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- jan 29, 2024
Nos dias de hoje com a digitalização, os clientes estão em todos os ambientes, principalmente nas redes sociais, sites e aplicativos. Dessa maneira criou-se uma necessidade nas empresas, de um atendimento rápido, personalizado e escalável para uma melhor experiência do cliente.
Uma das tecnologias que vieram para facilitar esse atendimento é o Cloud Computing, que além da sua redução de custos operacionais, todo o ambiente é remoto, desde o atendimento, o desenvolvimento e a sustentação da ferramenta, ele pode atender a grandes demandas em diferentes ambientes.
Conhecida também como “computação na nuvem”, resumidamente, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet.
Sabemos que a experiência do cliente é de extrema importância para uma empresa, não existe nada pior do que ficar horas em uma ligação aguardando atendimento, ou receber respostas prontas e vazias por um chat de atendimento.
O cloud computing veio para aperfeiçoar os serviços de call center. Falamos a seguir sobre algumas vantagens da nuvem no que diz respeito ao cliente:
O mundo tem se atualizado rapidamente da mesma forma, a maneira como clientes se relacionam com empresas também vem mudando.
O serviço de suporte a consumidores, tão necessário para que uma companhia possa manter consumidores fiéis a sua marca, já é exigido em novos locais.
Além do telefone e e-mail, consumidores buscam empresas nas redes sociais, páginas da web e até em seus aplicativos de mensagens instantâneas.
Para se adaptar a essa nova realidade, empresas devem buscar novas tecnologias. O cloud computing, por exemplo, fornece flexibilidade, a possibilidade de eliminar custos e tornar serviços mais escaláveis. Assim, o setor de atendimento pode atender a demandas em diferentes ambientes.
Formas de atendimento automatizado a clientes já estão presentes em várias áreas. Os chatbots — também conhecidos como robôs de atendimento — ganharam popularidade nos últimos anos. Eles são uma forma simples, flexível e barata de automatizar processos de atendimento em plataformas digitais.
Um chatbot consegue ser integrado a múltiplas plataformas, como o Facebook Messenger e o aplicativo Telegram. O seu principal objetivo é solucionar problemas simulando uma conversa em linguagem humanizada.
A partir de comandos dados pelo usuário, o robô encontrará dados e realizará tarefas simples. Para serem totalmente funcionais, porém, os chatbots devem ser integrados aos sistemas de atendimento da empresa com o auxílio da nuvem.
Em uma plataforma centralizada, a companhia consegue expandir o número de funções de cada robô, modificar controles e verificar a maneira como cada usuário interage com a solução. Assim, o negócio otimizará continuamente os seus métodos de atendimento ao consumidor.
Ao integrar o seu call center com a nuvem, a companhia terá acesso a todas as vantagens dos serviços de cloud, gerando um diferencial competitivo para o seu suporte pós-vendas.
O custo operacional do serviço será reduzido, aumentando a capacidade do negócio investir em novas soluções e na otimização dos seus serviços. Ao mesmo tempo, a capacidade de ampliar recursos diminui o número de falhas em sistemas e gargalos operacionais.
Quando a empresa integra o cloud computing em seus canais de atendimento ao cliente, seus profissionais de suporte atuaram lado a lado para solucionar problemas com outros setores.
Em tempos de crise, empresas devem encontrar formas de manterem-se competitivas e com serviços de baixo custo.
Integrando o cloud computing no atendimento a clientes, o negócio pode não só aumentar a colaboração entre o setor e outras áreas do negócio, mas também a sua capacidade de fidelizar consumidores por meio de um suporte flexível e de alta performance.
A nuvem dá às empresas a agilidade necessária para atender diversas demandas em diferentes plataformas. Logo, os processos podem ser automatizados, reduzindo custos.
Ao mesmo tempo, a maior escalabilidade operacional permite que todos os atendentes consigam solucionar problemas com agilidade, garantindo que o suporte pós-vendas seja parte de um grande conjunto de processos que fidelizam consumidores e geram lucros a médio e longo prazo.
O contact center AI é uma plataforma do Google cloud 100% integrada à nuvem, utilizada para otimizar o atendimento e a experiência do cliente. É uma tecnologia fundamental que mantém agilidade, elasticidade e eficiência no atendimento ao cliente, inclusive para expandir ou reduzir as necessidades de processamento de acordo com a demanda.
Com o cloud computing teremos um trabalho com informações relevantes para o atendimento do cliente, o que irá transformar a experiência deste de maneira positiva. O objetivo é manter o agente no controle do atendimento, auxiliando-o na tomada de decisões para que seja mais proativo na resolução de problemas.
Podemos concluir que com o uso da inteligência artificial é possível agilizar e melhorar a experiência de atendimento do cliente. Seja qual for o tamanho da sua empresa, esta tecnologia pode trazer muitos benefícios e impulsionar os seus negócios.
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