- 4 minutos
- nov 13, 2024
Com o avanço da era digital, o investimento em soluções automatizadas e em uma presença online forte representam peças-chave para otimização de desempenho de mercado e também internamente. O Google Sites é uma ótima alternativa para alcançar esse objetivo.
O Google Sites é uma ferramenta do Google Workspace que possibilita a criação de páginas da web com facilidade e agilidade, sem a necessidade de grandes conhecimentos técnicos.
Neste artigo, entenda por que essa é uma boa escolha para quem deseja criar um site de forma simples e sem qualquer tipo de complicação. Boa leitura!
O Google Sites é uma plataforma gratuita fornecida pelo Google que permite aos usuários criar sites simples de forma rápida e fácil, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou design.
Com a ferramenta, é possível criar sites para diversos propósitos, como sites pessoais e de projetos, intranets, páginas de eventos, entre outros.
A plataforma é parte do conjunto de aplicativos do Google Workspace, que inclui uma variedade de ferramentas de produtividade online.
O Google Sites é responsável pelo gerenciamento de hospedagem, manutenção e domínio, e oferece uma interface intuitiva e baseada em arrastar e soltar, o que significa que você não precisa de conhecimento profundo em programação ou design para criar um site.
Ao criar um site no Google Sites, é gerado automaticamente um domínio gratuito no endereço da empresa. No entanto, também pode configurar um domínio personalizado.
A ferramenta do Google permite personalizar o site adicionando código HTML e scripts personalizados. Isso oferece uma maior flexibilidade de design e funcionalidade. Na aba “Temas” é possível gerenciar a aparência visual do site a partir de seis temas pré-definidos disponíveis, com diferentes estilos de fonte, cores e layout. Esses temas podem ser personalizados.
O conteúdo pode ser retirado diretamente do Google Drive, Google Docs, Google Sheets e YouTube, facilitando a incorporação de recursos do Google.
Também existe a possibilidade de trabalhar em equipe na construção do site a partir das configurações de compartilhamento, podendo torná-lo público ou privado e convidar outras pessoas para colaborar em tempo real.
Ainda, com o Google Sites, os usuários podem criar uma intranet (sites internos) para equipes, projetos, eventos ou informações específicas. A interface é amigável e baseada em arrastar e soltar, o que simplifica a criação e edição de páginas. Além disso, os sites criados são automaticamente salvos no Google Drive, proporcionando fácil acesso e gerenciamento de versões.
Para acompanhar os resultados e desempenho do seu site, existe a integração com o Google Analytics, facilitando a captura de dados essenciais sobre o tráfego do seu site, revelando insights valiosos sobre quem visita suas páginas, quais são as mais e menos acessadas, e a proveniência dos visitantes.
Entre os principais benefícios de criar um site no Google Sites, destacam-se:
Entenda melhor sobre esses benefícios com os tópicos abaixo.
Para os usuários da Google Workspace, o Google Sites é gratuito, ou seja, você não terá despesas extras ao iniciar seu projeto.
Essa é, sem dúvida, uma grande vantagem para as empresas, considerando que reduzir custos é sempre um objetivo dos negócios.
Ao hospedar um site na web, é necessário contar com um servidor eficiente, que ofereça uma boa velocidade no carregamento de páginas para o público.
Com o Google Sites, o cliente não precisa ter esse tipo de preocupação, já que o sistema trabalha com os próprios servidores da Google. Um sistema robusto, sofisticado, e que proporciona uma navegação mais veloz e eficiente!
As empresas que utilizam o Google Sites contam com um sistema de segurança sólido, uma vez que falamos da maior corporação online do planeta, que conta com uma estrutura totalmente moderna e segura.
Ao criar e hospedar o seu site no Google Sites, o cliente conta com a certeza de que não sofrerá com instabilidades no sistema nem com invasões de terceiros, o que poderia comprometer seriamente a credibilidade da sua marca.
Cada vez mais, a computação em nuvem toma conta do mercado e substitui a necessidade de instalação de diversos programas. Para hospedar e editar o seu site pelo Google Sites, não é necessário instalar absolutamente nada, já que tudo é feito direto no navegador.
Assim, o cliente edita e vê o seu conteúdo em tempo real, a partir de um login e de uma senha — não é preciso ser nenhum expert em programação. No fim das contas, a instalação menos burocrática também representa menores custos.
Os sites responsivos se adaptam a todos os tamanhos de tela, melhorando a experiência do usuário ao acessar o seu site, independentemente se for por celular, computador ou tablet.
Com o Google Sites, é possível controlar as permissões de acesso, determinando quem pode visualizar e editar o seu site. Assim, permite que várias pessoas trabalhem juntas para criar e editar o conteúdo do site de forma eficiente e organizada.
O Google Sites também possui um recurso de controle de versões, que mantém o histórico de alterações realizadas no site. Isso permite que a equipe retorne para versões anteriores do site, se necessário, e também facilita o acompanhamento das alterações e contribuições de diferentes colaboradores.
Um dos grandes diferenciais ao se utilizar o Google Sites é que a própria plataforma do sistema se encarrega de criar uma prioridade do conteúdo a ser exibido online.
Na prática, isso facilita a navegação dos visitantes, uma vez que o usuário consegue saber em qual menu da página ele se encontra e onde está cada link que o interessa. Dessa forma, não é mais necessário criar os índices do site manualmente.
O Google Sites permite a qualquer tipo de usuário (tanto os básicos quanto os avançados) a facilidade de acessar o sistema e de trabalhar de forma simples e descomplicada.
Não é necessário saber sobre design de páginas ou de programação web para criar e disponibilizar o seu site na internet.
O Google Sites é uma ferramenta bastante intuitiva, que mostra ao usuário exatamente como o seu conteúdo será exibido na web, o que confere mais acessibilidade, segurança e facilidade ao responsável pela edição da página.
Uma das principais vantagens do Google Sites é a sua integração com outras ferramentas do Google, como o Google Drive, o Google Agenda e o Google Analytics. Isso significa que você pode adicionar documentos, planilhas, apresentações e outros arquivos diretamente ao seu site, bem como incorporar calendários e rastrear o desempenho do site.
A ideia básica do Google Sites é ser uma ferramenta de criação de sites de fácil uso. Quando dizemos sites, você pode criar:
O Google se esmerou para reduzir a complexidade do aplicativo ao máximo. Você consegue, sem ter que entender de programação, criar sites com várias funcionalidades. Veja, a seguir, tudo que essa ferramenta pode oferecer à sua empresa!
Todos estamos com nossas caixas de e-mail abarrotadas de mensagens e, muitas vezes, deixamos passar coisas bem importantes. Nessa hora, em vez de ficar enviando as mesmas informações com pequenas atualizações, que tal criar um espaço em que as pessoas possam procurá-las quando necessário?
Por exemplo: um calendário de eventos. Coloque apenas um calendário no site e o atualize frequentemente. Quem precisar da data correta de uma atividade poderá acessar o site para consultar.
Ainda, funciona bem com Políticas e Modelos de Documentos. Basta cadastrar uma vez e atualizá-lo, que os usuários sempre terão acesso à última versão aprovada. Sem margem para erros, do jeito que os auditores da ISO gostam.
Todos sabemos que a ferramenta de busca do Google é imbatível no mercado. Ao fazer um site com o Google Sites, você pode usá-la para procurar qualquer conteúdo arquivado nele.
Esqueceu o nome daquela planilha que tinha a versão mais antiga do projeto? Procure por termos incluídos nas células.
Não consegue achar a apresentação escondida em dezenas de diretórios? Coloque as primeiras letras e ela aparece. Tudo com a mesma precisão que estamos acostumados a usar na web.
Um portal, ou qualquer acesso externo, é uma fonte de dor de cabeça. Firewall, segurança, hackers, ataques. Nessas horas é ótimo contar com toda a infraestrutura do Google para nossa segurança.
Os mesmos equipamentos e aplicações usados para proteger a rede mundial do Google estão tomando conta dos seus portais. Segurança de qualidade total.
Além disso, o acesso a cada arquivo é definido como você desejar. Quer que algumas pessoas tenham acesso a um diretório de projetos ou que apenas a área comercial acesse as propostas? Fácil de configurar.
O Google Workspace tem uma infinidade de ferramentas à sua disposição, que podem ser incorporadas aos sites que você criar.
Comece colocando um calendário. Acrescente o Google Maps com os endereços dos locais físicos do projeto.
Têm vídeos importantes no YouTube sobre as soluções ou tecnologias envolvidas? Junte os manuais de projetos e vídeos em plataformas específicas e crie uma página de Wiki para o projeto.
Galerias de fotos, ferramentas de acompanhamento de projetos e até CRM. Tudo à sua disposição, 24 horas, com acesso total por desktops, laptops, tablets e smartphones.
Agora é a hora de colocar a mão na massa. Quer utilizar o Google Sites? Então siga o nosso passo a passo para usar a ferramenta.
Para começar a usar a ferramenta, você precisa ter uma conta no Google (como uma conta do Gmail). Acesse o Google Sites em sites.google.com/new ou por meio do menu do Google Workspace se você estiver usando essa suíte de aplicativos.
Primeiro, é preciso definir se você trabalhará com um domínio próprio ou com o subdomínio do Google Sites. No caso de escolher um domínio próprio, será preciso registrá-lo e depois inserir o endereço no final da configuração.
Vá às opções de tema e selecione o modelo que funcione melhor para o seu negócio. O Google Sites oferece uma variedade de modelos para escolher, e cada um fornece uma estrutura básica para diferentes tipos de sites, como projetos, equipes, eventos etc.
Essa parte é importante, pois será o primeiro contato das pessoas com seu site.
Agora, é hora de saber as colunas que serão mostradas, a apresentação, se terão imagens e textos, enfim, toda a divisão da sua tela.
Você já deve ter desenhada as páginas que quer colocar no seu site, então é o momento de criá-las. É possível definir a ordem das páginas e a estrutura do seu site por meio da organização do menu de navegação.
Após montar a estrutura, adicione os textos com as informações que você quer que sejam lidas. Vale ressaltar que é possível adicionar elementos visuais na sessão “Inserir”. Algumas possibilidades são:
À medida que você cria novas páginas, você pode personalizá-las adicionando conteúdo e elementos como textos, imagens, vídeos e widgets. Use a interface de arrastar e soltar para organizar o layout e o design das suas páginas, incluindo escolher esquemas de cores, fontes e adicionar cabeçalhos e rodapés.
Quando o site estiver pronto, você pode publicá-lo e compartilhá-lo com outras pessoas. Os sites do Google são automaticamente hospedados no domínio “sites.google.com”, mas você também pode configurar um domínio personalizado, se desejar.
Gostou do nosso artigo e de como o Google Sites pode ser útil para seu negócio? Aproveite a chance de aumentar a visibilidade da sua marca com o Google Sites e entenda como a SantoDigital pode te ajudar!
A criação de um site no Google Sites é totalmente gratuita e intuitiva, sem a necessidade de conhecimento em programação ou técnicos para usá-la.
Para criar um site no Google Sites, siga o passo a passo: