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Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

  • Por: SantoDigital
  • ago 9, 2022
  • 8 minutos

Com a crescente digitalização das atividades empresariais, muitas organizações estão percebendo que podem reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de operações focando suas estratégias em soluções de tecnologia e otimização da gestão. Nesse contexto, os serviços gerenciados de TI são uma alternativa que contribui para essa finalidade.

Pequenas, médias e grandes empresas estão cientes das razões para escolher o modelo de negócios de serviços gerenciados. Segundo dados da Research And Markets, esse mercado deve crescer 11,27% em todo o mundo até 2025.

Mas, afinal, por que as empresas adotam estratégias de serviços gerenciados de TI e como eles podem ajudar seu negócio? Descubra a seguir!

O que são serviços gerenciados de TI?

O termo “serviços gerenciados de TI” se refere à prática de terceirizar a administração das atividades de tecnologia da informação e as responsabilidades desse gerenciamento

Muitas vezes, o conceito é confundido com o “outsourcing”, em que a gestão da organização escolhe uma empresa especializada em TI, mas assume a responsabilidade e o controle das atividades prestadas. Com isso, a demanda por serviços gerenciados cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

O mercado global foi avaliado em US$ 185,98 bilhões em 2019 e está projetado para atingir US$ 356,24 até 2025. E esse aumento na demanda pode ser atribuído, em grande parte, às pequenas e às médias empresas. 

Isso porque elas precisam de acesso às tecnologias mais recentes de modo a manter uma vantagem competitiva em seus respectivos mercados e sustentar o crescimento contínuo, mas não têm orçamento de TI para atingir esses objetivos.

Os serviços gerenciados de TI permitem que essas empresas atuem em um alto nível tecnológico, sem sobrecarregar as finanças. Esse é apenas um dos seus benefícios.

Como os serviços gerenciados de TI funcionam?

Essencialmente, serviços gerenciados de TI englobam um conjunto de atividades e soluções que visam atender demandas da empresa em relação à tecnologia.

Dessa forma, a empresa parceira oferece um olhar especializado para a realidade do negócio no que diz respeito às necessidades e à infraestrutura do setor de TI com intuito de:

  • adequar processos e sistemas;
  • identificar erros e gargalos;
  • otimizar o fluxo de trabalho.

Ao contratar serviços gerenciados de TI, a empresa conta com uma equipe de experts no assunto, profissionais qualificados e preparados para atender diversas demandas ligadas à tecnologia, seja o reparo de um sistema, seja suporte nas tarefas do dia a dia.

Quais são os principais tipos de serviços gerenciados de TI?

Com uma variedade de serviços gerenciados de TI disponíveis, as organizações podem escolher aqueles que melhor atendem às suas necessidades, promovendo uma gestão proativa e alinhada à transformação digital. Confira!

Monitoramento de sistemas

O monitoramento contínuo de sistemas é essencial para identificar e resolver problemas antes que impactem as operações. Ele envolve a vigilância da integridade dos sistemas, desempenho da rede e disponibilidade dos serviços.

Suporte técnico

O suporte técnico é um serviço que assegura que os usuários possam resolver problemas com rapidez e eficácia. Esse serviço pode ser oferecido por meio de uma equipe dedicada, disponível 24 horas, garantindo um atendimento ágil.

Segurança

Com o aumento das ameaças cibernéticas, a segurança se tornou uma prioridade. Os serviços gerenciados de segurança incluem a implementação de firewalls, o monitoramento de atividades suspeitas e a proteção contra malware, o que assegura a integridade dos dados.

Gestão de servidores

A administração de servidores é fundamental para manter a infraestrutura de TI funcionando de maneira otimizada. Este serviço envolve a configuração, o monitoramento e a manutenção de servidores a fim de garantir alta disponibilidade e desempenho.

Backup e recuperação de dados

Certificar que os dados sejam eletronicamente armazenados e possam ser recuperados em caso de falhas é crucial. Este serviço gerenciado previne a perda de informações importantes da empresa.

Qual a diferença entre os serviços gerenciados e outsourcing de TI?

Os serviços gerenciados de TI diferem do outsourcing de TI principalmente na abordagem e no controle. 

O outsourcing envolve a transferência de responsabilidades de TI para um terceiro, resultando em menos controle direto sobre as operações. Já os serviços gerenciados mantêm um parceiro estratégico próximo, que fornece suporte e permite uma integração harmônica com a estratégia e os objetivos da empresa. 

Além disso, os serviços gerenciados costumam incluir monitoramento proativo e suporte contínuo, enquanto o outsourcing muitas vezes reage apenas a solicitações específicas.

Entender essa diferença é importante para as organizações que buscam eficiência, inovação e transformação digital em seus ambientes tecnológicos. Assim, você assegura que suas operações de TI estejam alinhadas com as tendências do mercado. 

Com a expertise em serviços gerenciados, como os oferecidos pela SantoDigital, as empresas podem focar em crescimento e inovação, sabendo que suas necessidades de tecnologia estão em mãos confiáveis.

Qual é a importância dos serviços gerenciados de TI?

