Ir para o site
  • Google Cloud

6 principais dúvidas para migração da sua empresa para nuvem com o Google Cloud Platform

  • Por: SantoDigital
  • jul 1, 2015
  • 3 minutos

O Google oferece ótimas ferramentas para ajudar a sua empresa a ter sempre resultados melhores e mais eficientes. Do GMail aos muitos aplicativos do Google Apps, o apoio da gigante da internet pode ser um importante aliado para quem quer crescer e se destacar em mercados competitivos. E um dos principais serviços que você pode aproveitar é o Google Cloud Platform, que oferece toda a estrutura da empresa para migrar as aplicações para a nuvem com facilidade e segurança.

Afinal, estamos falando de uma das maiores empresas de tecnologia e internet do mundo. Trabalhar com a plataforma do Google é contar com a sua infraestrutura de alta tecnologia para obter sempre o melhor serviço na nuvem. Isso sem falar nas outras inúmeras vantagens, como backup em servidores globais, atendimento diferenciado e performance acima da média.

A gente sabe que muita gente ainda tem preocupações e inseguranças sobre as vantagens dessa migração. Para te ajudar a ter certeza que essa mudança traz inúmeros benefícios para a sua empresa, tanto econômicas como práticas e de segurança, vamos responder algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Depois de ler o nosso texto, você vai querer mudar imediatamente para o Google Cloud Platform.

 

1. Devo migrar todas as minhas aplicações para a nuvem?

A resposta é simples: não. É importante analisar quais as reais necessidades da sua empresa e das suas aplicações – enquanto umas rodam bem na nuvem, outras funcionam melhor em servidores locais. Por isso, analise com bastante critério os processos da sua empresa para entender bem qual tipo de nuvem é a ideal para as suas necessidades. O importante é que sua empresa obtenha sempre os melhores resultados.

2. Qual a modalidade de nuvem ideal?

Existem três modalidades básicas de nuvem: privada, pública e híbrida. Se sua empresa trabalha com dados sensíveis, precisa de mais segurança e governança, a nuvem privada é a ideal. Mas caso trabalhe com tarefas simples e serviços tradicionais, que não exigem uma infraestrutura mais robusta, a nuvem pública pode funcionar melhor para você.

Já a nuvem híbrida é perfeita para quem tem aplicações diversificadas, permitindo aproveitar todos os benefícios das nuvens privadas e públicas. Entenda bem os processos da sua empresa e escolha a que melhor atender às suas necessidades. Em todos os casos, o Google Cloud Platform é ideal para quem busca as melhores soluções para cada necessidade.

3. A arquitetura é importante?

Sim. Uma arquitetura inteligente e segura é fundamental para uma boa experiência com aplicações em nuvem. Backup, virtualização, armazenamento e outros recursos são diferenciais importantes e que não podem ficar em segundo plano. Afinal, é a diversidade de recursos que vai potencializar os resultados da migração.

O Google Cloud Platform, por exemplo, oferece todos os principais recursos para a sua empresa ter a melhor experiência possível na nuvem, com a garantia de qualidade de uma das maiores empresas do mundo. Além disso, você pode contar também com o total apoio dos nossos especialistas.

4. E a segurança?

Um dos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher para onde migrar as aplicações da sua empresa é a segurança. Tenha certeza que o seu provedor oferece as mais completas medidas de segurança, sempre atualizadas com o que existe de mais moderno.

O Google possui mais de 15 anos de experiência internacional com o foco sempre na segurança de seus clientes. Com certificação ISO27001, SOC 2/3 e PCI DSS 3.0 Se quiser saber mais sobre como manter seus arquivos na nuvem seguros, confira o nosso post sobre o assunto.

5. Eu posso perder meus dados?

Se você escolher bem seu provedor, as chances de isso acontecer são próximas de zero. Por isso, recomendamos o uso do Google Cloud Platform. Afinal, com a estrutura ideal, você tem a garantia de que seus dados passam por backups constantes e possuem fácil restauração. Diferentemente do data center físico, que exige um servidor de backup pronto para uso e que pode sofrer algum tipo de perda local, na nuvem isso não acontece. Até em situações extremas, como um erro grave nos processos das suas aplicações, você está seguro. Também é possível separar as operações dos usuários finais das versões em teste, sem prejudicar o desempenho de ambas.

6. Escolhi meu servidor. E agora?

Chegou a hora de migrar para a nuvem. Agora, é hora de executar todos os detalhes do seu planejamento e contar com quem tem expertise e know-how para te ajudar. Por isso, é fundamental que a equipe do seu provedor tenha condições de entender as tecnologias da sua empresa, garantindo que a transição seja feita de forma eficiente. Aqui na SantoDigital a gente conta com a tecnologia do Google Cloud Platform para te ajudar nesse processo e oferecer sempre os melhores resultados. 

Quer saber mais sobre migração para nuvem e os benefícios que uma parceria com o Google tem a oferecer pra você? Fique de olho no nosso blog e saiba em primeira mão todas as novidades que a SantoDigital tem para você e sua empresa.

Artigos Relacionados:

Google Apps for Work – Serve para quem?

Como minha empresa migra para o Google Apps?

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.