Managed Services Provider: porque a sua empresa deve adotar?

Home Outros
Managed Services Provider: porque a sua empresa deve adotar?

Managed Services Provider: porque a sua empresa deve adotar?

Na atualidade, é comum que muitas empresas cheguem ao impasse sobre como aumentar seu departamento de TI interno ou contratar um Managed Services Provider (MSP).

De fato, essa pode ser uma decisão difícil de enfrentar, uma vez que para se manter ou ser competitiva, as organizações precisam com um alto nível de atendimento personalizado, bem como inovação técnica e eficiência, tudo isso sem comprometer o fluxo de caixa.

A seguir, você encontra os motivos que fazem da contratação de um Managed Services Provider a escolha certa para a sua empresa. Confira!

O que é como funciona um provedor de serviços gerenciados?

Segundo definição do Gartner, um provedor de serviços gerenciados é uma empresa especialista em TI que oferece serviços como gerenciamento de rede, aplicativo, infraestrutura e segurança.

Isso é feito por meio de suporte contínuo e administração ativa nas instalações dos clientes, em seu Data Center MSP (hospedagem) ou em um data center de terceiros.

Tradicionalmente esse termo era especializado em tipos de serviços centrados em dispositivos ou infraestrutura, mas foi expandido para incluir qualquer gerenciamento, manutenção e suporte contínuo e regular.

Um provedor de serviços gerenciados pode fornecer seus próprios serviços nativos em conjunto com outros provedores. Por exemplo, um MSP de segurança pode administrar um sistema de proteção em cima de um IaaS de nuvem de terceiros.

Muitos MSPs firmam parcerias com fornecedores de tecnologia consolidados e abrangentes, como o Google. Assim, eles têm à disposição uma série de soluções para atender às mais diversas demandas de seus clientes.

Quais as vantagens do Managed Services Provider?

A contratação desse tipo de serviço oferece uma série de vantagens às empresas, tais como:

1. Mais segurança e menos tempo de inatividade

Com o provedor de serviços gerenciados certo, a rede de dados da sua empresa está preparada para enfrentar os riscos que podem causar tempo de inatividade no seu negócio.

Provedores altamente capacitados são capazes de oferecer proteção contra invasões cibernéticas, desastres naturais e qualquer outra ameaça à segurança e backup geral do seu data center.

Logo, antes de contratar um provedor de serviços, é importante averiguar se ele é hábil na execução de planos de continuidade. Isto é, se ele é capaz de proporcionar à sua empresa tempo de atividade garantido.

Dessa forma, você garante que sua equipe não terá a produtividade impactada devido a problemas de latência ou incidentes de segurança.

2. Economia de tempo e dinheiro

Um Managed Services Provider experiente permite que sua equipe de TI local, geralmente, sobrecarregada, se concentre em estratégias de negócios mais produtivas.

Isso, dentre outras coisas, ajuda a sua empresa a ter uma infraestrutura de TI muito mais confiável e mais preparada para atender às demandas de negócios do dia a dia.

Além disso, um Managed Services Provider de qualidade pode oferecer suporte técnico especializado a qualquer momento. Assim, problemas complexos podem ser resolvidos com muito mais agilidade, o que garante que seus colaboradores possam aumentar a produtividade.

3. Recursos confiáveis ​​a custos previsíveis

Com Managed Services Provider de qualidade trabalhando a favor da sua empresa, você pode ter certeza de que a segurança da sua rede está sendo tratada por profissionais que entendem todas as contingências que podem ocorrer.

Isso inclui prevenção proativa e reativa contra ameaças, proteção de dispositivos móveis e priorização de TI que leva em consideração as necessidades específicas de sua empresa.

Tudo isso, geralmente, por muito menos do que o custo de contratação, treinamento e pagamento de salários para manter um departamento de TI interno estruturado para atender às demandas do seu negócio.

Lembrando que, com um departamento TI local, você precisa se preocupar com variáveis como horas extras, adicionais trabalhistas, sem falar das políticas de retenção de talentos.

Com um Managed Services Provider de qualidade você sabe exatamente quanto vai gastar e ainda tem a garantia de que sempre irá contar com os serviços de profissionais qualificados a todo momento.

4. Inovação Tecnológica

Acompanhar as inovações do mercado e implementá-las em sua atividade para aumentar a eficiência e a produtividade é um grande desafio para a maioria das empresas. Isso se torna ainda mais difícil quando sua equipe de TI está sobrecarregada com as demandas operacionais.

Por outro lado, quando você conta com um Managed Services Provider, você tem a certeza de que as principais tendências de TI serão implementadas em seu negócio, de acordo com a sua necessidade.

Ser especialista em TI é o Core Business dessas empresas, logo, elas contam com áreas estratégicas para acompanhar a evolução e o surgimento de ferramentas que possam agregar valor aos negócios.

Assim, além de sua empresa se beneficiar da implementação das melhores e mais recentes tecnologias, ela ainda conta com o serviço de profissionais treinados para oferecer o suporte adequado no dia a dia.

5. Conformidade

Nos últimos anos, o Brasil passou a implementar regulamentos que impactam diretamente as empresas, especialmente no que diz respeito à coleta, ao processamento e ao armazenamento de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados, que deve entrar em vigor em 2021 é, sem dúvidas, o principal exemplo.

Um Managed Services Provider qualificado deve estar inteirado de todas as leis, normas e regulamentos que impacte a sua empresa, bem como, oferecer as soluções adequadas para que a sua TI esteja em conformidade.

Agora você conhece algumas das principais vantagens do MSP. Se você deseja começar a implementar esses serviços na sua empresa, conte com a SantoDigital.

Além de uma equipe experiente, altamente treinada e qualificada, combin o conjunto de soluções de TI desenvolvido pelo Google. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a desfrutar de todos os benefícios de um provedor de serviços gerenciados de qualidade.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: