- 4 minutos
- nov 13, 2024
Você já ouviu falar no Google BigQuery? Essa é uma solução Big Data do Google para as decisões que exigem uma análise extensa de dados. Seu sistema interativo de indexação permite consultas rápidas e completas. Ele é baseado na nuvem e possibilita diversas integrações com ferramentas Business Intelligence (BI) e aplicativos do Google.
Neste artigo, você entenderá melhor o funcionamento do Google BigQuery e suas aplicações práticas no universo corporativo. Confira!
Essa solução foi criada pelo Google para facilitar e integrar a análise de uma quantidade muito grande de dados. Dessa forma, o BigQuery é mais uma inovação do segmento de cloud computing, desenvolvida para trazer vantagens competitivas para negócios de todos os tipos.
São inúmeros os recursos que a ferramenta oferece para o armazenamento. Sem ela, o levantamento de informações, que permite aos gestores das empresas compreenderem o resultado dos seus investimentos, é demorado, caro e pouco produtivo.
Ao implementar esse recurso, a empresa elimina parte significativa do trabalho manual. Assim, é possível reduzir o número de falhas, o dia a dia dos colaboradores se torna mais produtivo e, consequentemente, temos estratégias acertadas.
Como resultado, o gestor consegue estabelecer uma atuação alinhada com as expectativas do público-alvo, reduzindo custos e proporcionando condições de trabalho eficientes aos colaboradores.
Com a transformação digital integrada à rotina das empresas, um imenso volume de dados é gerado diariamente, o qual precisa ser processado para gerar insights. Nesse cenário, o Google BigQuery é a solução que serve de apoio às corporações na estruturação dos seus bancos de dados.
A ferramenta permite consultar terabytes em segundos e petabytes em poucos minutos. Com isso, entre as muitas funcionalidades do Google BigQuery, estão:
Assim, os gestores conseguem ter uma visão ampla de tudo que acontece no seu negócio e, consequentemente, implementar e gerenciar melhor suas estratégias. Enfim, é possível ter acesso a informações críticas para tomar decisões assertivas.
Por ser um produto Google, a ferramenta conta com sua estrutura de processamento e armazenamento de dados fortemente ativa no mundo digital.
Desse modo, o funcionamento do Google BigQuery não depende de servidor ou infraestrutura para a empresa gerenciar, nem a necessidade de um administrador de banco de dados.
Nesse contexto, os principais tipos de análises executadas na ferramenta são:
Os principais recursos são divididos em menus — um painel em que os administradores podem acessar as instruções SQL e configurar suas consultas de forma personalizada.
Essa estrutura permite que o sistema de pesquisa SQL realize as buscas rapidamente. Assim, o sistema de armazenamento é baseado em NoSQL e não permite a remoção ou renomeação dos arquivos, além da criação de outros links para o mesmo projeto.
A interação é feita por navegador web próprio, uma linha de comando ou por chamadas para API do REST utilizando linguagens Java, .NET ou Python. Também é possível acessar cópias dos projetos na plataforma Google Cloud. O sistema permite o total gerenciamento de acesso conforme o perfil da empresa.
Com relação aos custos de investimento, o Google BigQuery considera dois fatores principais: o preço de análise e o preço de armazenamento. No primeiro caso, cobra-se um valor para processar consultas e demais funções definidas pelo usuário. Já no preço de armazenamento, o custo do serviço envolve a manutenção dos dados carregados na ferramenta.
De qualquer forma, é cobrado apenas aquilo que a empresa utiliza. Ou seja, trata-se de um recurso escalável.
O Google BigQuery tem a missão de ser uma ferramenta de estratégia gerencial capaz de agilizar e complementar dados. Os investimentos em ferramentas de publicidade como Adwords, por exemplo, geram muitos relatórios API para construção de banco de dados, que, na maioria das vezes, saem do controle por conta do grande volume de informações a serem indexadas.
Nesse sentido, recuperar essas informações para as estratégias de investimentos é essencial, e com o Big Data em Cloud Computing do Google isso é possível.
Além do apoio estratégico de extrema importância, outros benefícios do Google BigQuery auxiliam as empresas a estarem à frente no mercado. Servidores ociosos, por exemplo, recebem tarifação diferenciada por mês.
Outro diferencial é a disponibilidade total de servidores no momento da busca, não sendo necessário cobranças extras por CPU. Isso significa que seus dados podem aumentar à vontade que sua capacidade de busca crescerá junto. Essas vantagens trazem economia para que seus recursos aumentem e possam ser reinvestidos.
Basicamente, empresas que apresentam grande volume de dados precisam do BigQuery para prepará-los estrategicamente. Embora não exista um nicho específico, normalmente são companhias que investem bastante em marketing e publicidade e necessitam segmentar seu público e ações de engajamento.
Portanto, quem deseja mensurar os investimentos anteriores e saber qual caminho seguir para manter a competitividade do negócio pode contar com o apoio dessa ferramenta.
Diante de um mercado tão dinâmico e interativo como o atual, é importante conhecer a fundo os recursos que podem contribuir para otimização de resultados. Assim, a empresa tem mais chances de obter sucesso com as suas estratégias, pois fica fácil entender aquilo que melhor se encaixa às suas necessidades.
A seguir, confira alguns pontos que você precisa conhecer antes de implementar o Google BigQuery.
O Google BigQuery permite que os dados levantados pela empresa sejam inseridos e disponibilizados conforme as determinações de acessos ideais para ela. Com isso, eles podem ser exibidos conforme as necessidades de categorização e são permitidos diversos tipos de gerenciamento.
O Google continua trabalhando em novas maneiras de otimizar a consulta de dados. Ferramentas de carimbos de tempo, a criação de relatórios de falhas e análises de spams, por exemplo, foram algumas melhorias implantadas para a ferramenta nos últimos anos.
Há mais de 10 anos no mercado, a SantoDigital utiliza a combinação de serviços de consultoria com ferramentas de alta tecnologia para revolucionar a performance e a realidade dos seus clientes. Seu objetivo é criar vantagens competitivas a partir da excelência operacional, colaboração, inovação e satisfação de seus funcionários.
Por todo o exposto, podemos concluir que o Google BigQuery tem um papel fundamental para a construção de processos eficientes e orientados por dados valiosos da empresa. Dessa maneira, a tecnologia aumenta a capacidade de análise dos gestores e pode transformar o trabalho da sua equipe em melhores resultados.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe sobre essa ferramenta e os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio, aproveite para conhecer a solução Google BigQuery da SantoDigital e garantir a performance de excelência que o seu negócio merece!