- 5 minutos
- fev 29, 2024
Quem gerencia o próprio negócio sabe da importância de desenvolver um site para sua marca. Essa tática é indispensável para reforçar a imagem da empresa e impulsionar os resultados no meio virtual. Porém, esse processo de criação pode se tornar um problema, pois envolve muitas tecnicidades, como segurança, usabilidade e responsividade, e o Google Sites pode ajudar nessa missão.
A ferramenta do Google, o Google Sites é uma plataforma que pode te ajudar a criar seu site de maneira fácil e ágil. Mas, antes de começar a trabalhar, vale a pena conferir se o Google Sites é bom para seu empreendimento. Acompanhe a seguir e descubra seus benefícios!
Plataforma do Google, o Google Sites foi desenvolvido para que empresas — e quem mais desejar — consigam criar suas páginas na internet de forma intuitiva.
Sua dinâmica envolve selecionar, arrastar e soltar itens, permitindo que o indivíduo monte o visual do seu site com a ajuda de modelos prontos. O sistema do Google Sites permite desenvolver sites do tipo institucional, intranets e sites internos.
A ferramenta é uma ótima solução para quem precisa criar um site corporativo, mas não quer lidar com configurações complexas demais ou não dispõe de muitos recursos para investir na contratação de uma equipe técnica, especializada em criação de sites. Assim, toda a tarefa de gerir o site se torna mais prática e simples.
A plataforma também oferece suporte a códigos em HTML e JavaScript, o que confere maior liberdade para as organizações personalizarem seus sites.
Agora que você já sabe como a plataforma funciona, chegou a hora de descobrir se o Google Sites é bom para a sua empresa.
O Google Sites tem integração com outras ferramentas do Google, como o Google Drive e outros apps do Google Workspace. Então, quem já possui uma conta ativa em uma de suas aplicações, pode utilizar a plataforma gratuitamente.
Vale destacar que a ferramenta também está disponível para clientes do Google Workspace utilizarem no meio corporativo.
Essa possibilidade facilita a criação e gera economia para a empresa, já que os profissionais podem criar projetos com uma única conta, sem arcar com altos gastos. Afinal, os custos de desenvolver um site e mantê-lo no ar costumam ser um grande desafio para muitas organizações.
Outro ponto que confirma que o Google Sites é bom para qualquer empresa é sua agilidade no processo de criação. Como se trata de um serviço com o mínimo de burocracia e o máximo de rapidez, é bem rápido criar uma página empresarial.
Além da velocidade no desenvolvimento do site, as empresas também conseguem criar páginas com ótima usabilidade e agilidade no funcionamento. Isso porque seus portais são leves e simples, o que garante o foco na performance.
Conforme citamos mais acima, é possível criar diferentes tipos de sites — site corporativo, intranet etc. — com essa ferramenta, tudo de acordo com as necessidades da organização. Desse modo, você consegue solucionar vários problemas com uma página ágil e eficiente.
Como as aplicações do Google Workspace são todas integradas, é possível colaborar entre projetos e estabelecer uma comunicação entre vários participantes. Assim, fica fácil alinhar o diálogo e encontrar a solução ideal para o negócio. Também não é necessário ter conhecimento técnico sobre a criação de sites, então, todos podem colaborar com o desenvolvimento da página corporativa.
Agora que você já sabe que o Google Sites é bom para seu empreendimento, já pode conhecer os diferenciais que a plataforma oferece a seus usuários.
Um site hospedado no Google Sites conta com uma série de utilidades a mais que outras plataformas convencionais. Por meio da configuração de visibilidade, por exemplo, você pode tornar o conteúdo da página visível somente para membros da empresa. Essa função facilita o desenvolvimento de intranets e organiza as informações da empresa com facilidade.
Outro diferencial que nos mostra que o Google Sites é bom é sua facilidade de implementá-lo na empresa. Atualmente, o armazenamento em nuvem vem tomando o lugar de inúmeros programas que precisavam ser instalados em um servidor local.
No caso da plataforma do Google, tudo é feito diretamente pelo navegador. Então, você consegue editar configurações e conferir o resultado em tempo real, a partir de qualquer computador, por meio de um único login.
Como citamos mais acima, a aplicação do Google é plenamente acessível para qualquer pessoa, com qualquer nível de habilidade com a internet. Desse modo, você não precisa entender de códigos ou ser especialista em design para montar seu site.
O editor do Google Sites mostra o conteúdo da página no processo de criação da forma que ele será exibido quando estiver em pleno funcionamento. Assim, você ganha mais produtividade e segurança durante a edição da página.
Outro ponto é a facilidade para desenvolver aplicativos que funcionam bem em diversos dispositivos. Esse fator ajuda bastante na experiência do usuário, que conseguirá acessar a partir de telas com diferentes tamanhos. Com isso, a empresa poderá otimizar seus resultados de conversão.
Depois de conhecer mais a fundo a funcionalidade, vantagens e diferenciais do Google Sites, você mal pode esperar para criar sua própria página, não é? Como dissemos inicialmente, a plataforma é bastante intuitiva por si só. Mas, para te ajudar um pouco mais, vamos explicar brevemente como esse processo funciona na prática. Os passos são:
Viu como o Google Sites é bom para seu negócio? Caso ainda esteja com dúvidas sobre como iniciar a criação da sua página, talvez valha a pena contar com o suporte de uma empresa especializada em oferecer soluções de tecnologia e suporte em nuvem para diversos negócios. Assim, você terá uma garantia a mais de que fará tudo corretamente para impulsionar sua organização.
Agora que você já tem todas as dicas para saber se Google sites é bom para o seu negócio, entre em contato com a SantoDigital e confira as soluções que temos para seu negócio!