Ir para o site
  • Segurança

Virtual Desktop Infrastructure: o que é VDI e por que implementar seus recursos?

  • Por: SantoDigital
  • ago 19, 2021
  • 11 minutos
Imagem com ilustração de VDI na nuvem, que permite o acesso de diversos dispositivos

Independentemente do tamanho da sua empresa, a infraestrutura de TI usada pela sua equipe impacta diretamente na produtividade e na segurança do sistema. Por isso, muitos negócios têm optado por usar sistemas operacionais que mantenham as informações corporativas protegidas, como a Virtual Desktop Infrastructure (VDI).

A VDI refere-se a virtualização do sistema operacional de um computador, permitindo a criação de inúmeras máquinas virtuais dentro do sistema. Desse modo, cada máquina usada pelos colaboradores funciona como um ponto de acesso individual para o sistema da empresa.

Continue a leitura deste conteúdo para entender como essa tecnologia funciona e o que ela pode fazer pelo seu empreendimento.

O que é a virtualização?

A Virtualização de Desktop (VDI – Virtual Desktop Infrastructure) é uma tecnologia que cria e gerencia desktops virtuais, ou seja, ambientes de trabalho em máquinas virtuais (VMs) que os usuários acessam remotamente.

No caso de uma solução VDI, todos os recursos são executados em servidores centralizados, dentre eles estão: sistemas operacionais, aplicativos e dados, entre outros.

Vale destacar que os usuários podem acessar esses desktops virtuais de qualquer dispositivo com conexão à internet, uma ação que ajuda a manter a experiência de um desktop tradicional.

A VDI é muito utilizada para oferecer flexibilidade e segurança, pois facilita o gerenciamento de atualizações, políticas de segurança e controle de acesso em um ambiente centralizado.

Além disso, o processo permite otimizar custos, pois reduz a necessidade de hardware potente para cada usuário final, uma vez que a maior parte do processamento ocorre no servidor central.

O que é VDI?

A infraestrutura de desktop virtual (VDI) é uma tecnologia que permite a criação e o gerenciamento de desktops virtuais em um servidor remoto. Eles imitam computadores desktop reais, possibilitando que usuários remotos acessem seus ambientes de trabalho via internet, já que usa uma variedade de dispositivos, como computadores, laptops e smartphones.

A VDI é gerenciada de forma centralizada, o que significa que todas as atualizações, patches e backups podem ser realizados em um único local a fim de facilitar a administração e manutenção dos desktops virtuais.

Uma boa forma de visualizar esse sistema é imaginando um supercomputador, localizado em um espaço no qual você não consegue enxergar. A máquina tem uma área de trabalho com um sistema operacional, como o Windows, além de dados comerciais, programas para gerenciamento de arquivos, software de comunicação, contabilidade e outros.

A VDI clona a área de trabalho desse megacomputador, habilitando o acesso remoto a usuários, por meio de seus dispositivos pessoais.

Quais são os tipos de VDI?

Existem dois tipos de VDI: VDI persistente e VDI não persistente.

Confira suas características a seguir!

VDI persistente

Na VDI persistente, cada usuário final recebe uma imagem de desktop dedicada, que permanece consistente entre as sessões. 

Isso significa que os usuários podem personalizar seu ambiente de trabalho, instalar aplicações e armazenar dados, como fariam em um desktop físico tradicional. Todas as alterações feitas pelos usuários são salvas e reaparecem na próxima vez que eles se conectarem.

A VDI persistente é especialmente recomendada para usuários que precisam dar continuidade aos seus projetos, como gerentes de produto, designers gráficos e engenheiros. Entretanto, essa alternativa requer um grande espaço de armazenamento, já que os arquivos são guardados separadamente para cada usuário.

VDI não persistente

A VDI não persistente é baseada em imagens de desktop padrão, que são idênticas para todos os usuários. Cada vez que um usuário se desconecta, qualquer alteração feita durante a sessão é descartada, e o desktop volta ao seu estado original.

Como as alterações que os usuários individuais fazem nas estações de trabalho não são salvas, esse tipo de software VDI é o mais adequado para os trabalhadores que não precisam do mesmo ambiente todos os dias, como atendentes de telemarketing.

A VDI não persistente é mais fácil de gerenciar em termos de manutenção e segurança, pois todas as atualizações e patches podem ser aplicados a uma única imagem de desktop mestre. Isso também reduz a necessidade de espaço de armazenamento, já que não é necessário manter múltiplas versões personalizadas dos desktops.

Como a VDI funciona?

O funcionamento consiste na criação de ambientes de trabalho virtuais e que são hospedados em servidores centralizados. Um ponto importante é que esses desktops virtuais são configurados e gerenciados como máquinas virtuais em um data center, onde outros recursos ficam disponíveis, como aplicativos e arquivos, por exemplo.

Além disso, cada usuário possui acesso a um desktop isolado, mas a execução dos processos ocorre no servidor, liberando o dispositivo do usuário (como um computador, tablet ou smartphone) para atuar apenas como uma interface de acesso.

Quando um usuário se conecta à VDI, ele interage com o ambiente virtual via rede, tendo uma experiência similar à de um desktop físico. A infraestrutura VDI é gerenciada por uma camada de software de virtualização, que aloca recursos de acordo com a demanda e permite ao administrador atualizar, configurar e monitorar os desktops de forma centralizada.

VDI e VMs são a mesma coisa?

Embora sejam coisas relacionadas, a VDI (Virtual Desktop Infrastructure) e as VMs (Virtual Machines) não são a mesma coisa. A primeira é utilizada na criação de desktops virtuais, não delimitando ao conceito de máquina virtual.

Neste caso, numa solução VDI, vários desktops virtuais são criados em VMs, em um servidor centralizados. Por isso, os usuários podem acessá-los remotamente.

Isso significa que as VMs são ambientes virtuais que replicam sistemas completos (como desktops ou servidores) e podem ser usadas para várias finalidades, além de VDI, como testes, desenvolvimento ou consolidação de servidores.

Quais os exemplos de uso da VDI nas empresas?

Usar um VDI é fundamental para organizar os processos internos de qualquer negócio, mesmo os de pequeno porte. Veja, a seguir, suas utilidades para a empresa.

Centralização de informações

Conforme uma empresa expande seus negócios e aumenta seu capital — humano e financeiro —, torna-se cada vez mais fundamental que todos os seus funcionários consigam acessar suas informações mais importantes. 

Assim, ter um centro de informações ou um servidor ativo para dados do cliente, facilitando o acesso de vários funcionários, é importante, especialmente na era da informação e conectividade.

Dependendo de como você aplica a VDI na empresa, essas informações podem ser facilmente compartilhadas entre diferentes usuários.

Segurança para os dados

É bem mais complicado garantir a segurança da informação de inúmeras máquinas do que proteger apenas uma por vez. Muitos profissionais de TI têm buscado centralizar os sistemas da empresa para reduzir a necessidade de gerenciar os computadores individualmente.

Ao usar somente uma central para administrar os sistemas empresariais, fica mais fácil evitar o roubo de dados e outros prejuízos, como a perda de materiais e aparelhos — notebooks e outros.

Posicionamento em nuvem

Existem diversas vantagens em levar uma aplicação corporativa a fazer a gestão de infraestrutura em cloud. Algumas delas incluem a escalabilidade do negócio, o aumento da performance, a disponibilidade e a segurança dos dados.

Esses são apenas alguns dos benefícios obtidos ao escolher usar um ambiente alocado em nuvem em vez de uma estrutura física. Ao adaptar essa realidade a VDI, as vantagens são exponenciadas. As principais delas estão listadas a seguir.

Trabalho remoto

Como um VDI facilita a centralização de sistemas empresariais, muitas organizações estão implementando essa solução para gerenciar o trabalho remoto.

Uso de aparelhos pessoais

A VDI é a resposta para profissões e tarefas que exigem, do colaborador, o uso de dispositivos pessoais.

Já citamos por aqui o fato do virtual desktop ser um sistema centralizado. Isso facilita a utilização de uma gama de aparelhos diferentes. Além disso, os dados valiosos da empresa não são compartilhados com cada dispositivo, mantendo a segurança das informações corporativas.

Trabalho por turno

Conforme mencionamos acima, uma VDI não persistente é ideal para ambientes de trabalho com um número grande de colaboradores, mas que utilizam o mesmo software para realizar tarefas limitadas. Um bom exemplo disso são as centrais de atendimento ao cliente.

Requisitos de segurança e conformidade

Como pudemos ver, a VDI tem sido muito utilizada em setores que atuam com requisitos mais rigorosos de segurança e conformidade. Normalmente, as áreas de finanças, saúde e governamentais são as que mais utilizam essa solução.

Como os dados ficam armazenados em servidores centralizados e não nos dispositivos dos usuários, se torna mais fácil manter um controle mais rígido acerca dos acessos, além de maior proteção contra possíveis vazamentos de dados.

As empresas podem monitorar as atividades e aplicar as atualizações de segurança mais rapidamente, o que é muito positivo em um cenário onde existem muitas mudanças regulatórias.

Aplicação de políticas de BYOD

Com o aumento da política de “Traga seu próprio dispositivo” (BYOD), a VDI facilita o acesso remoto a ambientes corporativos de forma segura.

Dessa forma, os funcionários podem usar aparelhos pessoais para acessar os desktops virtuais, sem que os dados corporativos sejam armazenados localmente. Essa é uma maneira de aumentar a segurança com a empresa controlando o acesso e a configuração dos desktops virtuais, além de não depender das configurações do dispositivo do usuário.

Quais são as vantagens da VDI?

Confira, a seguir, as principais vantagens dos desktops virtuais.

Thin client

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de utilizar um thin client — computadores sem alimentação comum, com baixo custo e manipulação única. Ao usar esse equipamento, a empresa economiza dinheiro e diminui a complexidade de seus processos.

Como esse é um hardware mais simples e não oferece a capacidade de hospedar um sistema normalmente, a VDI garante que os usuários acessem os sistemas operacionais remotamente.

Em outras palavras, essa estratégia separa software de hardware, gerando a capacidade de gerenciar servidores em qualquer máquina — por meio de um thin client, um computador ou um dispositivo móvel. Mesmo os equipamentos obsoletos da empresa podem ser usados ​​como clientes para uma VDI, sem a necessidade de atualizá-los.

Gestão centralizada

A VDI gera uma centralização para o gerenciamento. Em vez de controlar cada máquina separadamente, o gerenciamento deve se concentrar apenas nos servidores de Data Center. Dessa forma, é possível reduzir a administração da infraestrutura, garantindo que os sistemas estão bem integrados e se comunicam entre si.

Segurança

Problemas de nível de segurança que ocorrem no cliente, ou seja, nos computadores que hospedam o sistema virtualizado, não impactam os servidores centralizados, afinal, os usuários só têm acesso a uma área de trabalho remotamente.

Outra vantagem é a possibilidade de recuperação posterior com ferramentas específicas, para garantir que o fluxo de trabalho não seja comprometido.

O ambiente virtual tem comunicação criptografada, proteção contra cópia e vazamento de dados. Desse modo, a empresa reforça a segurança e garante o suporte para a continuidade dos processos.

Flexibilidade

Outra característica é a flexibilidade — uma vantagem que, hoje, destaca as empresas das concorrentes. Com essa tecnologia, é mais fácil construir sistemas e adaptar a infraestrutura às necessidades, além de implementar novas configurações e funcionalidades.

As atualizações e a manutenção também são simples, pois requerem apenas o gerenciamento de máquinas centralizadas, e não de todas as máquinas. Nesse sentido, a VDI se torna crucial para organizações, pois atende às necessidades de transformação digital.

Assim, o ambiente torna-se mais ágil e dinâmico, pronto para a inovação e modernidade nas operações, além de estimular o crescimento.

Acesso remoto e facilitado

A VDI também oferece suporte aos funcionários para acessar o sistema operacional da empresa a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Essa ferramenta é interessante, inclusive, para os profissionais poderem trabalhar em casa e ficar à vontade em todas as partes da empresa.

Não importa o tipo de máquina: todo o conteúdo pode ser acessado e gerenciado remotamente, sem o envolvimento de hardware. Como mencionado, até smartphones podem ser usados.

Controle de atividades

A gestão consegue controlar, de forma mais eficaz, as atividades do usuário, acompanhando as tarefas de todos e seu trabalho diário.

É possível garantir, portanto, que todos contribuam para o desenvolvimento da empresa e prestem o melhor serviço sem se distrair. O líder, então, monitora os hábitos dos membros e sua produtividade com precisão, para garantir que o risco seja baixo.

Migração de recursos

Por meio do compartilhamento de recursos no servidor central, se os usuários não utilizarem o número máximo de componentes para suas atividades, o poder de computação restante pode ser transferido a outros usuários.

É possível garantir a eficiência do equipamento e a melhoria do processo interno sem parar a máquina. Geralmente, o desempenho é otimizado para fornecer suporte às operações internas.

Outra vantagem associada a isso é o aumento da eficiência energética. Com essa ferramenta, a empresa consegue reduzir o uso de energia e economizar dinheiro, otimizando o uso para garantir bons resultados e melhor desempenho — afinal, há menos demanda por equipamentos físicos.

Escalabilidade

Outra vantagem relevante é que a VDI permite que as empresas possam aumentar ou diminuir o número de desktops virtuais mais rapidamente. Esse é um processo baseado em demanda e ideal para cenários de organizações em pleno crescimento ou com equipes sazonais e temporárias.

Essa escalabilidade é positiva para a integração de novos usuários sem que haja necessidade de grandes investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Redução de custos

Com a VDI, há uma grande redução no custo de hardware, já que a maior parte do processamento ocorre nos servidores centrais. Além disso, os dispositivos de acesso podem ser mais simples, e a centralização reduz os custos de manutenção e suporte técnico.

Gestão de TI simplificada

A facilidade no gerenciamento centralizado é outro grande benefício. A VDI permite que a equipe de TI atualize, configure e monitore todos os desktops virtuais de um único ponto. Por isso, há um aumento da eficiência, além de reduzir o tempo de inatividade, fazendo com que a resolução de problemas seja mais rápida.

Conformidade

A VDI é importante para ajudar empresas a atenderem aos principais requisitos de conformidade e regulamentação. Afinal, ela centraliza o armazenamento e o controle de dados, fazendo com as auditorias e a implementação de políticas de segurança fiquem mais rápidas.

Além disso, há a redução do risco de vazamento de informações, uma vez que os dados permanecem no servidor e não nos dispositivos dos usuários.

Como implementar a VDI?

Para incluir um VDI na infraestrutura de TI da empresa, é importante implementar uma Infraestrutura Hiperconveniente (HCI). Isso acontece porque as HCIs oferecem um alto desempenho, fundamental para a centralização dos sistemas de uma empresa.

Caso o seu negócio utilize menos de 100 desktops virtuais, essa mudança para o HCI não é necessária. Ainda assim, existem algumas considerações que precisam ser analisadas antes e durante a implementação da VDI. Confira as principais a seguir.

Prepare a rede da empresa

Como o bom desempenho da VDI está diretamente relacionado a uma boa conexão de rede, procure identificar os horários de pico de uso e demanda para garantir a máxima capacidade de rede.

Evite o aprovisionamento insuficiente

Use ferramentas de monitoramento de desempenho para planejar sua capacidade com antecedência, de forma a entender os recursos consumidos por cada desktop virtual. Além disso, certifique-se de entender seus requisitos gerais de consumo de recursos.

Conheça as necessidades dos usuários

Os usuários precisam personalizar sua área de trabalho ou podem exercer suas atividades em uma área de trabalho universal? Em outras palavras, qual configuração de VDI é melhor para a sua organização: persistente ou não persistente? Quais são os requisitos de desempenho do usuário?

Você precisa fornecer configurações diferentes para usuários que realizam tarefas com muitos gráficos e usuários que precisam apenas de acesso à Internet.

Analise a facilidade de uso e a simplicidade do sistema

Escolha um software VDI que seja amigável para os gerentes de TI. Esse pessoal precisa ter um entendimento completo da tecnologia usada e ser capaz de simplificar as operações quando uma atualização é necessária, sem se cansar de procedimentos complicados.

Atente-se à segurança

A VDI escolhida precisa ter configurações de segurança avançadas, como criptografia dinâmica e autenticação multifator. Se você usou ou planeja usar um software de antivírus e programas VPN, verifique a compatibilidade deles antes de escolher o software VDI.

Faça um teste piloto antes da prática real

A maioria dos provedores de virtualização fornece ferramentas de teste, que você pode usar para verificar o desempenho do ambiente virtual com antecedência. Isso é importante para garantir que você configure corretamente todos os recursos.

Como você pôde notar, usar uma VDI significa aproveitar diversas vantagens, como a mobilidade do usuário, fácil acesso, flexibilidade e mais segurança. No passado, seus requisitos de alto desempenho tornavam essa ferramenta cara e desafiadora para implantar em sistemas legados, o que era um obstáculo para muitas empresas.

O número de negócios que passaram a utilizar essa solução aumentou bastante recentemente, o que tornou sua implementação mais fácil, rápida e democrática.

A partir deste conteúdo, você pôde analisar a infraestrutura da sua organização e estudar quais opções de VDI se encaixam melhor nas necessidades do seu negócio. Essa é uma excelente maneira de otimizar os processos e evitar desperdício de recursos e mão de obra.

Conheça a SantoDigital!

A SantoDigital é especializada em soluções de infraestrutura que ajudam empresas a migrar de forma eficiente e segura para a nuvem, permitindo a escalabilidade de operações e redução de custos.

Por meio de equipes multidisciplinares, conhecidas como Cloud Squads, a SantoDigital oferece infraestrutura sob demanda, consultoria para migração, treinamento de times técnicos e serviços especializados em Google Cloud.

Nossas soluções garantem a modernização e a segurança das infraestruturas, proporcionando maior eficiência operacional para as empresas. Confira o que a SantoDigital pode fazer pelo seu negócio!

Resumindo

Qual a diferença de VPN e VDI?

A VPN é usada para criar uma conexão segura para acessar recursos de uma rede privada remotamente, enquanto a VDI oferece um ambiente de desktop virtual completo que pode ser acessado de qualquer lugar, permitindo uma gestão centralizada dos desktops e maior segurança dos dados.

O que é o sistema VDI?

Trata-se de aplicações de programas criados para imitarem computadores desktop reais. Dessa forma, essa tecnologia cria um desktop virtual, utilizando um servidor central e usuários remotos, que podem acessar o endereço de qualquer máquina na internet

O que é VDI e VPN?

VDI é uma área de trabalho virtual, enquanto as VPNs são redes privadas virtuais. Ambas são tecnologias usadas para acesso remoto a recursos corporativos com segurança.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.