Por que vale a pena apostar na modernização de BI na empresa?

Home Inteligência Artificial
Por que vale a pena apostar na modernização de BI na empresa?
modernização de bi

Por que vale a pena apostar na modernização de BI na empresa?

Business Intelligence (BI) é a área responsável pelo uso estratégico das informações nas empresas após a captura, o processamento e a análise dos dados relevantes. O conceito possibilita aos líderes empresariais a tomada de decisões mais acertadas e a criação de novas estratégias para a alavancagem dos negócios. A rotina, as atividades e os processos podem ser revisados para aumentar a competitividade.

As empresas que investem em BI estão um passo à frente dos seus concorrentes e conseguem se destacar no mercado, já que a inteligência digital dos negócios é indispensável para modernizar os procedimentos. As suas práticas, que incluem o uso das informações e a arquitetura de dados, permitem que as organizações se reposicionem diante de seus clientes e parceiros.

As soluções tecnológicas oferecem apoio para que as empresas utilizem as técnicas de Business Intelligence para ter mais qualidade nos insights de gestores e colaboradores. Neste conteúdo, vamos explicar o que é modernização de BI, para que ela serve e quais são os principais benefícios. Além disso, mostraremos como funciona e os recursos disponíveis para melhorar os resultados do negócio.

Deseja compreender melhor o conceito de Business Intelligence e conhecer as suas vantagens para as empresas? Siga em frente com a leitura deste artigo!

1. Conceito de BI

A tradução de Business Intelligence é Inteligência de Negócios. Na prática, consiste em procedimentos que envolvem a coleta, o processamento, o armazenamento, o tratamento, a avaliação e a aplicação dos dados capturados por soluções tecnológicas. Veja a seguir alguns detalhes relevantes sobre esse conceito para ter uma compreensão mais clara do seu significado!

Surgimento do conceito

O BI tradicional surgiu nos anos 60 como um sistema que era utilizado para o compartilhamento de informações entre organizações empresariais. O seu objetivo era a exploração das informações que eram superficiais naquela época. Com o passar dos anos, o conceito se desenvolveu e em 1980 se tornou um recurso que auxiliava nas tomadas de decisões.

Nos anos 80, esse conceito ainda era limitado e não tinha as características que tem hoje. Ele evoluiu até ser parte de plataformas especializadas e se tornou um modelo de serviços utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Transformou-se em um processo de análise de dados extremamente profundo que auxilia no desenvolvimento saudável dos empreendimentos.

O conceito oferece segurança para as informações e autonomia para os usuários por meio de uma usabilidade flexível que possibilita aos empreendedores entrar no mundo dos dados para a geração de insights importantes. Depois da sua evolução, as práticas de BI estão se tornando cada vez mais conhecidas e estão sendo adotadas pelas empresas do país inteiro.

Infraestrutura tecnológica

O BI é um termo abrangente que engloba infraestrutura, aplicativos, ferramentas e diversas práticas que possibilitam a análise de dados para otimizar as decisões e a performance das empresas. O conceito é muito utilizado para a elaboração de planos de ações que podem ter vários objetivos. Além disso, ajuda a descobrir tendências que estão se desenvolvendo na sociedade.

Com o BI, os insights são transformados em inteligência, que é aplicada em diversas frentes das organizações, principalmente no planejamento estratégico. As informações são essenciais para facilitar o trabalho da gestão de TI de todos os departamentos das empresas em tempos de concorrência acirrada, como o atual.

Uso de soluções inovadoras

Os insights valiosos provenientes das soluções de BI são decorrentes de pesquisas de mercado, técnicas operacionais, comunicação, estudo público, entre outros. O Business Intelligence, portanto, não é uma tecnologia, mas um conceito que inclui o uso de softwares, ferramentas, aplicações e soluções inovadoras que fazem parte do processo de desenvolvimento de estratégias efetivas para o crescimento da empresa.

Processos gerenciais

O BI facilita os processos gerenciais das organizações, e seus resultados podem ser percebidos por todos os envolvidos. Esse conceito transforma e ressignifica o enorme volume de dados coletados pelas soluções para todas as áreas de um negócio. Ele permite que os gestores realizem uma leitura mais profunda das informações, características, variações, histórico e muito mais.

2. Como funciona e por que é importante?

O funcionamento do Business Intelligence depende de uma série de fatores, pois somente a obtenção de informações não agrega valor aos negócios. Na realidade, a coleta dos dados serve para gerar novos pontos de vista e para a aplicação de estratégias diferenciadas. Observe abaixo como funcionam as etapas de BI e por que elas são relevantes!

Coleta de dados

A coleta de dados é a etapa na qual os profissionais determinam que tipo de informação será útil para a empresa e que benefícios serão alcançados com a sua captura. Normalmente, as informações coletadas serão provenientes de vendas, investimentos, custo de produção etc. Nessa fase ocorre a sua limpeza, para que seja selecionado somente o que interessa aos estudos.

A empresa poderá capturar dados para propor melhorias na comunicação e realinhar os seus serviços ou produtos de acordo com os anseios do público, por exemplo. Nesse caso, será necessário fazer a coleta de informações das redes sociais e do comportamento, do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e do histórico de interações com os consumidores ou usuários.

Análise de informações

Após a coleta dos dados, os profissionais vão definir os indicadores responsáveis por interpretá-los. Além do mais, será estabelecido o modo de organização das informações para facilitar a sua comparação e visualização. Os relatórios estarão disponíveis para consultas e atualizações em dashboard, para o acesso de gestores e colaboradores.

Compartilhamento de insights

Nessa etapa são identificados os dados mais relevantes para determinados setores da organização. Os relatórios gerados são enviados para os departamentos de acordo com a área específica. Dessa maneira, os colaboradores e os gestores dessas áreas conseguem trocar ideias, obter e compartilhar insights e tomar as decisões corretas para aprimorar as suas atividades e aumentar os lucros do negócio.

Monitoramento dos resultados

Os insights e os resultados obtidos por meio do processamento de dados precisam passar por revisão e monitoramento contínuo. Se for necessário, os gestores devem buscar novas fontes de informações para alinhar a empresa com os movimentos do público-alvo, do mercado, dos parceiros, dos fornecedores e da própria organização e seus colaboradores.

3. Por que vale a pena modernizar?

O Business Intelligence oferece várias vantagens para as organizações que decidem aplicar as suas práticas. Ele permite a transformação das operações do negócio e a modernização do setor de TI e das estruturas de uma empresa. Com o BI, é possível transformar e modernizar o atendimento ao cliente, as questões da área administrativa e os aspectos referentes ao suporte técnico.

Utilização de ferramentas específicas

Os gestores visualizam quais áreas precisam de direcionamento e modernização para aplicar as soluções de BI. A modernização de BI decorre da implementação do conceito, que ajuda a reduzir os custos, otimizar os processos, obter melhor qualidade dos serviços ou produtos, aumentar a produtividade da equipe, aproveitar novas oportunidades, avaliar o market share, aprimorar as técnicas de benchmarking, entre outros.

A modernização de BI possibilita a identificação de plataformas amplas ou ferramentas específicas que contam com recursos analíticos e melhoram os processos. A atualização dos procedimentos facilita a entrega de projetos dentro do prazo, melhora os índices de produção no chão de fábrica, elimina retrabalhos e minimiza os atrasos que afetam o faturamento e incomodam a diretoria.

Integração dos dados

Modernizar a empresa com o uso de ferramentas de BI ajuda a integrar dados de todos os setores da organização para que os líderes acessem informações profundas sobre as fases de seus projetos. Os gestores obtêm informação qualificada sobre a execução das tarefas, o tempo gasto na sua realização, o período de manutenção e muito mais.

Aplicação de BI e Big Data

Big Data e Business Intelligence são semelhantes, contudo, não são sinônimos. Os conceitos são próximos, mas correspondem a fontes de dados distintas e diferentes estilos analíticos. O BI tem como finalidade ler os dados do mercado e do negócio a fim de encontrar respostas para as questões da organização. Isso engloba a análise de dados estruturados, os quais são classificados e catalogados.

O Big Data é um conceito ainda mais amplo, que atua em conjunto com o BI e envolve uma enorme massa de informações que estão presentes no ambiente virtual. Esses dados não são estruturados, podem ser arquivos de texto e voz, imagens, fotografias, imagens etc. As empresas usam esse conjunto de informação capturado da Rede Mundial de Computadores da maneira que desejarem.

4. Quais os benefícios para a empresa?

A modernização do BI pode trazer vários benefícios para as organizações em virtude do enfoque gerencial que oferece o empoderamento dos negócios. Por exemplo, o lançamento de um produto é realizado após a liderança relacionar as informações dos sistemas internos sobre o relacionamento com os clientes, usar o CRM e cruzar os dados capturados das redes sociais. Confira outras vantagens!

Otimização dos processos

Uma solução de modernização de BI flexível e exclusiva ajuda as organizações no desenvolvimento de estratégias para colocar dados no ponto central da transformação comercial. As inovações tecnológicas otimizam os processos de negócios e oferecem experiências de alto valor para os usuários, além de transformarem e desenvolverem novas maneiras de usar as informações para automatizar a tomada de decisão.

Antecipação de tendências

É possível encontrar no mercado plataformas de desenvolvedores projetadas para ter experiências de dados inovadoras. Uma Interface de Programação de Aplicações confiável possibilita o fornecimento de respostas às perguntas dos líderes e vai além da oferta de painéis estatísticos de BI. As soluções de BI permitem aos gestores antecipar as tendências do mercado para criar o planejamento estratégico anual.

Flexibilidade

O BI fornece aos clientes, funcionários, serviços e produtos informações oportunas para potencializar diversas experiências personalizadas em todos os departamentos de uma empresa. A aplicação de soluções tecnológicas aumenta a segurança da informação e confere flexibilidade por meio do armazenamento dos dados na nuvem, que poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar por meio da internet.

Inovação

A utilização de Big Data em conjunto com o BI aumenta a capacidade de análise de dados de um negócio. Com a união dos dois conceitos, os gestores conseguem coletar e escalar de maneira automática imensos volumes de informações de diversas fontes e tamanhos. O processo decisório é facilitado, e os líderes podem inovar diante das oportunidades incipientes no mercado.

Transformação orientada a dados

O uso das soluções de BI promove a modernização e a transformação das atividades da empresa orientada a dados. Todos os colaboradores que trabalham para a empresa terão acesso às ferramentas e às informações brutas do negócio e poderão fazer escolhas mais rápidas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento das estratégias da organização.

5. Quais os principais recursos?

As ferramentas do Business Intelligence evoluem em um ritmo acelerado e constante no mercado. As soluções que funcionam hoje podem precisar de atualizações para continuar gerando resultados no futuro. O BI tem um potencial incrível de análises e é primordial para os gestores acompanharem as tendências. A seguir, verifique os principais recursos aplicados nas empresas!

Inteligência Artificial

As demandas das organizações por soluções de IA estão crescendo continuamente, se tornando mais inteligíveis e acessíveis para os usuários. Os tipos de análises ofertados por Machine Learning e pela Inteligência Artificial (IA) cooperam de modo eficaz para que os gestores embasem as suas decisões. Essas avaliações empoderam os profissionais especializados que não têm conhecimentos em Tecnologia da Informação.

Os gestores devem utilizar a Inteligência Artificial nas rotinas da empresa como uma ferramenta explicável, transparente e prática. A acessibilidade e a transparência da IA transformam as soluções em instrumentos confiáveis para os empreendimentos. Mas os avanços tecnológicos não dispensam o raciocínio e a capacidade humana para a implementação de inovações nas organizações.

Plataformas de BI

As plataformas de BI possibilitam às pessoas uma forma de interação com uma ferramenta que utiliza comunicação semelhante à conversa humana. Elas são modernas e incorporam os sistemas de Processamento de Linguagem Natural (NLP) em seus procedimentos. As soluções permitem aos usuários a obtenção de respostas humanizadas e ágeis para perguntas complexas.

As inovações promovem a interação entre o sistema e os usuários, que podem ter uma experiência de diálogo analítico, pois compreendem as intenções dos clientes e fornecem respostas úteis. A Linguagem Natural auxilia a tecnologia no atendimento a um público maior, ajuda os gestores, líderes e analistas de empreendimentos, intensifica o relacionamento com as informações e impulsiona as análises.

Extensão de painéis

Para atender as demandas das empresas, as plataformas de BI contam com recursos que tornam a experiência com informações mais produtiva e organizada. Com a análise incorporada, os usuários conseguem trabalhar em ambientes nos quais já estão habituados e, por meio da extensão de painéis, podem acessar dados de outros sistemas ou da nuvem via dispositivos móveis.

6. Como mensurar os resultados?

Como você pode ver, o BI auxilia os gestores a mensurar os resultados obtidos a partir da sua implementação e ajuda a propor melhorias a partir deles. As análises empresariais realizadas com o auxílio da tecnologia servem para avaliar integralmente os processos e efetuar correções, ajustes e mudanças que são cruciais para o sucesso de uma organização.

Entendeu por que vale a pena apostar na modernização de BI na empresa? Saiba que existem empresas especializadas que podem auxiliar a sua organização em seus processos de transformação digital. A SantoDigital é uma organização confiável que ajuda os seus parceiros a adotar as práticas de Business Intelligence e a realizar a migração de serviços para a nuvem.

Quer tirar as suas dúvidas ou deixar a sua opinião registrada? Acesse o nosso site agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: