4 motivos para usar o armazenamento em nuvem no setor contábil

Home Cloud Computing
4 motivos para usar o armazenamento em nuvem no setor contábil

4 motivos para usar o armazenamento em nuvem no setor contábil

A adoção de novas tecnologias tem contribuído bastante para a rotina das empresas, inclusive no setor contábil. Uma delas é o armazenamento em nuvem, que permite a utilização de softwares e documentos on-line, dispensando a necessidade de um servidor local.

Trata-se de um ambiente digital que conecta as pessoas, oferecendo toda uma infraestrutura em rede. Não sabe ainda por que utilizar esse serviço? Continue a ler o post e entenda todas as vantagens de empregar a nuvem na sua empresa.

1. Facilita o acesso remoto

Com o armazenamento em nuvem, todos os documentos, softwares e aplicativos usados no dia a dia contábil podem ser disponibilizados on-line. Assim, não é necessário estar na estação de trabalho ou mesmo na empresa para utilizá-los.

Inclusive, os arquivos podem ser acessados por um dispositivo móvel, como um tablet, laptop ou smartphone. Isso facilita bastante o trabalho fora da empresa, quando se está numa viagem, visitando um cliente e em home office.

2. Aumenta a produtividade

O acesso remoto não só facilita o trabalho, como aumenta bastante a produtividade. Basta pensar em quanto tempo é perdido ao não se ter disponível o arquivo ou a ferramenta. Mas as vantagens vão além.

A nuvem permite que diversas pessoas acessem um mesmo arquivo simultaneamente. Isso aumenta a colaboração entre os funcionários, que não precisam mais esperar os outros terminarem para começarem uma tarefa.

3. Garante maior segurança de dados

Além de lidar com o lado financeiro, a área de contabilidade tem diversas responsabilidades fiscais que podem comprometer todo o funcionamento da empresa. Afinal, ninguém quer sofrer penalidades por conta de irregularidades no caso de uma fiscalização, certo? Mas a perda de um documento já é o suficiente para isso acontecer.

Ao fazer o armazenamento em nuvem, a empresa tem a segurança de que todos os seus arquivos estão devidamente guardados. Não há o risco de perda da versão física, ou mesmo, de ocorrer algum problema com um servidor local.

Além disso, as soluções em nuvem contam com a proteção de senhas, antivírus e antimalwares, que resguardam os arquivos no caso de invasão do sistema. Os backups são automáticos, mantendo sempre versões atualizadas dos documentos.

4. Ajuda na redução de custos

A implantação do SPED, em 2008, gerou uma nova realidade, em que as empresas tiveram que migrar toda a sua rotina de trabalho do ambiente físico para o digital. De fato, é só lembrar como tudo era feito nessa época não tão distante para se entender por que a nuvem ajuda a reduzir custos.

Se antes era necessário ter muito espaço para guardar pilhas de notas fiscais, agora, tudo pode ficar armazenado na nuvem. Todos os documentos fiscais podem ser mantidos na rede e baixados quando for preciso. E isso representa uma economia enorme de papel, tempo e espaço, além de todo o cuidado para manter esses arquivos.

Enfim, como você pode ver, o armazenamento em nuvem oferece inúmeros benefícios para o setor contábil. Essa tecnologia garante mais segurança e comodidade para as empresas, aumentando a produtividade dos colaboradores e reduzindo custos.

Agora queremos saber de você! A sua empresa já utiliza a nuvem? Quais benefícios obteve? Conte sua experiência nos comentários!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos:

    Há segurança na nuvem?

    Hospedagem em nuvem ou cloud computing é um dos assuntos mais frequentes quando falamos de armazenagem de dados. Também é responsável por inúmeras dúvidas de…

    Leia a matéria