CRM na nuvem: a evolução natural

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CRM na nuvem: a evolução natural

CRM na nuvem: a evolução natural

O Gerenciamento de Relacionamento com Cliente, mais conhecido como CRM, é um desdobramento de técnicas de marketing focadas no desenvolvimento de meios e de formas de comunicação com o cliente. A ideia por trás dessa ferramenta é estabelecer um bom relacionamento, interagindo de forma eficaz e inteligente, armazenando informações importantes.

Com o passar do tempo e com o surgimento de softwares mais sofisticados, o CRM ganhou plataformas variadas, como Ines CRM, Oracle CRM Ondemand e Microsoft Dynamics CRM. Mais recentemente, empresas têm optado por integrar sistemas de conexão com clientes na nuvem, reafirmando a forte demanda por cloud computing como um recurso para melhorar a performance de um negócio. De acordo com a empresa Gartner, o número de empresas que utilizarão a ferramenta subirá 50% neste ano.

Mas por que implementar a integração entre CRM e a computação em nuvem em seu negócio, em vez de continuar utilizando, por exemplo, a velha intranet? Conheça os três principais motivos — melhoria do serviço oferecido ao cliente, economia de manutenção e de atualização e ganho de tempo — e entenda como essas vantagens se aplicam ao contexto!

Maior produtividade

Geralmente, os CRM são instalados e requerem muito das máquinas por serem programas complexos e por serem inúmeros. Se estiverem instalados nas nuvens, eles rodam pela internet liberando grande parte da memória do computador para outros trabalhos. Esse fator pode parecer simples, mas não é, pois com isso, a produtividade é aumentada exponencialmente.

Fácil manutenção

Enquanto os CRMs rodados em máquinas exigem cuidados constantes para o seu bom funcionamento, na nuvem não é preciso se preocupar com manutenções de infraestrutura que são feitas, na maioria das vezes, automaticamente. Um tempo que pode ser utilizado pelos funcionários, inclusive, para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

Economia financeira

Os programas usuais de CRM demandam atualizações que saem com frequência no mercado. O upgrade é importante, pois a cada nova versão, bugs são consertados e novos recursos são instalados com o objetivo de melhorar o atendimento.

Com a computação em nuvem, essa instalação é automática e não gera custos para a empresa por ser feita automaticamente, dispensando a necessidade de mão de obra. Além disso, dificilmente ela apresentará problemas de funcionamento, por estar sempre atualizada.

Melhoria na agilidade do atendimento ao cliente

Atender às demandas de clientes, acessar dados importantes para determinada tarefa ou mesmo para armazenar um arquivo importante sobre determinado trabalho, pode ser feito de qualquer lugar quando o CRM está nas nuvens. Essa possibilidade promove a maior agilidade nas entregas e, consequentemente, uma melhor prestação de serviços.

Melhor compartilhamento de informações

Por meio de um login de acesso garantido por um administrador, todos da empresa podem acessar arquivos de um determinado cliente. Inclusive funcionários de outros departamentos que, por ventura, precisem de informações para efetuarem trabalhos indiretos, como pagamentos. Assim, o sistema de CRM online garante mais interação entre setores da empresa e possibilitam o seu maior sucesso.

O Google Apps Marketplace possui uma grande quantidade de sistemas de CRM que integram-se totalmente ao Google Apps.

Já está convencido de que o CRM na nuven é a melhor alternativa para uma empresa da área? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco por meio dos comentários!

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