Você sabe o que é Application Modernization?

Home Cloud Computing
Você sabe o que é Application Modernization?

Você sabe o que é Application Modernization?

Hoje, a tecnologia exerce papel de destaque nas estratégias de negócio. Contar com soluções modernas e eficazes é um dos pontos que ajudam as empresas a serem mais produtivas e competitivas. Por isso, entender e aplicar o conceito de Application Modernization é tão importante.

Mas, afinal, o que isso significa? Em termos gerais, o termo Application Modernization  (modernização de aplicações) aborda a migração de sistemas legados para novos aplicativos ou plataformas.

Isso inclui, dentre outras coisas, a integração de novas funcionalidades para fornecer recursos mais recentes e eficazes para os negócios.

A seguir, você poderá entender melhor esse conceito e descobrir as vantagens de aplicá-lo ao seu negócio. Confira!

O que é Application Modernization?

Em suma, é o processo de pegar os aplicativos legados existentes e modernizar sua infraestrutura de plataforma, arquitetura interna e / ou recursos.

Grande parte da discussão em torno do Application Modernization está focada em aplicativos monolíticos locais. Mais especificamente em como essas ferramentas podem ser trazidas para a arquitetura de nuvem sob o padrão de microsserviços DevOps.

A grande vantagem de realizar esse procedimento é que suas aplicações passam a contar os componentes menores e mais independentes. Assim, torna-se mais fácil implantá-los, escaloná-los e adicionar novos recursos.

Por que modernizar as aplicações da sua empresa?

As aplicações legadas geralmente são monolíticas e, por isso, possuem duas características principais: são difíceis de atualizar e difíceis e caros de escalar.

As razões para isso estão ligadas a atributos arquitetônicos: Como todos os componentes de um aplicativo monolítico são acoplados e interdependentes é difícil e caro adicionar recursos devido à complexidade e aos desafios de integração.

Por isso, se um componente do aplicativo está enfrentando desafios de carga e desempenho, pode ser necessário dimensionar toda a aplicação apenas para servir ao componente único mais exigente. Ou seja, desperdício de tempo e recursos de computação.

No cenário atual, em que as demandas dos negócios mudam rápida e continuamente, essas duas características das aplicações legadas são especialmente prejudiciais para a competitividade das empresas. Isso porque ela não consegue responder rapidamente às novas demandas e pode sofrer com lentidões, o que resulta em improdutividade.

Hoje, mais do que nunca, é essencial que as empresas tenham sua TI alinhada com as necessidades comerciais atuais.

Por isso, contar com uma estratégia de  Application Modernization é essencial para garantir que sua empresa tenha as melhores condições para se manter produtiva e competitiva.

Quais as vantagens de uma estratégia de Application Modernization?

Os benefícios da modernização de aplicações geralmente podem ser resumidos como a melhoria da velocidade de entrega de novos recursos e a comodidade de contar soluções altamente escaláveis.

Além disso, você ainda tem a possibilidade de integrar aplicações de maneira fácil e rápida por meio de APIs, o que ajuda a otimizar a produtividade.

Ou seja, ao passar por um processo de Application Modernization, sua empresa passa a estar muito mais preparada para implementar uma cultura de inovação e, assim, lidar de forma muito mais efetiva com as demandas de TI.

Por onde começar?

A maneira mais importante de iniciar qualquer projeto de modernização de aplicação é com uma avaliação das ferramentas legadas que sua empresa possui.

Uma vez que você tem uma lista, é possível começar a avaliar a facilidade/dificuldade e potencial da modernização e o aumento do valor esse procedimento trará.

Você também pode pensar no valor “potencial” como o quão crítico a aplicação é para a experiência do cliente e para o futuro da sua empresa.

As aplicações com alto valor e baixo esforço serão os candidatos mais óbvios para iniciar um projeto de modernização. As decisões mais complicadas recairão sobre os aplicativos de alto valor que são difíceis de mover.

Nesse sentido, é essencial contar com uma assessoria especializada é fundamental para que você consiga traçar uma estratégia que realmente agregue valor ao seu negócio.

Da mesma forma, contar com os serviços de uma equipe especializada é essencial para garantir que todos os procedimentos de modernização sejam realizados da forma correta. Assim, você garante a segurança de suas aplicações, evita a perda de dados e conclui os processos de maneira mais rápida.

O que você precisa?

Além de uma equipe especializada para conduzir o processo, você vai precisar de uma plataforma de nuvem apropriadas para tecnologias de código aberto e que otimize a utilização contêineres gerenciados e microsserviços, como o Google Cloud.

Nela, além de contar com o Kubernetes, a solução mais eficaz para orquestração de contêineres, você também poderá utilizar a plataforma Anthos.

Essa solução permite que você realize seu processo de Application Modernization no seu próprio ritmo, ao mesmo tempo que melhora a segurança operacional e a governança.

Com o Google Cloud você ainda uma série de recursos de Machine Learning, Inteligência Artificial e análises assertivas que permitem que você se concentre na inovação com quase nenhum esforço nas operações.

Ficou interessado? Então, entre em contato com a SantoDigital agora mesmo! Além de oferecer uma assessoria especializada sobre Application Modernization, nós podemos conduzir sua migração para o Google Cloud de forma rápida e segura.

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: