8 benefícios de usar uma solução virtual para armazenamento de dados

Home Segurança
8 benefícios de usar uma solução virtual para armazenamento de dados
solução virtual para armazenamento de dados

8 benefícios de usar uma solução virtual para armazenamento de dados

A solução virtual para armazenamento de dados é, talvez, umas das tecnologias que mais vêm ganhando importância para empresas de qualquer segmento e porte.

Na prática, essa ferramenta permite a padronização e a organização dos arquivos, facilitando o compartilhamento e a edição desses materiais corporativos.

Nesse sentido, tanto os gestores quanto os colaboradores conseguem aproveitar suas vantagens.

O processo de consulta de informações se torna mais rápido, eficiente e organizado, além de facilitar a monitoração de quem acessa determinados documentos.

Quer saber mais benefícios da solução virtual para armazenamento de dados? Acompanhe o conteúdo, a seguir!

1. Diminuição de custos

Um dos maiores benefícios é a redução dos gastos, especialmente, em infraestrutura, já que a tecnologia dispensa a necessidade de grandes investimentos em equipamentos próprios. Eventualmente, tais materiais ficariam obsoletos com o tempo de uso.

Dessa forma, as soluções virtuais oferecem, justamente, o que as empresas precisam. Assim, seu negócio só precisa pagar pelo que realmente for usar.

Outra vantagem dessa economia engloba a melhor utilização do espaço físico, bem como a diminuição do gasto de energia elétrica, que seria aplicada na alimentação e refrigeração de vários servidores.

2. Simplificação das instalações

Outra vantagem de usar uma solução virtual para armazenamento de dados em sua empresa é a simplificação das instalações. Em muitos casos, a implementação do sistema é feita em poucos cliques.

Caso haja a necessidade de fazer um backup, o negócio recebe todo o suporte para a recuperação facilitada, bem como para a migração de ambientes — evitando a reinstalação e reconfiguração do sistema.

3. Segurança de dados

Usando uma máquina virtual, você pode definir o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requisitos de segurança, ferramentas distintas e a operação ideal para suas necessidades. Além disso, cada VM (Máquina Virtual) se localiza distante das demais.

Ao usar máquinas virtuais para cada serviço, as vulnerabilidades presentes em um deles não vai prejudicar os outros. Eles podem ser isolados e independentes um do outro e, até mesmo, ter autonomia em relação ao hospedeiro.

Além de outras possibilidades de segurança, as soluções de armazenamento também oferecem acesso controlado a dados sigilosos e propriedade intelectual, garantindo sua proteção no Data Center da empresa.

4. Resultados mais precisos

Essa é mais uma vantagem trazida pela solução virtual para armazenamento de dados. Quando o problema envolve uma decisão de negócios, idealmente, deve ser bem fundamentado.

Mais informações permitem uma análise mais rigorosa da situação e ajudam a fazer a escolha certa. Ao mesmo tempo, toda decisão tem o seu timing; demorar demais pode resultar na perda da oportunidade.

Como o armazenamento dos dados da empresa é feito de forma mais estratégica e estruturada, o processo se torna mais simples e eficaz.

Analisar e pesquisar informações é uma operação realizada de forma mais rápida, que garante que os gestores possam tomar decisões melhores e mais oportunas.

O uso de dados na nuvem torna mais fácil garantir a tomada de decisão dinâmica, a qualquer hora e em todo lugar. Por exemplo, uma loja pode usar dados de vendas do período anterior para determinar a quantidade de estoque para repor.

Com isso, comprará os materiais com antecedência e na quantidade correta.

5. Disponibilidade e desempenho

A virtualização de armazenamento pode fazer melhor uso do hardware, porque reduz a ociosidade do equipamento por meio do compartilhamento entre VMs. Use máquinas virtuais para simular toda a rede, incluindo redes heterogêneas. 

Você também pode adotar um sistema operacional que não tenha compatibilidade de hardware e usar recursos virtualizados. Dessa forma, poderá testar ou até economizar, adquirindo um hardware de baixo custo.

Outra vantagem está na adaptação a diferentes cargas de trabalho, porque o software de virtualização realoca dinamicamente os recursos de hardware de uma máquina virtual para outra.

A VM também pode ser usada como ambiente de desenvolvimento para evitar falhas de configuração e/ou execução e, até mesmo, vírus que danifiquem o hardware da máquina.

6. Gerenciamento avançado

Uma solução virtual para armazenamento de dados permite o gerenciamento de uma interface integrada, sem a necessidade de treinamento especial em ferramentas.

Algumas ferramentas já existentes no mercado possibilitam, até mesmo, o gerenciamento de um único painel de armazenamento, processamento e rede, por meio de monitoramento avançado de desempenho e capacidade.

7. Flexibilidade e escalabilidade

A infraestrutura técnica pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a demanda do negócio. Caso sua empresa esteja crescendo rápido demais, não precisará investir em mais infraestrutura física prontamente. Basta contratar mais recursos de forma automática.

Algumas das soluções de armazenamento usam uma tecnologia que favorece a flexibilização e a escalabilidade do desempenho, conforme a necessidade aparece.

Assim, o software consegue adicionar novos drives automaticamente, eliminando assim atualizações complicadas e caras. Isso também é possível se a empresa precisar demitir funcionários no futuro ou trabalhar com uma equipe reduzida em determinados períodos.

8. Facilidade de compartilhamento

A nuvem é a ferramenta perfeita para trocar dados instantaneamente. Uma solução virtual para armazenamento de dados permite o acesso de várias pessoas, tornando esse serviço uma ferramenta perfeita para trabalho remoto e interno.

As pessoas precisam enviar dados todos os dias. Se você trabalha com funcionários internos ou prestadores de serviços freelancers, por exemplo, pode compartilhar arquivos com eles mais rapidamente do que com o uso de e-mail.

Você pode armazenar na nuvem qualquer arquivo e conceder o acesso a um número seleto de pessoas. Mesmo que não esteja no trabalho, você pode usar seu espaço de armazenamento pelo smartphone e resolver seus negócios online.

Essa oportunidade de colaboração reduz a lacuna entre as pessoas, para que todos possam entregar seus produtos de trabalho com mais agilidade do que nunca.

Essas são as principais vantagens de usar uma solução virtual para armazenamento de dados em sua empresa.

Para escolher a ferramenta ideal, é importante analisar os diversos tipos de soluções de armazenamento de dados, suas funções e como eles podem suprir as necessidades da sua organização. Assim, poderá fazer uma escolha bem planejada.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a SantoDigital e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: