- 4 minutos
- nov 13, 2024
Quer que sua empresa obtenha o melhor desempenho em nuvem, com flexibilidade, segurança e continuidade dos serviços garantidas? A estratégia multicloud é a solução ideal para isso. Afinal, ela oferece todas essas vantagens. Mas, por outro lado, ela também apresenta desafios.
Por esse motivo, hoje vamos te contar quais são os pontos para prestar atenção na hora de adotar esse modelo de computação e de que forma o Google Cloud pode ajudar a sua organização a usufruir de seus benefícios. Confira!
Trata-se de uma abordagem empregada para implementar e administrar a cloud computing. Ela é caracterizada pelo uso simultâneo e misto de, ao menos, dois ambientes virtuais em uma única arquitetura.
Seu objetivo é garantir a qualidade, continuidade e segurança desse serviço, evitando problemas como perda de dados ou downtime. Dessa forma, a confiabilidade aumenta, assegurando que mesmo que um dos provedores falhe não haverá a interrupção das operações. Assim, o desempenho organizacional fica mantido.
Seu funcionamento se baseia na contratação de espaços em nuvem de vários fornecedores para atender as demandas da empresa, utilizando-os sem que as funções desses sistemas precisem ser interconectadas.
Adotar a estratégia multicloud pode ser muito positivo. No entanto, requer atenção sobre alguns pontos a fim de que a sua implementação seja um sucesso para toda a organização. Descubra quais são a seguir!
Definir as melhores opções para a implantação da estratégia multicloud — quais fornecedores contratar, como migrar dados de maneira segura, interligar ou não os sistemas, de que forma adaptar as aplicações etc. — depende de uma equipe capacitada.
Porém, uma vez que envolve diferentes tipos de tecnologia e de plataformas, conhecimentos sobre as várias arquitetura de nuvem ou sobre desenvolvimento de aplicativos para cada linguagem são necessários.
Dessa forma, garantir que o suporte técnico é adequado às soluções utilizadas está diretamente relacionado à amplitude das habilidades dos profissionais de TI envolvidos. Esse perfil é difícil de encontrar e, muitas vezes, tem um salário alto. Alternativamente, fornecer treinamentos pode suprir essa demanda.
Ainda, a complexidade que a vasta gama de tecnologias utilizadas em nuvens múltiplas apresenta — com linguagens e interfaces diversificadas — se mostra como um desafio na hora de configurar, controlar e monitorar todas juntas.
Em contraponto, a falta de visibilidade, que uma abordagem isolada a cada plataforma gera, também tem o potencial de levar a uma má utilização dos recursos disponíveis e reduzir o desempenho deles.
Para superar isso, a melhor opção é investir em um sistema robusto de gerenciamento, bem como em ferramentas desenvolvidas visando padronizar e unificar as configurações em todas as plataformas. Eles permitem simplificar alguns processos, facilitando o trabalho da equipe de TI.
Outro aspecto em que o multicloud é complexo é na comunicação entre ambientes. Essa estratégia depende de um bom alinhamento dessas estruturas para funcionar e evitar dificuldades que atrapalhem as operações.
Nesse sentido, conhecer a arquitetura de software e os serviços oferecidos por cada provedor, bem como as melhores aplicações das soluções disponíveis é o caminho para assegurar que os fornecedores encaixem, chegando à configuração ideal.
Evitar qualquer violação de segurança deve ser uma prioridade na estratégia multicloud. Pois, nesse modelo de arquitetura, por envolver mais de um provedor, tais riscos são maiores.
Tanto para atender a LGPD como a fim de inibir a perda de informações estratégicas, pode-se atuar preventivamente ao fazer backups e cópias dos arquivos em outro local de armazenamento. Além disso, deve-se optar por fornecedores que:
O Google Cloud Platform tem muitas vantagens — cobertura abrangente, criptografia avançada, velocidade de acesso e ajuste automático dos recursos — que minimizam os desafios de utilizar múltiplas nuvens.
Já o Anthos — uma plataforma de aplicativo de código aberto que ajuda a implantar softwares e a gerenciar a operação multicloud — é ideal para obter o melhor desempenho nessa configuração.
Seu objetivo principal é conectar arquivos em nuvens de diferentes provedores, oportunizando a transferência deles sem bloqueio e permitindo o uso integrado de serviços de fornecedores distintos.
Entretanto, entrega muito mais do que isso, ao proporcionar que os profissionais de TI escrevam cada aplicação uma única vez e a usem em qualquer lugar, já que o código-fonte funciona em vários ambientes.
Outro diferencial é possibilitar a modernização da infraestrutura conforme as necessidades da empresa de modo fácil e seguro. Em consequência, um ecossistema digital se desenvolve, levando ao aproveitamento máximo das funcionalidades e a otimização dos processos.
Diante dos desafios que a estratégia multicloud apresenta, você já deve ter percebido que uma empresa especializada faz toda a diferença, não é mesmo? A SantoDigital é uma consultoria em nuvem e representante da Google Cloud, que está a mais de 10 anos no mercado, tendo migrado mais de 2000 empreendimentos nesse tempo.
Isso nos dá um know how de realizar tudo com eficiência. Para tanto, desenvolvemos soluções estratégicas que aceleram processos, otimizam tecnologias e levam nossos clientes à alta performance em Cloud Computing, como:
Implementar a estratégia multicloud em sua empresa exige atenção a alguns pontos mais desafiadores. A expertise da SantoDigital vai ajudar o seu negócio a contar com as soluções do Google Cloud, aproveitando o melhor desse modelo sem enfrentar tantas dificuldades.
Então entre em contato conosco e tenha toda a nossa capacidade para a implantação de uma estratégia multicloud a seu serviço agora mesmo!