Google Cloud Platform: reduzindo os custos com armazenagem de dados na nuvem

Home Google Cloud Platform
Google Cloud Platform: reduzindo os custos com armazenagem de dados na nuvem

Google Cloud Platform: reduzindo os custos com armazenagem de dados na nuvem

Você consegue imaginar a quantidade de informações e documentos que são produzidos diariamente por uma empresa? São relatórios, dados de produção, informações contábeis e fiscais, pedidos de compra, controle de fornecedores e clientes e uma centena de dados que fazem parte da rotina organizacional.

Mas a tecnologia vem dando o “empurrãozinho” que faltava com a Computação na Nuvem, que simplifica os processos e torna tudo mais simples — o que significa acessar dados, arquivos, programas e projetos sem precisar estar diretamente conectado ao computador corporativo.

Segundo estudo realizado pela KPMG Internacional “Alavancando os negócios com a Nuvem” (em inglês, Elevating Business in the Cloud), dos 500 executivos globais entrevistados, incluindo o Brasil, 54% entendem que houve aumento da produtividade de seus funcionários no que diz respeito à flexibilidade e mobilidade trazida pela computação na nuvem, enquanto 48% dos entrevistados revelaram ter maior flexibilidade com o uso do armazenamento em nuvem na rotina da organização.

Mas vejamos abaixo quais os benefícios de adotar a armazenagem de dados na nuvem nos processos organizacionais, reduzindo os custos e aumentando a eficiência operacional:

Maior economia

Uma das conclusões reveladas pelo relatório da KPMG foi que quase 50% das empresas consultadas optaram pela utilização do armazenamento de dados em nuvem principalmente pela possibilidade de reduzir os custos.

Investir na tecnologia Cloud Computing elimina o acúmulo de documentos em meios físicos — o que gera redução de custos com armazenamento, mão de obra e espaços internos.

Além disso, com o uso da tecnologia a empresa não precisa mais investir em estruturas caras e complexas — como datacenters e infraestruturas de TI — o que gera redução de gastos com manutenção e energia elétrica, uma vez que os servidores exigem refrigeração constante e elevam o consumo de luz.

Facilidade de implantação

Diferentemente dos longos períodos de implantação de softwares tradicionais, cujas aplicações devem ser feitas em cada máquina da empresa, na adoção de Softwares como Serviços (SaaS) já não é mais preciso nada disso.

De forma simplificada, todos os arquivos e programas da empresa passam a ser armazenados em nuvem, o que significa maior portabilidade, ou seja, tudo numa só plataforma podendo ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando apenas ter acesso à internet e fazer login.

Como o sistema é online, as atualizações passam a ser realizadas automaticamente e os processos de rotina não precisam ser interrompidos cada vez que há a necessidade de novas implementações de sistema – o que significa maior produtividade e redução de custos com servidores físicos, suporte, e outros tipos de equipamento.

Ganho de eficiência

Outra pesquisa realizada pela SolarWinds aponta que, entre os benefícios de maior impacto para empresas que adotaram tecnologias de armazenamento de dados em nuvem, se destacam a redução de custos, aumento da flexibilidade/agilidade no acesso das informações e melhor gestão no dia a dia quanto aos dados produzidos.

Com tudo funcionando na nuvem, a equipe passa a gastar mais tempo nas atividades que realmente possam gerar valor para a empresa, em vez de focar em questões puramente operacionais. Isso otimiza o tempo de trabalho, aumenta a qualidade das atividades executadas e, consequentemente, gera ganho de eficiência e produtividade.

Maior segurança das informações

Optar por armazenar os dados confidenciais e importantes da organização em nuvem é mais seguro que propriamente alocá-los em espaços físicos.

Com serviços de armazenamento online, os dados são criptografados durante todo o processo de tráfego das informações — e também enquanto estiverem “salvos” em nuvem —, garantindo que somente usuários autorizados possam intermediar as informações ou mesmo acessar os arquivos.

Além disso, o armazenamento de dados em nuvem possibilita o backup automático de todas as informações e arquivos da empresa, que são mantidos em locais seguros e podem ser acessados e restaurados a qualquer hora — o que reduz os custos do tempo necessário para completar manualmente cópias de segurança de rotina.

Dica!

O Google Cloud Platform disponibiliza um conjunto de aplicações que podem ser executados no próprio hardware do Google, possibilitando a qualquer tipo de empresa (independentemente do tamanho, a demanda ou a estrutura do negócio) serviços hospedados de computação, armazenamento de dados e desenvolvimento de aplicativos. Tudo de forma fácil, econômica e pública!

Entre as vantagens do Google Cloud Platform se destacam:

  • Maior confiança na computação na nuvem;
  • Infraestrutura moderna: mais segura e econômica, de alto desempenho e com melhorias constantes;
  • Utiliza Big Data para encontrar respostas de forma mais ágil e criar produtos melhores;
  • Armazenamento de dados escaláveis.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar nosso material nas suas redes sociais?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: