Aprenda a criar um site com documento do Google Drive

Home Gmail
Aprenda a criar um site com documento do Google Drive
aprenda-a-criar-um-site-com-documento-do-google

Aprenda a criar um site com documento do Google Drive

Além de permitir a criação de slides, planilhas, documentos de texto e  o armazenamento de arquivos, o Google Drive está inovando e agora também permite aos seus usuários a possibilidade de criar e postar sites inteiros em sua nuvem. Esse é um excelente negócio para quem quer se livrar das mensalidades dos serviços de hospedagem.

Quer saber como criar um site com o Google Drive? Então fique de olho nesse artigo!

Como começar?

Basicamente, é preciso criar uma nova pasta e colocar no Google Drive seus documentos (em HTML, preferencialmente) e alterar o seu tipo de compartilhamento, para que se tornem públicos.

Apesar de parecer complicado para algumas pessoas, o processo é simples, muito útil e prático.

Tutorial – Como criar um site a partir dos documentos do Google Drive?

1. Crie uma nova pasta

Nessa etapa, não há nenhum mistério. Basta apenas acessar o seu Google Drive (ou abrir a sua nuvem a partir de uma conta do Gmail) e criar uma nova pasta, a partir do menu que fica no canto superior esquerdo do aplicativo.

Depois, basta escolher o nome da sua nova pasta, de acordo com a sua preferência.

2. Compartilhamento

Na sua lista de pastas do Google Drive, à esquerda da página, passe o mouse em cima da pasta que você escolheu para ser a do seu site e clique bem na seta que aponta para baixo.

Depois, basta clicar em compartilhar, para editar todas as suas opções de compartilhamento de pasta. Clique novamente em compartilhar (Essa opção aparece uma segunda vez, não se preocupe, pois é normal).

3. Torne seus arquivos do site públicos

Depois de finalizar o passo 2, clique em alterar, para que você mesmo possa editar as suas opções de compartilhamento de pasta e escolha a opção que seja a mais adequada para o site que você quer colocar no ar.

Para quem quer criar um site, o recomendado é que, nas configurações de compartilhamento, você clique em “Público na web”.

Ao fazer a sua escolha, não se esqueça de clicar em salvar. Senão, todas as alterações feitas anteriormente serão descartadas.

4. Upload

Agora que a sua pasta já é de compartilhamento público, basta fazer o upload dos arquivos de seu futuro site. Lembre-se que é necessário que eles sejam feitos no formato HTML, para que seu site seja corretamente visualizado na web.

5. Visualizar a página criada

Observe que, ao abrir o(s) arquivo(s) que você inseriu na pasta, existe a opção de visualizar, que fica disponível apenas para os seus arquivos de compartilhamento público na internet. Ao clicar neste botão, você pode visualizar como irá ficar a sua página na web.

6. Etapa final

Para compartilhar a sua nova página na web, basta copiar e colar o link que irá aparecer na barra do seu navegador.

Pronto, seu site já está criado! Viu como criar um site através do Google Drive é uma tarefa muito simples e sem dores de cabeça? Não espere mais e crie o seu!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida sobre como criar um site através dos seus documentos no Google Drive? Então deixe o seu comentário, que a SantoDigital vai tirar todas as suas dúvidas!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: