DevOps: entenda o seu papel revolucionário no mercado de softwares

Home Cloud Computing
DevOps: entenda o seu papel revolucionário no mercado de softwares

DevOps: entenda o seu papel revolucionário no mercado de softwares

Cada vez mais empresas estão apostando no desenvolvimento de softwares para automatizar atividades em seu negócio e também para oferecer uma melhor experiência a seus clientes. Nesse sentido, o DevOps representa uma verdadeira revolução, pois possibilita reduzir o tempo de entrega, além de possibilitar a inclusão de novos recursos e correções de forma mais rápida.

Isso é possível graças à integração de equipes de desenvolvedores e operações em conjunto com o alinhamento estreito com os objetivos de negócios.

Continue a leitura para entender melhor o papel do DevOps e quais os benefícios que sua empresa pode obter ao utilizar essa solução!

O que é o DevOps?

Trata-se de uma abordagem que reúne duas funções principais do departamento de TI de uma empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos. Por um lado, você tem o termo “Dev” representando as equipes de desenvolvedores e, por outro lado, o termo “Ops” representando as equipes operacionais.

Devido à necessidade de melhorar a agilidade dos serviços de TI, o DevOps dá grande ênfase à colaboração, comunicação e integração entre essas duas unidades. Dessa forma, é possível disponibilizar soluções funcionais de forma muito rápida e ir agregando recursos conforme a necessidade.

Quais as principais diferenças da abordagem DevOps?

Tradicionalmente, o desenvolvimento de software, sites, aplicativos, etc. é feito com base em requisitos claros e cuidadosamente definidos com antecedência. Depois, a solução é testada, corrigida e, finalmente, implementada.

No entanto, hoje, as empresas adotam novas tecnologias com muita rapidez. Dessa forma, entre o planejamento e a implementação efetiva de uma aplicação, é provável que haja mudanças de parâmetros que requisitem alterações no projeto inicial, implicando em atrasos, retrabalhos, etc.

Assim, para atender às necessidades atuais das empresas, softwares e aplicativos não devem apenas ser capazes de chegar ao mercado mais rapidamente, mas também devem possibilitar constantes adaptações.

Tudo isso levou a um modelo de desenvolvimento ágil, adaptável e contínuo. Mas, o DevOps é muito mais do que isso. Trata-se de uma cultura de inovação na qual todos os níveis da empresa devem estar envolvidos.

Quais são os princípios dessa nova abordagem?

Nesse novo modelo, os estágios tradicionais de um projeto, geralmente divididos entre desenvolvedores, testadores, editores e administradores de sistema são abandonados.

Durante todo o processo de desenvolvimento e implantação, todos colaboram mais estreitamente, o que lhes permite entender melhor suas respectivas dúvidas e desafios.

Os desenvolvedores, por exemplo, passam a pensar em mais coisas ligadas à operação, fontes, disponibilidade e confiabilidade. Eles podem, por exemplo, descobrir que para o usuário final é importante que haja recursos para ativar / desativar funções, excluir determinadas opções em caso de picos de tráfego, etc.

As equipes de operações ajudam os desenvolvedores, habilitando e monitorando testes rápidos, etc.

Portanto, pode-se dizer que abordagem do DevOps é uma implantação contínua com desenvolvimentos, testes, integração, implementação, monitoramento e validação da qualidade operacional.

Graças a isso, as empresas podem inovar regularmente, o que é especialmente importante para os negócios nos dias de hoje.

Quais são as vantagens da abordagem DevOps?

No nível humano, a mudança de mentalidade é obviamente a principal vantagem. A abordagem do DevOps permite maior empatia entre os membros de diferentes equipes e põe fim aos silos do tipo “nós e eles “. Assim, temos diferentes equipes trabalhando em prol do desenvolvimento de soluções em conjunto.

Em termos operacionais, podemos dizer que os grandes ganhos proporcionados por esse modelo de trabalho são:

Satisfação dos clientes: Uma empresa deve ser capaz de obter e responder continuamente ao feedback dos clientes, mas também de usuários, parceiros, fornecedores, etc. Portanto, isso implica em implementação de processos que envolvem todas as partes interessadas.

Maior segurança: Nesse modelo, os desafios de segurança são conhecidos antecipadamente e mudanças são continuamente integradas ao trabalho diário das equipes. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar falhas e implementar medidas preventivas para a proteção de processos.

Soluções rápidas: Projetos DevOps são implementados mais rápidos e são capazes de reagir prontamente a mudanças, uma vez que pensado em ciclos contínuos e não como uma solução pronta e acabada.

Melhor desempenho: Projetos baseados na abordagem DevOps apresentam maior eficácia, detecção mais rápida de erros e soluções mais adequadas às necessidades do usuário final.

Maior sinergia: Quanto maior a integração entre as equipes, maiores as chances de se criar um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo.

Agora você já sabe como a abordagem DevOps é capaz de revolucionar o mercado de desenvolvimento de softwares e oferecer uma filosofia de trabalho mais adequada para as empresas modernas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra como usar a abordagem DevOps para transformar aplicação monolítica em microsserviços!! Ou se quiser mais informações de como implementar a solução em sua empresa, entre em contato conosco!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos:

    Há segurança na nuvem?

    Hospedagem em nuvem ou cloud computing é um dos assuntos mais frequentes quando falamos de armazenagem de dados. Também é responsável por inúmeras dúvidas de…

    Leia a matéria