups de seus dados. Isso é especialmente benéfico ao lidar com Big Data, pois as chances de falhas do sistema aumentam significativamente nesse caso.
Para que a transformação digital funcione e a cultura de inovação seja implantada, uma empresa precisa inovar, testar e repetir continuamente.
O cloud computing pode fornecer às empresas uma plataforma em que podem facilmente criar, testar e implantar aplicativos sem a necessidade de configurar uma infraestrutura complexa. Assim, durante a fase de transformação, uma empresa pode experimentar vários aplicativos em diferentes plataformas.
A transformação digital exige que uma empresa se adapte a uma cultura de inovação e criatividade e deixe a antiga cadeia hierárquica de comandos. A computação em nuvem permite que os arquivos sejam acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.
Também é possível controlar o nível de autoridade do usuário, garantindo assim a delegação ideal. No geral, ajuda a criar uma atmosfera de colaboração e trabalho em equipe na empresa.
Todos esses benefícios sugerem claramente que, se você criar uma cultura de inovação em sua empresa, a nuvem é uma solução lógica e ideal.
Se você planeja migrar para a nuvem ou está procurando um especialista em soluções de TI, podemos ser seu parceiro nessa hora! Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!