Empresas em todo o mundo estão migrando as infraestruturas locais para o cloud. Inclusive, com o aumento da Internet das Coisas (IoT), a análise de Big Data se tornou essencial no processo de transformação digital e na otimização das atividades empresariais.

Para isso, as empresas precisam contar com as ferramentas tecnológicas adequadas e com profissionais capacitados — tudo isso sem abdicar da segurança da informação. Diante dessa realidade, podem obter todos esses recursos contratando serviços gerenciados de TI.

E engana-se quem acredita que investir em TI e em uma infraestrutura é indicado apenas para grandes corporações. Atualmente, empresas de todos os portes vivem a realidade da transformação digital e estão inseridas em um mercado dinâmico e competitivo.

Nesse cenário, abraçar a tecnologia como aliada é um passo firme a ser dado, especialmente devido às constantes pressões por:

  • melhores resultados;
  • crescimento e expansão do negócio;
  • diminuição de custos;
  • otimização de processos.

Portanto, não é possível deixar de conectar sua empresa com auxílio de sistemas qualificados, gerenciar dados para análises e insights, e tudo mais que a tecnologia pode oferecer.

A segurança dos sistemas gerenciados de TI

Os sistemas gerenciados de TI são um caminho seguro para que empresas de diversos segmentos possam gerenciar esse setor complexo e crucial da melhor forma, contando com o suporte de especialistas.

Esse modelo é indicado aos negócios que lidam com desafios ao gerenciar seu setor de TI ou que querem modernizar e aumentar a produtividade da área, trazendo mais conhecimento sobre tecnologias de ponta, gestão de dados e segurança.

Assim, mesmo que a empresa tenha uma equipe de TI interna, serviços gerenciados ainda são recomendados para impulsionar o setor, visto que, em muitos empreendimentos, o time de TI consegue apenas atuar de forma reativa, atendendo aos chamados internos.

Logo, serviços gerenciados de TI são grandes aliados para realizar aplicações proativas e preventivas visando maximizar os resultados do setor.

Quais são as vantagens dos serviços gerenciados de TI?

As vantagens dos serviços gerenciados de TI são uma gama de oportunidades para que um negócio se torne inteligente, competitivo e eficaz. Conheça as principais a seguir.

Operações de TI eficientes e confiáveis

Essa é uma das razões mais importantes pelas quais as empresas precisam de serviços gerenciados de TI. A falta de funcionários com o conhecimento e as habilidades para lidar com uma rede inteira e equipe de TI sobrecarregada apenas leva à ineficiência e à falta de confiabilidade.

É difícil negar o valor de ter um provedor de serviços de TI qualificado. Trata-se de uma parceria colaborativa que possibilita operações de TI eficientes e confiáveis.

Embora não substitua uma equipe de TI interna, ele aprimora os recursos. Além dos problemas serem resolvidos rapidamente, as empresas contam com os benefícios da tecnologia recente e soluções inovadoras para maximizar o tempo de atividade e a lucratividade.

  • Essas tecnologias incluem:
  • computação em nuvem;
  • backup e recuperação de desastres;
  • monitoramento e gerenciamento remotos.

Assim, a necessidade de manter toda a infraestrutura de TI eficiente e confiável é um grande motivo para contar com serviços gerenciados de TI.

Segurança e conformidade reforçadas

Agora que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a vigorar, a segurança e a conformidade são questões ainda mais críticas para todas as empresas. Sofrer uma violação de segurança pode custar perdas financeiras, de reputação e gerar multas e sanções impostas pela nova lei.

Nesse sentido, os provedores de serviços gerenciados de TI ajudam a proteger as empresas de um evento de violação de segurança e tomam medidas rápidas se isso ocorrer.

Além disso, um bom provedor de serviços gerenciados pode complementar políticas, protocolos e procedimentos adicionais para garantir a conformidade com a LGPD.

Eficácia de custos e retorno do investimento

Trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de TI também beneficia as empresas financeiramente. Normalmente, um orçamento de TI abrange muitos elementos, como:

  • mão de obra;
  • custos de manutenção;
  • software;
  • infraestrutura de rede;
  • hardware.

O uso de software desatualizado, por exemplo, impacta negativamente o retorno sobre o investimento e pode colocar a empresa em situação de desvantagem em relação à concorrência.

Entretanto, um bom provedor de serviços gerenciados (Managed Services Provider, em inglês) garante que sua empresa terá acesso às ferramentas mais atuais e eficazes, possibilitando a melhoria contínua dos processos e um melhor retorno sobre o investimento.

Inclusive, sua empresa passa a contar com escalabilidade e flexibilidade para crescer sem sobrecarregar a infraestrutura ou equipe de TI.

Dessa forma, as empresas podem projetar facilmente as despesas de TI e planejar melhorias e projetos maiores. Assim, fica claro que os serviços gerenciados desempenham papel fundamental na relação custo-benefício e no ROI.

Uma abordagem proativa

Com os serviços gerenciados, as empresas não precisam mais perder tempo pensando na infraestrutura de TI. Não existe necessidade de se preocupar com inconveniências diárias, como a velocidade das conexões de rede e confiabilidade, podendo focar em questões estratégicas ou inovações.

Isso porque as equipes especializadas dos provedores de serviço estão sempre trabalhando, detectando distúrbios, vulnerabilidades e ameaças em potencial. Desse modo, eventuais problemas e bugs podem ser detectados e corrigidos sem que sua empresa note qualquer alteração nos recursos ou ferramentas de TI.

Os provedores de serviços também oferecem uma abordagem proativa, empregando soluções como backups regulares e criptografados, virtualização e computação em nuvem, para que sua empresa tenha os dados e os recursos de computação disponíveis sempre que necessário.

Além disso, com um provedor de qualidade, sua organização conta com suporte especializado 24 horas para solucionar qualquer problema que não tenha sido contornado proativamente.

Previsão e identificação de possíveis problemas

Serviços gerenciados de TI utilizam tecnologias avançadas de monitoramento e análise de dados, que permitem a previsão e a identificação proativa de potenciais problemas antes que se tornem críticos. Essa abordagem preventiva minimiza o tempo de inatividade e reduz custos associados a falhas e interrupções. 

Ao garantir um ambiente tecnológico estável, as empresas conseguem operar de maneira mais eficiente, promovendo a continuidade dos negócios. Também, a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning aprimora essa funcionalidade, o que possibilita uma análise preditiva mais acertada e direcionada.

Otimização dos processos internos

A implementação de serviços gerenciados permite uma análise detalhada e contínua dos processos internos. Ao identificar gargalos e ineficiências, as empresas podem ajustar e otimizar suas operações, resultando em maior agilidade e produtividade. 

A automação e a padronização de tarefas rotineiras reduzem a carga de trabalho sobre as equipes e também melhoram a qualidade dos serviços prestados para impulsionar o desempenho organizacional. Sem contar que a colaboração entre equipes se torna mais fluida e promove um ambiente de trabalho integrado e dinâmico.

Foco no core business

Ao delegar a gestão de TI a especialistas, as organizações podem canalizar seu tempo e recursos em suas atividades principais, ou core business. Isso promove um aumento na eficiência operacional, permitindo que as empresas se concentrem na inovação e no desenvolvimento de seus produtos e serviços. 

Com a provisão de suporte técnico contínuo, as equipes internas têm mais liberdade para se dedicar a projetos estratégicos, o que resulta em crescimento e competitividade no mercado. 

Com o suporte 24 horas, as empresas têm a confiança de que sua infraestrutura tecnológica está sendo monitorada e gerenciada para contar com uma resposta rápida e eficiente a qualquer eventualidade. Essa confiança se traduz em um ambiente propício para a inovação e o sucesso a longo prazo.

Serviços gerenciados de TI prestados pela SantoDigital e seus benefícios

Os serviços gerenciados de TI oferecidos pela SantoDigital têm o intuito de guiar os clientes pela transformação digital de forma segura, eficiente e com o melhor custo-benefício.

Com eles, sua empresa ganha em produtividade, uma vez que o ambiente é monitorado 24 horas de modo a resolver qualquer demanda ou problema. Além disso, essa solução é escalável, assim, seu negócio terá todo o suporte que precisa para crescer.

Dessa forma, os serviços gerenciados de TI da SantoDigital incluem ações essenciais para uma empresa, como:

  • monitoramento do ambiente de TI de forma contínua e proativa (ou seja, o acompanhamento é preventivo, visando reduzir falhas e riscos);
  • virtualização da empresa e automatização de processos;
  • modernização e otimização da infraestrutura de TI;
  • mapeamento de tarefas;
  • segurança e governança de compliance;
  • uso de serviços de Cloud Computing;
  • identificação de erros (bem como sugestão de mudanças e adaptações conforme a realidade do negócio);
  • mensuração de performance;
  • proteção antivírus.

Agora você já sabe por que os serviços gerenciados de TI são essenciais para acelerar a atividade da sua empresa. Com esse apoio, você tem acesso a tecnologias inovadoras e especialistas no assunto de modo a modernizar seu negócio de forma segura, inteligente e eficiente. 

Confira as soluções da SantoDigital se você deseja contar com as melhores soluções de TI e o acompanhamento de profissionais altamente capacitados.

Resumindo

O que são serviços gerenciados de TI?

Os serviços gerenciados de TI consistem na terceirização da administração das atividades de tecnologia da informação e as responsabilidades desse gerenciamento.

Qual a diferença entre os serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI?

Enquanto o outsourcing envolve a transferência de responsabilidades de TI para um terceiro, que não terá controle direto sobre as operações, nos serviços gerenciados de TI, há um parceiro estratégico próximo, que fornece suporte e garante uma integração harmônica com a estratégia e os objetivos da empresa. 

Quais são as vantagens dos serviços gerenciados de TI?

Entre as vantagens dos serviços gerenciados de TI estão:

  • operações de TI eficientes e confiáveis;
  • segurança e conformidade reforçadas;
  • eficácia de custos e retorno do investimento;
  • uma abordagem proativa;
  • previsão e identificação de possíveis problemas;
  • otimização dos processos internos e;
  • foco no core business.

Crédito da imagem: Freepik

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