O que é Contabilidade 4.0? Confira suas vantagens

Home Managed Services
O que é Contabilidade 4.0? Confira suas vantagens
contabilidade 4.0

O que é Contabilidade 4.0? Confira suas vantagens

Em um contexto de transformações constantes, especialmente tecnológicas, a contabilidade foi afetada pela evolução de conceitos, como a indústria 4.0. Atualmente, já ouvimos falar sobre a contabilidade 4.0, que consiste em um padrão de atuação profissional bem mais moderno, com mais dinamismo e ligado ao uso estratégico de novas tecnologias.

Como se trata de um assunto relativamente novo, é normal que existam dúvidas sobre o tema. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que a chegada desse novo modelo representa a extinção dos profissionais da área.

Preparamos este conteúdo para esclarecer seus questionamentos e mostrar as grandes vantagens que essa nova era pode trazer para o setor contábil. Acompanhe!

O que é contabilidade 4.0?

O termo refere-se à Indústria 4.0, afinal, esse período é caracterizado pela automação industrial por meio de invenções tecnológicas. O mesmo ocorre no setor de contabilidade atual: novas tecnologias automatizam funções e transformam a maneira como os profissionais e as empresas trabalham. 

Isso significa que recursos digitais passam a substituir tarefas que eram realizadas manualmente, como:

  • recebimento de documentos fiscais;
  • apuração de impostos;
  • realização da escrituração.

Assim que tais tarefas começaram a ser realizadas por máquinas, houve uma mudança na forma como o profissional contábil atua no mercado. Agora, o contador tem um papel mais analítico e estratégico nas organizações. Desse modo, podemos dizer que o novo setor de contabilidade representa a automatização de serviços e a transformação de seus profissionais.

Qual é a importância da contabilidade 4.0?

Conforme o mundo à nossa volta se atualiza e se moderniza, nosso modo de vida recebe uma série de vantagens. Com alguns cliques no smartphone, por exemplo, podemos nos locomover de um ponto ao outro sem dificuldades, por meio de serviços de aplicativos de transporte.

Nesse sentido, os avanços tecnológicos no mercado também oferecem benefícios aos profissionais. As automatizações do setor contábil permitem que os serviços sejam feitos com mais rapidez, facilidade e economia. A contabilidade 4.0 é essencial para aprimorar a qualidade do trabalho realizado, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Quais são as tendências do setor?

Já dissemos mais acima que as novas formas de trabalho que surgiram no setor contábil também apresentam novas tendências. Veja, a seguir, algumas tecnologias que estão ganhando cada vez mais espaço na área.

Trabalho remoto

Também conhecido como home office, o trabalho remoto é uma das grandes tendências da contabilidade — assim como em muitos outros setores. Com as ferramentas digitais atuais, podemos realizar diversas tarefas por meio da Internet, sem precisar sair de casa.

Certificados digitais

Outra tendência da contabilidade 4.0 são os certificados digitais. Essa ferramenta permite assinar documentos de forma virtual, com a mesma validade que os certificados físicos.

Inteligência Artificial

A IA (Inteligência Artificial) é uma inovação que simula a inteligência humana. Trata-se de uma tecnologia capaz de, entre outras coisas, fazer cálculos tributários, gerir documentos fiscais, fazer auditorias e outras atividades. Nesse aspecto, os profissionais devem aprender a utilizar ferramentas com IA para se manterem relevantes no mercado.

Hiperconectividade

Outra realidade proporcionada é a hiperconectividade. Em outras palavras, tudo está conectado e presente o tempo todo. A conexão com a Internet não está mais limitada a dispositivos como computadores e telefones celulares. Vários outros objetos estão sendo integrados na chamada “Internet das Coisas” para automatizar vários programas.

Armazenamento em nuvem

Guardar documentos em nuvem representa armazenar dados com mais segurança, praticidade e economia.

Quais são as principais vantagens da contabilidade 4.0?

Os maiores diferenciais que a contabilidade 4.0 trouxe para a realidade do setor incluem otimização de processo e inovação. As soluções agem para proporcionar um bom suporte técnico ao dia a dia, além de serem capazes de entregar tarefas com mais agilidade e melhor qualidade. Confira mais vantagens a seguir.

Cumprimento de prazos melhorados

Um dos maiores obstáculos do setor é lidar com a perda de prazos e atrasos. Qualquer erro pode gerar multas e punições por parte do órgão fiscalizador. As ferramentas de automação surgem para evitar que isso aconteça, afinal, elas são programadas para atuarem sempre dentro dos prazos e ainda emitem um alerta quando uma data importante está chegando.

Armazenamento seguro de dados

A contabilidade 4.0 chegou para trazer mais segurança e produtividade. Sabemos que pilhas de papéis e documentos desorganizados, e armários cheios de pastas deixam o ambiente de trabalho fora de ordem, além de tornar informações importantes desprotegidas. 

Com o armazenamento em nuvem, que é protegido por criptografia, fica bem mais fácil acessar qualquer documento de onde estiver. Além disso, é mais seguro, pois somente pessoas autorizadas têm acesso a essas informações.

Tomada de decisões mais efetivas

Investir em IA, além de evitar erros humanos e otimizar processos, facilita a tomada de decisões importantes. Com essa tecnologia, é possível receber relatórios e análises completas sobre a performance interna, identificar pontos que precisam ser melhorados e avaliar o comportamento dos indicadores de resultados.

Produtividade e entregas aprimoradas

Outra grande vantagem está relacionada à produtividade profissional. Antes, tarefas básicas levavam horas para serem finalizadas. Hoje, máquinas e robôs conseguem completar as mesmas atividades em questão de minutos. Dessa forma, o papel do contador ganha mais relevância, pois o profissional deixa de realizar funções simples e passa a gerir tarefas mais complexas.

Em suma, o contador consegue trabalhar em ações estratégicas, que exigem visões mais inovadoras. Desse modo, seu trabalho ganha mais qualidade e pode ser feito com mais dinamismo, dentro das práticas mais eficientes.

A contabilidade 4.0 vem ganhando mais popularidade com o passar dos dias. Suas inovações não se limitam à introdução de novos sistemas contábeis e recursos tecnológicos que agilizam processos, tornando os dados mais precisos.

Ao contrário do que muitos acreditam, a máquina não substitui o trabalho do contador. A realidade é que a presença humana é essencial para o desenvolvimento da profissão, mesmo com tantos avanços tecnológicos. Assim, o que fica é a máxima de que todo profissional deve estudar, se atualizar e investir no aprimoramento de suas habilidades para enfrentar as mudanças iminentes do mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a SantoDigital e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: