Fique por dentro das tendências de tecnologia do Gartner para 2021

Home Inteligência Artificial
Fique por dentro das tendências de tecnologia do Gartner para 2021
gartner 2021

Fique por dentro das tendências de tecnologia do Gartner para 2021

O Gartner faz as previsões anuais das tendências tecnológicas que serão implementadas pelas empresas de acordo com a realidade de cada momento e as condições da economia.

De acordo com a situação do mercado, os profissionais conseguem prever os tipos de tecnologia que conseguirão atender com eficiência as organizações no ano seguinte.

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais tendências de tecnologia do Gartner 2021 e o que é preciso saber sobre elas para se manter atualizado. Por outro lado, forneceremos detalhes sobre:

  • Internet of Behaviors (IoB);
  • Total Experience (TX);
  • nuvem distribuída;
  • engenharia de Inteligência Artificial;
  • operações de qualquer lugar;
  • malha de cibersegurança;
  • hiperautomação;
  • negócio inteligente combinável;
  • entre outras.

Quer entender a importância de estar atento a essas tendências para se manter atualizado? Leia este artigo e saiba como essas tecnologias podem contribuir para o seu negócio!

Saiba o que faz o Gartner

O Gartner é uma das maiores consultorias que atuam no ramo da tecnologia a nível mundial.

Ele fez várias previsões para 2021 e apontou as principais tendências estratégicas que serão as responsáveis pela geração de oportunidades nos próximos anos.

O Gartner trata-se de um líder que faz pesquisas e realiza o aconselhamento de empresários em todo o mundo.

De acordo com o Gartner, as empresas precisam se adaptar às possibilidades de mudanças dos negócios do futuro, obter plasticidade organizacional e resiliência operacional.

A consultoria dividiu as tendências que proporcionarão o sucesso dos empreendimentos em 3 temas distintos: entrega resiliente, independência de localização e centricidade nas pessoas.

Entenda por que o Gartner é importante para as empresas

A consultoria Gartner é relevante porque as empresas que ficam atentas às suas predições, têm mais chances de obter o crescimento almejado e o sucesso em suas atividades.

As tendências reveladas referem-se à contenção dos custos, desafios críticos de segurança e experiência dos cidadãos. A transformação digital obrigou os gestores a procurar opções para maximizar a performance.

As tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner poderão acelerar o processo de digitalização, bem como otimizar as ofertas de serviços.

Os analistas avaliaram os desafios decorrentes da crise mundial e da necessidade de flexibilidade nos modelos operacionais. Segundo eles, a pandemia do novo coronavírus acelerou a inovação digital, inclusive no setor público.

A lista das tendências estratégicas desses profissionais para a área pública inclui:

  • segurança adaptativa;
  • identidade digital do cidadão;
  • modernização legada acelerada;
  • gerenciamento de caso como serviço (CMaaS);
  • qualquer coisa como serviço (XaaS);
  • empresa governamental compostável;
  • engajamento multicanal do cidadão;
  • compartilhamento de dados como um programa Gartner;
  • análise operacionalizada Gartner;
  • serviços públicos hiperconectados.

Compreenda as tendências de tecnologia do Gartner 2021

Segundo os analistas da consultoria especializada, as legislações voltadas à proteção dos dados estão amadurecidas, mas os riscos de privacidade se tornaram maiores nos últimos tempos.

Diante disso, as tecnologias destinadas à proteção das informações são uma tendência até o ano de 2025. Veja, a seguir, as principais tendências relacionadas ao ano de 2021!

Internet of Behaviors (IoB)

As tecnologias estão capturando e utilizando a experiência digital dos consumidores durante sua rotina diária.

Consequentemente, a internet orientada aos novos comportamentos é uma tendência que combina Big Data, rastreamento de localização, reconhecimento facial etc.

Com ela, haverá a combinação e o processamento de dados provenientes de várias fontes para influenciar a conduta humana.

Total Experience (TX)

Uma das principais tendências previstas pelo Gartner é a experiência total, que faz a conexão das experiências dos clientes, dos usuários e dos colaboradores com a multiexperiência.

Os analistas esperam que as empresas consigam superar a concorrência por meio dessa combinação e promover maior satisfação do público. Essa estratégia se torna essencial devido às interações virtuais, móveis e distribuídas.

Nuvem distribuída

Esse tipo de nuvem comporta serviços distribuídos para locais físicos distintos enquanto a governança, a operação e a gestão ficam sob a responsabilidade do provedor.

Ela oferece um ambiente ágil para empresas com requisitos de residência de dados, baixa latência e necessidade de reduzir os custos referentes aos dados. A maioria das plataformas fornecerá essa modalidade de serviço.

Engenharia de Inteligência Artificial

Os pilares da engenharia da Inteligência Artificial são DataOps, DevOps e ModelOps. Essa tendência facilitará a escalabilidade, performance, confiabilidade e interpretabilidade dos modelos, bem como agregará valor maior aos investimentos realizados.

Mais da metade dos projetos dessa área iniciam com a prototipagem e vão até a produção, incluem gráficos de conhecimento e Machine Learning.

Operações de qualquer lugar

Nos próximos dois anos, quase metade das empresas já operarão de qualquer lugar, oferecendo experiências físicas e virtuais aprimoradas para colaboradores e consumidores.

O novo modelo operacional de TI dará suporte para os clientes e permitirá que os funcionários tenham acesso aos recursos e ferramentas corporativas de onde estiverem para realizar o trabalho remoto.

Malha de cibersegurança

A malha de segurança cibernética, ou Cybersecurity Mesh, possibilitará o acesso aos ativos digitais de forma segura por qualquer pessoa.

A tendência vai separar as políticas aplicadas às tomadas de decisões por meio de um modelo em nuvem e permitirá que o perímetro de segurança seja definido pela identidade das pessoas.

Hiperautomação

A hiperautomação é irreversível e inevitável de acordo com os analistas do Gartner. Ou seja, se algo puder ser automatizado dentro das empresas, assim será.

Essa abordagem será usada pelas organizações para examinar e identificar os negócios aprovados e o número de processos de TI. Ela é a chave para a resiliência e a excelência operacional digital.

Negócio inteligente combinável

Intelligent Composable Business: esses são termos de origem inglesa cuja tradução significa negócio inteligente combinável. Com o auxílio dessa tecnologia, os negócios poderão ser rapidamente adaptados às mudanças do mercado.

Eles se tornarão combináveis e modificarão de forma radical as estruturas, e as tomadas de decisões se tornarão ainda mais ágeis. Essas empresas vão originar novos produtos, canais e serviços.

Agora você já está por dentro das tendências de tecnologia do Gartner 2021 para os próximos anos!

Saiba que é muito importante estar atento às inovações tecnológicas para se manter atualizado e compreender de que forma essas tecnologias podem contribuir para a sua empresa em diversos aspectos.

As soluções inovadoras trarão muitos benefícios para os negócios. E, a SantoDigital por ser uma empresa experiente em serviços de cloud computing e pode te ajudar.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o texto nas suas redes sociais agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: