Novas tecnologias: como aumentar a produtividade de professores

Home G Suite for Education
Novas tecnologias: como aumentar a produtividade de professores

Novas tecnologias: como aumentar a produtividade de professores

A tecnologia vem sendo muito bem aproveitada em diversas áreas, inclusive na educação. Além de ser benéfica para os alunos, que hoje têm à disposição mais conteúdo multimídia, a tecnologia também pode ajudar no rendimento e na produtividade de professores.

Ficou curioso sobre qual pode ser o papal de novas tecnologias? Então veja a seguir as dicas que preparamos sobre o assunto!

Aumente a sua organização

Quanto mais organização existe, mais fácil ser produtivo. Só o fato de não precisar ficar tentando se encontrar diante de uma bagunça já economiza muito tempo e evita a perda de compromissos importantes.

Nesse sentido, uma forma de aumentar a produtividade de professores é aumentando, também, sua organização. Com o Google Agenda, por exemplo, dá para organizar todos os horários de aulas e reuniões,  além de estabelecer horários para correções de provas e elaborações de atividades, tornando tudo mais eficiente.

Prepare as suas aulas de maneira prática

Por falar em preparação de aulas, essa é uma etapa que pode levar muito tempo, ainda mais se precisar ser feita exclusivamente em casa ou na escola. Quando há mais mobilidade, fica mais fácil aproveitar cada espaço de tempo para produzir mais e melhor.

Assim, uma possibilidade é utilizar o Google Docs para montar roteiros de aula, apresentações e mais. Ao fazer isso, a elaboração dessas atividades pode ser feita de qualquer lugar e, principalmente, com todos vários recursos importantes.

Mais do que isso, evita-se a improdutiva situação em que o computador desliga sem querer e o resultado é a perda de um arquivo que não tinha sido salvo.

Monte planilhas com os desempenhos dos alunos

Quando chega a época de provas, pode ser mais difícil calcular a média de todos os alunos, o que faz com que haja perda de tempo e de produtividade. Em vez de passar por isso, uma solução inclui montar planilhas com os desempenhos dos alunos para realizar um acompanhamento constante.

Essa solução pode, inclusive, ajudar na correção das provas. Ao montar planilhas com a pontuação de cada questão da prova, por exemplo, é mais fácil corrigir a mesma questão de todos os alunos, ajudando a agilizar o processo.

Garanta a mobilidade de arquivos importantes

Nunca se sabe quando um professor vai precisar substituir outro ou quando vai ser necessário puxar o diário de faltas dos alunos. Se for necessário ficar se preocupando com isso e carregando diversos documentos, a produtividade diminui — até mesmo por causa da bagunça.

Por outro lado, quando os documentos ficam armazenados na nuvem, é muito mais simples ser produtivo. Para essa tarefa, o Google Drive é ideal. Podendo armazenar tudo o que for mais importante e organizar os documentos e arquivos em pastas específicas, dá para ter menos preocupações e garantir que tudo estará disponível facilmente.

Com o auxílio de novas tecnologias, os professores se tornam mais produtivos e mais eficientes, garantindo uma execução de tarefas em menos tempo e com mais qualidade. Nesse sentido, os aplicativos do G Suite for Education são especialmente úteis para ajudar nessa melhora de níveis de produtividade.

Sua instituição já conhece os benefícios do G Suite for Education? Entre em contato conosco e saiba tudo o que ele pode fazer para o melhorar a produtividade dos alunos e professores!

photo credit: Ministerio TIC Colombia Apps.co #AppCamp de Apps con HTML5 para Chrome via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: