- 4 minutos
- nov 18, 2024
Foi-se o tempo em que só estar presente na Internet era o suficiente. Hoje, apenas ter um site na rede não basta para conquistar clientes: é preciso monitorar, verificar o que está funcionando, encontrar as falhas, descobrir quais são os pontos positivos que retêm seu usuário e o que precisa ser mudado.
Por sorte, já existem hoje diversas ferramentas para facilitar o monitoramento do seu site. Uma das mais usadas e completas é o Track Event, do Google Analytics. Interessado? Então aproveite para conhecer mais sobre ela:
O Track Event é uma ferramenta encontrada na API (sigla para Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programas de Aplicativos) do Google Analytics, um dos instrumentos mais importantes para monitorar os dados do seu site. Criada pelo Google, essa API pode ser usada gratuitamente por qualquer usuário. Se você utilizar a versão em português, provavelmente encontrará essa ferramenta como “Acompanhamento de Eventos”.
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que o Google classifica como “evento” para que você entenda do que se trata o Track Event. Eventos são todas as interações do usuário com o conteúdo apresentado no site (incluindo, por exemplo, downloads feitos, cliques em banners e anúncios, uso de gadgets implementados no site, elementos em Flash e AJAX, entre outros). Resumindo: evento é toda a interação do usuário com seu portal.
Para usar esta ferramenta, é preciso que você configure corretamente o seu site a fim de implementar o Google Analytics. A configuração é bastante simples: basta instalar o código nas linhas de programação do seu site e confirmar que você é o dono do domínio ligado à conta do Analytics (se você não está habituado com ele, veja essas 5 dicas essenciais para configurar o Analytics. Caso as dúvidas permaneçam, siga o passo-a-passo do Google).
Após a instalação da API no seu site, basta seguir as instruções do Google para configurar o Track Event e colocar o código na sua página. Se tudo estiver correto, as informações coletadas já serão mostradas automaticamente da próxima vez que você acessar seu painel de acompanhamento, clicando na aba “Comportamento” e depois em “Eventos”.
Saber a forma como seu cliente se comporta dentro do seu site é fundamental para saber quais pontos estão chamando a atenção dele. Assim, você será capaz de perceber o que obtém sucesso e o que não consegue a interação dos usuários. Essas informações coletadas são uma espécie de alerta sobre o que deve ser modificado na sua página.
Além disso, o desenho da interação do usuário mostra que tipo de conteúdo mais o atrai. Ele clica bastante em determinados tipos de banner? Ele baixa determinados tipos de e-book? Ele clica em vídeos de acordo com a chamada de texto realizada? É possível levantar essas e muitas outras informações relevantes ao observar os eventos rastreados pelo Track Event.
Entender o que pode ser aprimorado ou o que não deve ser feito de forma alguma também é importante para o planejamento de futuras ações. Com essas informações em mãos, é possível ter insights assertivos que podem resultar em ações criativas e bem sucedidas.
E aí, o que achou do Track Event? Essa ferramenta é útil para o monitoramento do seu site? Conheça o Google Apps for Work e veja como ele pode revolucionar o trabalho da sua equipe!