Cloud computing: por que usar no atendimento ao cliente?

Home Cloud Computing
Cloud computing: por que usar no atendimento ao cliente?
Cloud computing_

Cloud computing: por que usar no atendimento ao cliente?

Nos dias de hoje com a digitalização, os clientes estão em todos os ambientes, principalmente nas redes sociais, sites e aplicativos. Dessa maneira criou-se uma necessidade nas empresas, de um atendimento rápido, personalizado e escalável para uma melhor experiência do cliente.

Uma das tecnologias que vieram para facilitar esse atendimento é o Cloud Computing, que além da sua redução de custos operacionais, todo o ambiente é remoto, desde o atendimento, o desenvolvimento e a sustentação da ferramenta, ele pode atender a grandes demandas em diferentes ambientes.

O que é Cloud Computing?

Conhecida também como “computação na nuvem”, resumidamente, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet.

Sabemos que a experiência do cliente é de extrema importância para uma empresa, não existe nada pior do que ficar horas em uma ligação aguardando atendimento, ou receber respostas prontas e vazias por um chat de atendimento. 

O cloud computing veio para aperfeiçoar os serviços de call center. Falamos a seguir sobre algumas vantagens da nuvem no que diz respeito ao cliente:

  • Economia de recursos financeiros: com o serviço de nuvem, a empresa não necessita de nenhuma instalação ou montagem de infraestrutura, o acesso remoto é cada vez mais simples. Além da redução de gastos, há também a otimização do fluxo de trabalho dos funcionários do atendimento. Com as facilidades que o sistema de nuvem oferece, o profissional pode dedicar seu tempo para criar laços com o cliente, e também elaborar estratégias de vendas e crescimento.
  • Personalização do atendimento: como falamos anteriormente, receber uma resposta pronta por chat é uma péssima experiência para o cliente, com os serviços de nuvem e os dados obtidos “offline”, ocorre a criação de um banco de dados muito mais apurado. Isso permite que o atendente conheça melhor o problema de cada cliente, podendo assim oferecer soluções mais coerentes com seus desejos, expectativas e necessidades.
  • Praticidade: o ponto forte desta tecnologia para a empresa é a interação em tempo real entre atendente e cliente. Além disso, não é necessário se preocupar com nenhum tipo de atualizações ou novas versões, isso ocorre de maneira automática e geralmente é monitorada pelo fornecedor.

Por que usar no atendimento ao cliente?

O mundo tem se atualizado rapidamente da mesma forma, a maneira como clientes se relacionam com empresas também vem mudando. 

O serviço de suporte a consumidores, tão necessário para que uma companhia possa manter consumidores fiéis a sua marca, já é exigido em novos locais. 

Além do telefone e e-mail, consumidores buscam empresas nas redes sociais, páginas da web e até em seus aplicativos de mensagens instantâneas.

Para se adaptar a essa nova realidade, empresas devem buscar novas tecnologias. O cloud computing, por exemplo, fornece flexibilidade, a possibilidade de eliminar custos e tornar serviços mais escaláveis. Assim, o setor de atendimento pode atender a demandas em diferentes ambientes.

Nuvem e chatbots: agilizando rotinas de suporte

Formas de atendimento automatizado a clientes já estão presentes em várias áreas. Os chatbots — também conhecidos como robôs de atendimento — ganharam popularidade nos últimos anos. Eles são uma forma simples, flexível e barata de automatizar processos de atendimento em plataformas digitais.

Um chatbot consegue ser integrado a múltiplas plataformas, como o Facebook Messenger e o aplicativo Telegram. O seu principal objetivo é solucionar problemas simulando uma conversa em linguagem humanizada.

A partir de comandos dados pelo usuário, o robô encontrará dados e realizará tarefas simples. Para serem totalmente funcionais, porém, os chatbots devem ser integrados aos sistemas de atendimento da empresa com o auxílio da nuvem.

Em uma plataforma centralizada, a companhia consegue expandir o número de funções de cada robô, modificar controles e verificar a maneira como cada usuário interage com a solução. Assim, o negócio otimizará continuamente os seus métodos de atendimento ao consumidor.

Cloud computing no atendimento ao cliente: reduzindo custos e flexibilizando operações

Ao integrar o seu call center com a nuvem, a companhia terá acesso a todas as vantagens dos serviços de cloud, gerando um diferencial competitivo para o seu suporte pós-vendas.

O custo operacional do serviço será reduzido, aumentando a capacidade do negócio investir em novas soluções e na otimização dos seus serviços. Ao mesmo tempo, a capacidade de ampliar recursos diminui o número de falhas em sistemas e gargalos operacionais.

Quando a empresa integra o cloud computing em seus canais de atendimento ao cliente, seus profissionais de suporte atuaram lado a lado para solucionar problemas com outros setores.

Tornando o suporte ao cliente integrado e eficiente

Em tempos de crise, empresas devem encontrar formas de manterem-se competitivas e com serviços de baixo custo. 

Integrando o cloud computing no atendimento a clientes, o negócio pode não só aumentar a colaboração entre o setor e outras áreas do negócio, mas também a sua capacidade de fidelizar consumidores por meio de um suporte flexível e de alta performance.

A nuvem dá às empresas a agilidade necessária para atender diversas demandas em diferentes plataformas. Logo, os processos podem ser automatizados, reduzindo custos.

Ao mesmo tempo, a maior escalabilidade operacional permite que todos os atendentes consigam solucionar problemas com agilidade, garantindo que o suporte pós-vendas seja parte de um grande conjunto de processos que fidelizam consumidores e geram lucros a médio e longo prazo.

O contact center AI é uma plataforma do Google cloud 100% integrada à nuvem, utilizada para otimizar o atendimento e a experiência do cliente. É uma tecnologia fundamental que mantém agilidade, elasticidade e eficiência no atendimento ao cliente, inclusive para expandir ou reduzir as necessidades de processamento de acordo com a demanda.

Com o cloud computing teremos um trabalho com informações relevantes para o atendimento do cliente, o que irá transformar a experiência deste de maneira positiva. O objetivo é manter o agente no controle do atendimento, auxiliando-o na tomada de decisões para que seja mais proativo na resolução de problemas.

Podemos concluir que com o uso da inteligência artificial é possível agilizar e melhorar a experiência de atendimento do cliente. Seja qual for o tamanho da sua empresa, esta tecnologia pode trazer muitos benefícios e impulsionar os seus negócios. 

Quer saber como realizar essa transformação na sua empresa? Confira as soluções da SantoDigital!

[rock-convert-cta id=”6713″]

photo credit: Visual Content Facebook Live Audience via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: