Quais os benefícios do People Analytics? Confira como funciona

Home Data Analytics
Quais os benefícios do People Analytics? Confira como funciona
people analytics

Quais os benefícios do People Analytics? Confira como funciona

Conforme a necessidade de atuar de forma estratégica cresce, o setor de RH (Recursos Humanos) vem incorporando novas ferramentas e tecnologias para tornar sua gestão de desempenho ainda mais eficiente. Uma delas é o People Analytics, capaz de otimizar todo o trabalho da área.

Segundo a IBM, cerca de 90% dos dados que circulam pelo globo atualmente foram criados somente nos últimos dois anos. Contudo, 80% desses dados, em sua grande maioria empresariais, não estão estruturados, e menos de 1% é estudado. 

Isso significa que, apesar de muitas organizações considerarem o investimento em tecnologias e novas metodologias para análise de dados essencial, apenas uma pequena parcela é destinada ao setor de RH. Veja, a seguir, os benefícios que apostar em Analytics pode gerar para a sua empresa!

Entenda o que é o People Analytics

Trata-se de uma abordagem orientada por dados, que coleta, organiza e faz o diagnóstico das informações sobre as equipes de uma empresa. Tudo isso é feito por meio de softwares que cruzam dados de fontes distintas, a fim de aprimorar a gestão do setor de RH.

Além disso, também é usado como análise de talentos. Dessa forma, os gestores e diretores podem tomar importantes decisões com maior precisão sobre suas equipes e forças de trabalho. É possível monitorar de perto e instantaneamente aspectos como produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Saiba como o People Analytics funciona

Veja, abaixo, como o processo dessa metodologia funciona.

Coleta

Nessa etapa, são coletados todos os dados que serão analisados pela metodologia. As informações podem ter origem em redes sociais, pesquisas internas com candidatos, a partir do currículo dos interessados, de antigos sistemas de gestão e outros.

Cálculo

Aqui, é feita a análise de todas as informações coletadas e armazenadas. Quanto maior for a variedade dos dados recolhidos, maiores serão as possibilidades de análise. 

Nesse estágio, os gestores costumam receber as respostas para todas as questões levantadas previamente e que julgaram ser relevantes. Elas chegam de forma clara e bem estruturada, o que torna o próximo passo bem mais simples.

Análise

É nessa parte que as reais possibilidades e benefícios do People Analytics aparecem e demonstram seu potencial para transformar a gestão do RH do seu negócio. Com a análise de dados e cálculos finalizada, você conseguirá tomar decisões com maior embasamento para a empresa, impulsionando seu crescimento. Assim, será capaz de identificar novas tendências, possíveis lacunas, forças e fraquezas da sua organização e equipe com um todo.

Modelagem

Nessa fase, é feito o cruzamento de todas as informações, números, variáveis e pesquisas coletadas previamente. Com esses dados, você pode saber, por exemplo, a relação entre a escolaridade dos seus colaboradores com as promoções que eles recebem. Também poderá identificar o tempo de casa com o aumento no salário recebido, entre outros fatores.

O ponto é que, a partir de agora, poderá elaborar estratégias mais sólidas para aprimorar a estrutura da sua equipe, dar benefícios de incentivo ou mesmo criar campanhas de conscientização, se necessário.

Conheça as vantagens do People Analytics

No geral, o gerenciamento de pessoas é orientado pela intuição dos gestores que, com o tempo de experiência em liderar times, se acostumaram a desenvolver equipes e guiá-las conforme seus resultados de sucesso. Mas, quando a bagagem profissional do líder não é suficiente, como apurar comportamentos e criar times alinhados?

Para isso, é fundamental implementar um bom sistema de People Analytics, a fim de reduzir falhas drasticamente. Confira, a seguir, suas vantagens.

Contratações acertadas

Recrutar pessoas com base em dados pode ser uma ideia assustadora para alguns profissionais. Mas, em um processo de seleção analítico, isso garantirá a escolha que realmente esteja alinhada com o perfil da empresa e do trabalho.

Graças a perguntas padronizadas para cada cargo, é feita uma análise correta do perfil comportamental de cada novo candidato. Assim, pode-se contratar o profissional mais adequado. Com isso, também é possível planejar o tempo e adaptação do novo funcionário, além de possíveis conflitos com a equipe de trabalho.

Ações e resultados mensuráveis

Com a análise de dados preditiva, você pode saber qual é o efeito de uma ação, antes mesmo de executá-la. O sistema pode até exibir os resultados de determinado evento anterior.

Não seria muito mais confortável lidar com uma situação, sabendo antecipadamente que efeito suas decisões teriam em sua equipe de trabalho? Dessa forma, seria mais fácil tomar decisões e se preparar para possíveis contratempos.

Maior controle de processos

O departamento de RH é composto por inúmeros subsistemas, o que exige do gestor muita habilidade para balancear cada função. O People Analytics ajudará a controlar, com muito mais facilidade, aspectos como:

  • clima organizacional;
  • plano de cargos e salários;
  • processos seletivos;
  • treinamentos e capacitações.

Todos esses fatores ficarão interligados por um único sistema, que fornecerá dados concretos para cada tomada de decisão.

Melhor rendimento do RH

Com todos os subsistemas organizados, os profissionais de RH poderão trabalhar com mais tranquilidade e buscarão novas soluções para o desenvolvimento da equipe, atuando estrategicamente para aumentar a produtividade. Com melhores resultados, é natural que o setor cresça, afetando toda a empresa.

Redução de custos

Essa metodologia também consegue identificar possíveis lacunas nos processos de trabalho e, assim, evitar eventuais falhas no recrutamento e seleção de novos funcionários. Isso ajuda a montar uma equipe mais consistente e reduz a rotatividade. 

O People Analytics auxilia no planejamento de capacitações internas. Desse modo, a empresa gastará menos com treinamentos, contratações, demissões e falta de produtividade.

Viu como o People Analytics pode ajudar no RH do seu negócio? Independentemente do tamanho da sua empresa, é perfeitamente possível implementá-lo em sua estrutura corporativa. Para isso, é necessário escolher o software ideal, treinar a equipe para utilizá-lo corretamente, avaliar a qualidade dos dados gerados, focar as áreas relevantes para a organização e incrementar os recursos de análise de informações na equipe.

Agora que você já está familiarizado com o People Analytics, siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e Instagram para não perder nenhuma de nossas dicas sobre esse e outros assuntos!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: