Como o uso do SAP em nuvem contribui para a segurança do seu ambiente?

Home Google Cloud Platform
Como o uso do SAP em nuvem contribui para a segurança do seu ambiente?
como-o-uso-do-sap-em-nuvem-contribui-para-a-seguranca-do-seu-ambiente

Como o uso do SAP em nuvem contribui para a segurança do seu ambiente?

Na era digital, a segurança da informação se tornou um aspecto fundamental para a continuidade dos negócios, além de ser uma exigência legal, quando falamos de dados pessoais. Por isso, é normal que os executivos tenham essa preocupação quanto ao uso do SAP em nuvem.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a migração do SAP para a nuvem pode ajudar a aumentar o nível de segurança do seu ambiente de TI, dentre outros benefícios.

A seguir, explico melhor como isso é possível e quais os pontos cruciais que devem ser considerados em sua estratégia de migração. Confira!

Segurança local x segurança na nuvem

Proteger seus dados e aplicações é uma necessidade cada vez mais vital das operações de negócios. Isso é especialmente importante quando falamos de um sistema como o SAP, que engloba praticamente toda operação da empresa.

Se seu ERP não estiver seguro, você corre o risco de seus dados serem roubados, vazados ou sequestrados, o que pode gerar danos financeiros e perda de credibilidade

Portanto, é fundamental abordar os aspectos de segurança cibernética quando falamos do uso do SAP em nuvem.

A principal diferença entre a segurança local e a segurança na nuvem é o fato de que, na infraestrutura local, você tem controle total, mas também responsabilidade total sobre seus dados e aplicações. 

Já na nuvem, um provedor de serviço hospeda seus servidores e dados e é responsável por proteger a plataforma.

Por isso, a escolha de onde você irá hospedar seu SAP em nuvem é um dos pontos mais importantes de sua estratégia de migração.

Como o uso do SAP em nuvem contribui para a segurança do seu ambiente de TI

A escolha do provedor para hospedar seu SAP em nuvem irá determinar não só onde seus dados serão armazenados, mas também o nível de segurança que você irá oferecer para sua operação.

Nesse sentido, é fundamental que você opte por soluções que apresentem um nível elevado de confiança e proteção.

Por exemplo, se você escolher uma solução como o Google Cloud, você terá a certeza que seus dados estão armazenados em Data Centers que oferecem o nível mais alto de proteção.

Conforme nos lembra Bruno Nicoletti Siqueira, que atua como Customer Engineer no Google Cloud, no segmento de SAP Practice Lead – Latam, o Google Cloud Platform oferece uma abordagem de segurança completa. Segundo ele:

“O Google Cloud possui uma infraestrutura de escala global desenhada para prover segurança através de todo o ciclo de vida da informação. Essa infraestrutura entrega serviços em nuvem e armazenamento de dados seguros e com proteções de privacidade do usuário final através de uma comunicação segura e privada.”

Ainda segundo Siqueira:

“A segurança da infraestrutura do Google Cloud foi definida em níveis progressivos, iniciando na segurança física e lógica dos Data Centers, passando pela segurança do hardware e software até finalmente os processos técnicos de operação vigentes. O Google Cloud investe pesado em segurança com centenas de engenheiros dedicados à segurança e privacidade.”

Finalmente, vale ressaltar que provedores como o Google Cloud, realizam investimentos contínuos e substanciais em segurança da informação. Assim, com o seu SAP em nuvem, você pode otimizar a segurança em diversos pontos, como ressalta Siqueira:

“O Google Cloud possui funcionalidades e características que elevam a segurança por padrão dos ambientes. É possível destacar, por exemplo:

  • Oferecimento de uma rede Premium, na qual todo tráfego de dados dos clientes é realizado de forma privada, recorrendo a ISPs apenas nas últimas milhas;
  • Realização de auditorias frequentes de segurança, junto aos entidades mais relevantes em termos de segurança da informação;
  • Criptografia automática de dados (em trânsito e em repouso), sem exigir nenhuma ação específica do cliente;
  • Uso das ferramentas mais avançadas para identificar e mitigar ataques e vulnerabilidades;
  • Equipes multidisciplinares, especializadas em segurança da informação.”

Como a SantoDigital pode ajudar?

Escolher o melhor provedor não é suficiente para garantir a segurança do seu SAP em nuvem. Você também precisa contar com uma série de procedimentos adequados a essa finalidade antes, durante e depois da migração.

Aqui, na SantoDigital, ajudamos a extrair o máximo da nuvem com mais eficiência através de arquiteturas ágeis e modernas aderentes aos requisitos de seu negócio.

O nosso time de especialistas entrega soluções personalizadas para cada empresa, desde a arquitetura, implantação, migração, gerenciamento da nuvem, até a automação utilizando DevOps. Também auxiliamos na implementação da Cultura Digital com toda a nossa experiência adquirida ao longo dos anos.

Nossos serviços são minuciosamente detalhados em sua concepção, onde o produto final é a “produtização” do serviço. Cada produto SantoDigital possui um ciclo de vida que possibilita evoluções tecnológicas.

Por exemplo, o produto Cloud Hosting SAP foi projetado com layers de segurança, que possibilita que cada cliente incorpore recursos conforme suas necessidades.

Já nossos serviços pós-migração assistem ao planejamento, gerenciamento e administração, identificando novas oportunidades, apoiando a estratégia de crescimento de cada cliente. Isso permite, por exemplo, melhorar os tempos de respostas, responder  a problemas complexos com agilidade e alavancar tecnologicamente a plataforma na nuvem por meio das melhores práticas de mercado.

Agora você já sabe como o uso do SAP em nuvem contribui para a segurança do seu ambiente de TI.

Entre em contato com a SantoDigital e comece a planejar a sua migração agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: