DataOps: o que é, porque usar e como implementar

Home Big Data
DataOps: o que é, porque usar e como implementar
dataops

DataOps: o que é, porque usar e como implementar

Falar sobre o desenvolvimento de um negócio sem considerar os avanços da tecnologia é contraproducente. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher só uma solução em Tecnologia da Informação (TI) e Business Intelligence (BI) — aliados fundamentais para o avanço de qualquer empreendimento. É por essa razão que trouxemos este conteúdo sobre DataOps.

Continue acompanhando e confira como essa solução funciona, seus benefícios e por que você deve implementá-la em sua organização o quanto antes. Veja, abaixo!

Entenda o que é o DataOps

Em suma, ele funciona como uma combinação do DevOps — abrange os conceitos da engenharia de software —, do Ágil, bem como do Controle de Processos Estatísticos. Assim, reúne boas práticas capazes de reduzir as complicações existentes entre os setores analíticos e de desenvolvimento.

Podemos dizer que ele efetiva o que foi aprendido com o DevOps para a análise e gestão de informações. Afinal, as operações de dados não são um produto, mas um serviço. Seu intuito é estabelecer uma metodologia de aprimoramento de dados a partir da automação mais adequada.

Confira seu funcionamento, na prática

Essa solução une perfeitamente todos os times envolvidos no ciclo de dados, a fim de utilizá-los a favor das empresas, com total agilidade e sob os requisitos de governança ideais. 

Sabemos que a cultura da ciência e da engenharia de dados foi capaz de unificar o trabalho dos analistas de infraestrutura, desenvolvedores, equipes de apoio, especialistas em dados e outros profissionais da área, de forma colaborativa.

Dessa forma, tornou-se possível fazer um “pente fino” em cada etapa que envolve as operações de dados, para que essas informações cheguem ao usuário final de modo mais refinado possível.

Nesse aspecto, o grande objetivo do DataOps é proporcionar o desenvolvimento de projetos de dados com máxima qualidade, permitindo que insights excelentes sejam entregues em tempo hábil.

Saiba como ele pode se encaixar em sua empresa

O conceito de DataOps é totalmente palpável para qualquer tipo de organização que trabalha com dados, mas se encaixa como uma luva na arquitetura de microsserviços. Contudo, vale destacar a importância de contar com o suporte de profissionais especialistas em Data Science, além do apoio da engenharia de software.

Dessa forma, você consegue otimizar a performance dessa solução, não a restringindo ao Machine Learning.

Descubra quais são os principais benefícios do DataOps

Implementar um sistema como esse trará impactos significativos aos projetos da sua empresa. Entre os maiores benefícios, veja quais são os destaques.

Avalia seus processos

Com as inovações trazidas pelo Data Science, é indiscutível a necessidade que toda empresa tem de fazer uma boa gestão de dados. Afinal, quem não conseguir se adaptar a esse cenário, dificilmente alcançará o sucesso desejado.

Nesse sentido, quem consegue adotar estratégias mais eficientes, baseadas em informações de qualidade, sai na frente no mercado. Com as práticas baseadas em DataOps, a empresa consegue otimizar seus processos, garantindo melhores entregas.

Melhora a colaboração

Com o DataOps, sua empresa consegue manter as equipes de setores distintos operando simultaneamente nas diferentes etapas de um projeto. Isso porque o sistema opera a partir de squads interdisciplinares. Esses grupos cumprem seu papel com uma equipe interdisciplinar, seja presencialmente, seja remotamente ou conforme sua empresa deseje. 

Diminui as taxas de erros

O número de falhas diminui consideravelmente, pois o DataOps conta com um sistema automatizado, com versionamento e governança de tudo o que está relacionado aos dados. Assim, possíveis erros são identificados com maior antecedência e facilidade, permitindo que os ajustes necessários sejam feitos com mais rapidez, melhorando a precisão nas entregas de dados.

Reduz o período do ciclo de mudança

Um dos maiores obstáculos de qualquer tomada de decisão baseada em dados são os longos períodos de um ciclo de mudança. Esse problema acontece porque os processos mais antigos são ultrapassados para os dias atuais. Nesse sentido, é extremamente importante acompanhar os avanços tecnológicos.

Frente a essa problemática, o DataOps se mostra como a solução ideal, pois é capaz de acelerar significativamente o tempo do ciclo de mudança, devido aos testes e avaliações constantes que realiza com muito mais eficiência e agilidade.

Aprenda a implementá-lo em sua organização corretamente 

Agora que você já entendeu o conceito de DataOps e seus maiores benefícios, chegou a hora de aprender como implementá-lo em sua empresa. Veja mais, a seguir.

Alinhe seu time de TI

Antes de fazer qualquer mudança em sua organização, você precisa alinhar sua equipe de TI. Isso porque a solução funciona com base na integração dos profissionais da área de dados.

Para fazer isso, comece uma reunião estratégica do que precisa ser feito. Desse modo, as funções do DataOps poderão atingir a capacidade máxima e gerar melhores resultados para a empresa.

Teste seu fluxo de dados

Depois de unificar seu time de TI, faça a testagem do fluxo de dados. Vale promover testes autônomos para garantir o melhor controle de como as informações são coletadas, processadas e analisadas. Portanto, jamais ignore essa etapa, pois ela é fundamental para identificar possíveis erros e, assim corrigir as falhas.

Use em diferentes ambientes

Implementar o DataOps é um processo que deve incluir a empresa como um todo. Por isso, não deixe de expor ideias e colocar a ferramenta em prática nos diversos ambientes da sua organização, como contêineres, espaços virtuais e computadores extras.

Invista em armazenamento simples

Como a dica já expõe, um armazenamento mais simplificado facilita a coleta e o tratamento de dados na empresa. Nesse estágio, vale considerar implementar uma solução de cloud computing.

Tente padronizar os processos

Com o DataOps, você recebe a chance de integrar os processos internos da sua empresa. Por isso, tente ao máximo não usar códigos e fórmulas diferentes em suas atividades, mantendo certa padronização. Isso facilitará o trabalho dos times na hora de identificar e corrigir possíveis erros no sistema.

Em um mercado altamente competitivo, que abraça as revoluções digitais, é essencial para toda empresa se adaptar às mudanças e modernizar seus processos. Nesse sentido, o DataOps surge como uma ótima solução para aqueles que buscam aprimorar seus fluxos e unificar os setores internos.

Quer saber como implantar os benefícios do DataOps na sua empresa? Então, entre em contato com a SantoDigital e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: