Entenda como o Big Data é uma grande vantagem competitiva

Home Big Data
Entenda como o Big Data é uma grande vantagem competitiva

Entenda como o Big Data é uma grande vantagem competitiva

Big Data é o termo que descreve o grande volume de dados, estruturados e não estruturados, que inundam uma empresa no dia a dia. Mas não é o volume de dados em si que é importante, mas sim o que as organizações fazem com ele.

O gerenciamento de decisões orientado por dados é uma abordagem para a governança empresarial que valoriza as decisões que podem ser justificadas e verificadas com dados. Essa abordagem vem ganhando popularidade conforme a quantidade e disponibilidade deles aumenta — e as pressões do mercado também.

Hoje, você vai entender por quê isso acontece e como o Big Data pode se transformar numa vantagem competitiva em seu negócio. Confira abaixo!

O novo perfil do consumidor

Uma das grandes vantagens do Big Data é que ele permite uma segmentação mais estreita de clientes e, portanto, a criação de produtos e serviços muito mais precisamente personalizados.

À medida que as organizações criam e armazenam mais dados em formato digital, podem coletar informações de desempenho exatas e detalhadas sobre tudo, desde inventários de produtos até padrões de consumo.

Algumas empresas líderes já estão usando sua capacidade de coletar e analisar dados importantes para realizar experimentos controlados e decidir o melhor curso de ação.

Compreender clientes melhor com auxílio de dados ajuda a traçar um novo perfil do consumidor, mais alinhado às suas necessidades reais. Ao trabalhar em cima destes novos perfis empresas conseguem entregar experiências de consumo melhores e produtos de maior qualidade.

Razões para trabalhar com Big Data

A capacidade de analisar e atuar sobre dados é cada vez mais importante para as empresas. O ritmo do mercado atual exige que elas possam reagir rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes e condições ambientais, e apenas com dados é possível tomar tais decisões complexas com o máximo de precisão.

Ferramentas de BI fornecem aos decisores informações de que eles necessitam para escolher o caminho certo, e ajudam a identificar oportunidades de crescimento, entender a preferência dos clientes e tornar seus negócios mais competitivos.

Hoje, são dados que apoiam a necessidade de uma mudança nas operações ou nos processos empresariais e que aumentam a visibilidade da gestão. Para que decisões sejam tomadas com o máximo de eficiência, eles providenciam as informações necessárias para reduzir o risco e apoiar as práticas profissionais.

Além disso, é o Big Data que dá suporte à gerência quando ela quer investir em uma nova ideia, precisa alavancar um gasto ou reduzir os níveis de investimento.

Como usar Big Data no planejamento de negócios

Um artigo do Boston Consulting Group, Making Big Data Work, sugere que as empresas otimizem a mineração de dados da cadeia de suprimentos com poderosos recursos de processamento e análise de dados. Ele indica, especificamente, que as empresas podem usar Big Data para:

  • melhorar a precisão das previsões de demanda;
  • desenvolver novos serviços;
  • descobrir novos padrões de demanda;
  • realizar um planejamento de oferta em tempo real, usando recursos e dados de sensores de produção e da Internet das Coisas.

O desafio é saber onde concentrar seu tempo e recursos ao aplicar a análise da cadeia de suprimentos.

BCG, em seu artigo, ainda indica três oportunidades de grande potencial:

  • visualização de rotas de entrega;
  • apontamento de demandas futuras;
  • simplificação das redes de distribuição.

Segundo a consultoria, empresas que exploram essas três áreas de oportunidade podem gerar lucros significativos, e reduzir custos de forma marcante. Ou seja: o Big Data pode ser usado para desenvolver a próxima geração de produtos e serviços.

O gerenciamento de decisões orientado por dados geralmente é realizado como forma de obter uma vantagem competitiva. E um estudo do MIT Center for Digital Business estima que as organizações orientadas pela tomada de decisão baseada em dados são pelo menos 4% mais produtivas e 6% mais lucrativas.

Big Data pode fazer uma grande diferença e tornar seu negócio mais eficiente. Você com concorda com a gente? Deixe um comentário com a sua opinião! 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: