Por que o trabalho híbrido é uma forte tendência para 2021?

Home Cloud Computing
Por que o trabalho híbrido é uma forte tendência para 2021?
por-que-o-trabalho-hibrido-e-uma-forte-tendencia-para-2021

Por que o trabalho híbrido é uma forte tendência para 2021?

Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o trabalho remoto para dar continuidade às suas atividades com segurança para seus colaboradores. No entanto, o que parecia ser apenas uma medida emergencial, vem se tornando o novo padrão para muitas empresas, que estão encontrando no trabalho híbrido uma oportunidade para melhorar suas operações.

O trabalho híbrido consiste na combinação de home office e trabalho na empresa. Vários analistas apontam que essa é nova tendência do mercado e que essa modalidade continuará a aumentar no mundo pós-pandemia.

Obviamente, as empresas precisam se planejar para adotar uma estratégia de trabalho que atenda aos seus objetivos, ao mesmo tempo que oferece aos seus colaboradores maior flexibilidade.

A seguir, você encontrará os motivos que fazem do trabalho híbrido uma forte tendência para 2021, bem como entender como sua empresa pode se preparar para os desafios dessa nova realidade. Confira!

Aumento da demanda por trabalho remoto

Muitas pessoas se viram obrigadas a trabalhar em casa devido à pandemia. Apesar de essa ter sido uma medida emergencial devido ao tipo de situação vivenciada no momento,  o resultado da experiência é considerado muito positivo.

Segundo pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), 70%  dos entrevistados gostariam de continuar trabalhando em home office, contra 19% que não gostariam e 11% que foram indiferentes.

Uma outra pesquisa da ISE Business School aponta que 80% dos gestores aprovam o home office.

Ou seja, trabalho remoto mostrou-se positivo para colaboradores e empresas, logo, há bons motivos para perpetuá-lo, mesmo após a pandemia.

Como visto, muitos colaboradores aprovaram a nova modalidade de trabalho e, como tal, devem manifestar aos seus gestores o seu desejo por continuar desempenhando suas funções a partir de caso, mesmo que não seja em período integral.

Antes da pandemia, o aumento da demanda por trabalho remoto já era previsto por especialistas, que apontavam a entrada da geração Z no mercado de trabalho e a digitalização dos processos como alguns dos principais impulsionadores dessa tendência. 

Diante desse cenário, muitas empresas estão avaliando a melhor forma de propiciar essa comodidade aos seus colaboradores sem que isso impacte os seus objetivos de negócio.

Sem dúvida, o trabalho híbrido é uma das alternativas mais vantajosas, visto que permite às empresas equilibrar a necessidade de atividades presenciais com o desejo de grande parte de seus colaboradores.

Segurança dos colaboradores

A pandemia da COVID-19 não acabou, e a expectativa é que o plano de imunização por meio de vacina só seja concluído no segundo semestre de 2021.

Além disso, o alerta sobre o surgimento de uma nova variante do coronavírus no reino unido cria um ambiente ainda mais incerto acerca de quanto tempo ainda vai durar a pandemia.

Por isso, é prudente que as empresas continuem se planejando para a manutenção de medidas de distanciamento social, para preservar a vida de seus colaboradores.

Nesse sentido, o trabalho híbrido é a opção mais segura, visto que permite que seus colaboradores trabalhem de casa e se desloquem ao escritório somente quando for necessário.

Tecnologia adequada para o sucesso de rotinas de trabalho híbrido

É fato que grande parte das empresas passaram por um forte processo de digitalização nos últimos anos.

Esse processo permitiu com que elas executassem de maneira satisfatória a descentralização de sua força de trabalho na fase inicial da pandemia.

Utilizando a computação em nuvem e as ferramentas colaborativas baseadas nessa tecnologia, os colaboradores conseguem desempenhar suas funções a partir de qualquer lugar, sem comprometer a segurança da informação.

A adoção de soluções como essas permite que as empresas implementem estratégias de trabalho híbrido de forma rápida, segura e funcional, sem comprometer segurança dos dados, a comunicação e a produtividade.

Essa “maturidade” digital e escolha das ferramentas certas levam as empresas a terem desempenho igual ou até mesmo superior ao registrado em regimes de trabalho presencial em termos de produtividade.

Agora você já conhece alguns fatores que tornam o trabalho híbrido uma forte tendência para 2021. Diante disso, você acredita que sua empresa está pronta para esse desafio?

Conte com a SantoDigital, uma consultoria especializada em soluções baseadas em nuvem e que pode ajudá-lo a criar um ambiente digital onde seus colaboradores possam trabalhar de qualquer lugar, de forma organizada e ágil. 

Entre em contato conosco e descubra como preparar a sua empresa para a era do trabalho híbrido!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: