Como ampliar os resultados da sua organização com Big Data e Análises preditivas?

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Como ampliar os resultados da sua organização com Big Data e Análises preditivas?
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Como ampliar os resultados da sua organização com Big Data e Análises preditivas?

Hoje, vivemos a era do Big Data, onde as empresas têm acesso a mais dados do que nunca. No entanto, transformar esses ativos em percepções acionáveis ainda é um grande desafio. É aí que a inteligência de negócios desempenha um papel vital, convertendo dados brutos em informações úteis que ajudam a melhorar os resultados.

As técnicas e ferramentas de análises preditivas estão na vanguarda da inteligência de negócios, desempenhando um papel crucial na otimização e melhoria das funções e processos em toda organização e também agregando previsibilidade aos processos de tomada de decisão.

Com tanto apelo, as análises preditivas conquistaram o apoio de uma ampla gama de organizações, com um mercado global projetado para atingir aproximadamente US$ 22,1 bilhões em 2026 segundo a Globe Newswire. Isso representa uma taxa de crescimento anual de 24,5% de 2019 a 2026.

Mas, como usar todo esse potencial para melhorar os resultados da sua empresa? Isso e muito mais eu abordo a seguir!

O que é análise preditiva?

Quando falamos em análise de dados, é importante ressaltar que podem ser implementadas diferentes abordagens.

Você pode ter, por exemplo, análises descritivas e diagnósticas, que ajudam as empresas a entender o que aconteceu e por que aconteceu.

As análises preditivas exigem um nível de maturidade maior para, não só entender o passado, mas também prever o futuro com um grau de confiabilidade. Isso é possível graças aos recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Como as análises preditivas podem ajudar a melhorar os resultados da sua empresa?

Enquanto a análise descritiva revela o comportamento dos consumidores no passado e no presente, a análise preditiva usa os dados para fornecer insights sobre como eles se comportarão no futuro.

Assim, em vez de depender de dados transacionais históricos, sua empresa pode trabalhar com projeções seguras. Isso abre possibilidades para diversos setores, como o marketing.

Por exemplo, você pode usar seus dados históricos de vendas para determinar o perfil dos seus consumidores. Assim, é possível por exemplo, testar hipóteses sobre os retornos de investimentos em diferentes ações de marketing.

Com isso, você obtém respostas como, onde veicular suas campanhas e anúncios, para qual faixa etária, em qual região, etc.

Dessa forma, você pode projetar resultados futuros e, assim, criar estratégias para preparar seu estoque para o aumento de demanda.

Na indústria, as análises preditivas podem ser utilizadas para prever quando determinada máquina ou peça irá apresentar problemas ou ainda quais componentes necessitam de manutenção preventiva para aumentar a vida útil de um bem.

Isso, além de ajudar a reduzir custos, evitar interrupções na produção das empresas por meio de manutenções proativas.

As possibilidades são muitas. Por isso, cada empresa deve determinar suas metas e objetivos e, depois, entender como a tecnologia pode ajudar.

Quais tecnologias são utilizadas para desenvolver Big Data e Análises Preditivas?

Hoje, existem uma série de ferramentas que ajudam a “lapidar” os dados de Big Data para prepará-los para as análises preditivas.

O Google oferece um conjunto completo de soluções nesse sentido. Para Big Data, você pode utilizar ferramentas como:

  • PubSub (Message Queue)
  • Dataflow (Streaming & Batch Processing)
  • Dataproc (Hadoop Ecosystem)
  • Data Fusion (Data Integrator)
  • BigQuery (Data Warehouse)

Para realização de análises preditivas você conta com soluções como:

  • Tensorflow
  • Kubeflow / ML Flow
  • AI Platform / Vertex AI
  • AutoML

A grande vantagens dessas soluções é que, além de serem robustas e eficazes, elas são baseadas em nuvem, o que permite que você pague apenas pelos recursos que realmente utilizar.

Como a SantoDigital pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados?

Hoje, a SantoDigital é a única parceira do Google na América Latina que tem uma certificação do próprio Google em Machine Learning.

Além disso, contamos com know-how no desenvolvimento de soluções para o mercado que estende a experiência dos nossos clientes com as ferramentas do Google.

A grande vivência da SantoDigital em projetos de Big Data e análises preditivas nos permitiu refinar nossos processos internos.

Alinhando seus conhecimentos sobre o negócio e suas expectativas e objetivos, a expertise e experiência da SantoDigital com as poderosas ferramentas do Google, você tem um cenário ideal para desenvolver projetos de análises preditivas que realmente potencialize seus resultados.

Comece agora mesmo a utilizar os seus dados para ampliar os resultados da sua organização. Entre e contato com a SantoDigital e saiba como obter análises preditivas sob medida para o seu negócio!

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