Entenda como iniciar a sua jornada de migração para a nuvem sem riscos!

Home Cloud Computing
Entenda como iniciar a sua jornada de migração para a nuvem sem riscos!

Entenda como iniciar a sua jornada de migração para a nuvem sem riscos!

A migração para a nuvem, hoje, representa uma estratégia de negócio essencial para as empresas que desejam responder rapidamente às mudanças de mercado. Logo, é possível dizer que se trata de um componente de sucesso indispensável para organizações de todos os tamanhos.

E não é para menos: benefícios como alta disponibilidade, escalabilidade, segurança e flexibilidade são fundamentais para as empresas se manterem competitivas e preparadas para lidar com os desafios do dia a dia.

Dessa forma, dada a relevância da adoção da computação em nuvem, é muito importante que o processo de transição seja corretamente planejado e que a jornada de migração ocorra de forma fluida e sem riscos. Continue a leitura para saber como isso é possível!

1. Defina seu objetivo de migração

Antes de iniciar a migração para a nuvem de fato, você precisa se preparar para isso. O nível de detalhes da preparação depende do seu negócio, mas existem algumas etapas básicas que você deve executar.

Primeiro, você deve ter clareza sobre os motivos pelos quais está se mudando para a nuvem. Essa tecnologia oferece muitos benefícios, mas você deve ter certeza do que você está buscando e como a nuvem pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

Pode ser uma boa ideia contar com uma assessoria especializada para definir as melhores estratégias para chegar aos resultados esperados. Durante o processo de migração, as organizações precisam tomar muitas decisões técnicas, e ter um especialista é fundamental para o sucesso do projeto.

2. Escolha seu ambiente de nuvem

Antes de iniciar sua migração para a nuvem, você precisa decidir qual o modelo ideal para a sua estratégia de negócio.

Isso envolve uma série de decisões estratégicas, como a escolha entre nuvem pública ou privada e também de qual tipo de serviço será migrado. Aqui, estamos falando, basicamente, de:

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço)
  • PaaS (Plataforma como Serviço)
  • SaaS (Software como Serviço)

É com base nessas escolhas que será possível desenhar o melhor planejamento para sua migração para a nuvem!

3. Prepare seu ambiente interno para a migração para a nuvem

A adoção da computação em nuvem é mais do que uma mudança de tecnologia. De fato, trata-se, principalmente, de uma mudança de cultura organizacional.

Logo, é muito importante que a alta gerência compartilhe como todos os colaboradores os objetivos da migração e que todos estejam cientes sobre as mudanças que estão por vir.

Da mesma forma, é essencial garantir que todos contem com o suporte técnico necessário, para que possam lidar com as mudanças da forma mais efetiva possível.

Nesse sentido, contar com uma assessoria especializada, como a da SantoDigital, é vital para uma migração para a nuvem sem riscos.

A SantoDigital oferece suporte em todas as etapas de sua jornada de migração, desde o planejamento até depois de concluído o processo. Você ainda conta com treinamentos especializados para utilizar as soluções de Cloud Computing da Google de forma efetiva e segura.

Agora você já sabe como iniciar a sua jornada de migração para nuvem sem riscos. Agora, aproveite descobrir o que faz do Google Cloud Platform a escolha certa para sua empresa!

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: