Como a integração com APIs pode aumentar a produtividade das empresas?

Home Cloud Computing
Como a integração com APIs pode aumentar a produtividade das empresas?

Como a integração com APIs pode aumentar a produtividade das empresas?

Os últimos anos foram fundamentais na transformação digital. Agora, diversas tecnologias que surgiram ou foram aprimoradas estão convergindo para um trabalho conjunto para que as empresas alcancem melhores resultados. Nesse sentido, o poder da integração com APIs surge como uma das maiores tendências para os próximos anos, muito em função do seu impacto na produtividade.

Em um mundo tecnológico tão competitivo quanto hoje, no qual manter as organizações à frente exige muito talento e esforço, é vital entender a influência das interfaces de desenvolvimento de aplicativos nos negócios. Continue a leitura para entender melhor!

Como a integração com APIs funciona?

Uma API é um endpoint para dados que permite que duas aplicações se comuniquem. Em outras palavras, é uma espécie de mensageiro que entrega sua solicitação ao provedor do qual você está requerendo informação e, em seguida, entrega a resposta de volta para você.

Imagine uma API como um garçom em um restaurante, que faz o intermédio entre você (cliente) e a cozinha. Ela poupa você do trabalho de ir até a cozinha fazer o pedido e, depois, buscar o prato.

Como a integração de APIs pode aumentar a produtividade?

Como descrito anteriormente, uma API faz com que duas aplicações distintas se comuniquem. Isso, dentre outras coisas, permite que diversas tarefas sejam automatizadas em pouco tempo e esforços de sua equipe.

Confira algumas formas de como é possível melhorar a produtividade na sua empresa com a integração com APIs:

Colaboração mais eficiente. Quando os componentes de software se comunicam por meio de uma API, eles passam a contar com os mesmos formatos de dados, os mesmos requisitos para os parâmetros obrigatórios e opcionais e as mesmas dependências entre os campos.

Dessa forma sua equipe de trabalho não precisa perder tempo formatando e configurando relatórios. Isso, na prática, cumina na redução de tempo e trabalho na execução de diversas atividades do dia a dia.

Desenvolvimento de recursos mais consistente. Com uma API abrangente criada para todo o processo de negócios, você pode inserir diversos novos recursos simultaneamente a diversos setores que compartilham informações. Isso contribui, entre outras coisas, para uma maior padronização e eficiência na operação.

Otimização dos fluxos de trabalho. Este benefício da integração com APIs é uma consequência lógica dos descritos anteriormente. Com maior eficiência de colaboração e desenvolvimento mais fácil, você pode criar fluxos de trabalho mais funcionais e alocar recursos de maneira mais vantajosa.

Quer alguns exemplos?

Recentemente, o Google lançou uma nova API para ajudar as empresas a automatizar os principais processos baseados na aplicação Documentos.

Essa API pode trazer grandes benefícios para organizações que geram muitos documentos repetitivos, como contratos, propostas comerciais, relatórios e faturas.

Os aplicativos podem ser integrados à API do Google Docs para criar documentos a partir de dados do usuário ou dados do sistema, permitindo que as organizações automatizem processos manuais e criem documentos em grande escala.

A API pode ser usada para criar um novo arquivo, recuperar o conteúdo de um documento específico ou atualizar automaticamente um lote de documentos especificados.

Além desse exemplo citado, você pode desenvolver APIs para atender às necessidades do seu negócio.

Imagine que você queira automatizar um processo financeiro de cobrança em sua empresa. Você pode desenvolver uma API integrada com seu CRM para completar os dados em templates prontos, economizando tempo e recursos.

Você possui uma infinidade de outras possibilidades. Para isso, basta contar com uma empresa especialista em desenvolver APIs que integram suas soluções de TI e, assim, aumentam a produtividade de sua empresa.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como a integração com APIs pode gerar mais benefícios para sua empresa. Se você gostou deste conteúdo, então também vai gostar de saber como a personalização da Cloud Computing pode impactar na produtividade. Boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: