Eficiência e produtividade são fundamentais em todos os negócios, seja uma startup ou uma grande organização. Nesse contexto, a utilização das abordagens e soluções tecnológicas certas faz toda a diferença. Por isso, muitas empresas optam pela contratação de um Managed Service Provider (MSP), ou, em português, Provedor de Serviços Gerenciados.
Não à toa, até 2025, espera-se que esse mercado cresça a uma taxa média de 8,1% ao ano em todo o mundo.
Essencialmente, os Managed Services envolvem um conjunto de suporte de tecnologia e serviços para que as organizações criem, gerenciem, acessem, otimizem e salvem suas informações e processos.
Os MSP, por sua vez, são os responsáveis por implementar, monitorar e gerenciar esses serviços, que podem incluir, por exemplo, backup e recuperação de desastres, suporte, treinamento, consultoria em TI, segurança de dados e rede, etc.
Dito isso, é importante ter em mente que nem todo Managed Service Provider é igual, logo, você precisa escolher a opção certa para garantir que sua empresa obtenha o máximo de vantagens com essa estratégia.
Confira alguns elementos que devem ser considerados antes da contratação!
1. Avalie se o MSP oferece tudo o que sua empresa precisa
Assim como cada empresa é única, cada MSP também é. Alguns focam os fundamentos do gerenciamento de TI, enquanto outros oferecem serviços além do guarda-chuva dos serviços tradicionalmente presentes nessa solução.
Porém, não é uma questão de quem oferece mais, mas sim, de qual provedor realmente atende às suas necessidades.
Por isso, antes de contratar um Managed Service Provider, o primeiro passo consiste na definição dos requisitos mínimos que sua empresa espera alcançar com este tipo de serviço.
Sua empresa exige monitoramento 24×7? Qual é o orçamento para um contrato de serviço mensal? Você está procurando Managed Services abrangentes ou prefere escolher a dedo ofertas específicas? Você precisará de suporte no local, remoto ou ambos?
Todas essas são perguntas importantes a serem respondidas antes de se encontrar com um provedor de serviços gerenciados em potencial.
2. Pergunte sobre a experiência específica como Managed Service Provider
Além de conhecimento geral de TI, é sempre útil saber se o seu Managed Service Provider em potencial tem experiência como prestador deste tipo de serviço.
Qualquer provedor de serviços gerenciados de qualidade não vai encontrar dificuldade em fornecer referências.
Nesse sentido, é importante, sempre que possível, obter feedbacks de empresas que sejam comparáveis às suas próprias circunstâncias, seja em termos de setor, porte ou variedade de serviços de TI necessários.
3. Pergunte sobre parcerias, experiência e certificações
Para obter o máximo do seu provedor de serviços gerenciados de TI, é importante saber quais parceiros ele possui. Quando o Managed Service Provider faz parceria com empresas como o Google Cloud, muitas vezes eles seguem um padrão de qualidade, além de ter acesso às soluções mais eficazes em diversos segmentos.
Também é importante descobrir a experiência de um MSP em trabalhar com aplicativos de terceiros, serviços baseados em nuvem e muito mais.
Finalmente, é importante que você avalie se a empresa possui certificações, prêmios, etc. Tudo isso demonstra que seu fornecedor está empenhado em garantir a entrega de serviços de qualidade e também em obter sucesso em seus projetos.
Agora você já conhece 3 elementos cruciais que devem ser avaliados antes de sua empresa contratar um Managed Service Provider.
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