4 dicas para organizar seu Google Drive

Home Google Drive
4 dicas para organizar seu Google Drive

4 dicas para organizar seu Google Drive

O Google Drive chegou como uma forma eficiente de acessar e salvar arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora, até mesmo de um smartphone. O principal ponto do serviço é a simplicidade em depositar arquivos na nuvem com poucos cliques e com segurança.

Tanto espaço disponível e facilidade de se armazenar acaba dando margem ao caos e à desorganização. Não é difícil perder o controle de seus arquivos no Drive depois de algumas sincronizações. Esse é um mal que nos atinge desde antes, quando nossas mesas ficavam cheias de papeis e nossos PCs, uma bagunça de arquivos.

Você tem esse problema? Fique tranquilo! Nesse artigo, vamos dar alguns toques de como organizar seu Google Drive  e ganhar produtividade em seu dia a dia!

Mantenha seus arquivos no Google Drive em pastas

O maior mal da desorganização digital são os arquivos soltos. Para isso, crie pastas para acabar com essa bagunça! O Drive permite criar quantas você quiser, então, abuse dessa funcionalidade. Você pode organizar os arquivos em categorias como “Trabalho”, “Pessoal”, “Estudo”, ou, se você usa para arquivar dados do mesmo tipo, separá-los em datas, por exemplo.

Para criar uma pasta, é simples: basta clicar em “Novo” ou no símbolo de “+” em dispositivos móveis, escolher a opção “Pasta”, escolher um nome e salvar. Essa ação simples vai tornar seus arquivos mais organizados e fáceis de serem encontrados.

Diferencie tudo com cores

Organizar seu Google Drive pode ser uma tarefa mais simples se você atribuir cores às pastas. Assim, você determina um novo nível de organização, permitindo navegar e identificar os locais de arquivos bem mais rápido. Você pode trabalhar com identificação de cores por tipo de pasta e diferentes tons da mesma cor para determinar a importância ou o tempo dos arquivos, por exemplo.

Separar suas pastas por cores é uma tarefa fácil: clique com o botão direito do mouse na pasta desejada (ou no botão de mais opções, sinalizado por três pontos, ao lado da pasta nos dispositivos móveis), ir até a opção “Alterar cor” e escolher a sua preferida.

Faça limpezas periódicas

Muitas vezes, a bagunça se dá por excesso de coisas que não usamos — e, na vida on-line, não é diferente. Procure dar uma geral em seus arquivos de vez em quando, apagando aqueles que já não servem para nada.

Assim, você evita aquele mundo de documentos que vai atrasar você na hora de achar o arquivo certo, sem falar no espaço que fica disponível pra coisas mais importantes. Lembre-se: menos é mais.

Preste atenção para os arquivos compartilhados

Arquivos compartilhados também devem ser organizados. Quantas vezes você ou alguém teve que pedir novamente o link de um arquivo que foi compartilhado com algum grupo? Para evitar isso, crie uma pasta também para arquivos compartilhados por outras pessoas e adicione-os ao seu Drive.

Assim, você ganha tempo quando precisar acessar esses documentos novamente. Para fazer isso, basta selecionar o arquivo que está na seção “Compartilhados comigo”, ir até as opções do arquivo e escolher “Adicionar ao Meu Drive”. Depois disso, é só seguir as dicas de organização anteriores.

Ações simples como essas podem economizar tempo precioso no dia a dia. Gostou das nossas dicas para organizar seu Google Drive?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: