- 5 minutos
- nov 8, 2024
Há 10 ou 15 anos, era comum as empresas terem enormes galpões ocupados por servidores gigantescos. Afinal, nessa época, o Google Cloud Platform ainda não estava disponível, e a tecnologia exigia que corporações trabalhassem com uma quantidade considerável de dados em servidores locais.
À medida que a informação passa a ser um ativo tão valioso para as empresas, a forma de gerenciá-la se torna fundamental para o sucesso de um negócio. É por isso que saber o que é o Google Cloud Platform e quais os seus benefícios faz você sair na frente da concorrência.
Quer entender melhor por que a computação em nuvem é tão estratégica para as corporações? Então continue lendo este post!
Como empresa líder em tecnologia no mundo, o Google não poderia mesmo ficar de fora da computação em nuvem.
O Google Cloud Platform é o mais completo software existente hoje no mercado, podendo se adaptar à necessidade de qualquer empresa, transmitindo segurança, praticidade e tranquilidade para a realização de negócios.
Com ele, é possível desenvolver aplicativos personalizados, estabelecer programas de gerenciamento de Customer Relationship Management (CRM), alocar SAP em nuvem e se aprofundar em projetos que envolvam Big Data e Machine Learning, contando com softwares robustos e disponíveis o tempo todo.
Além disso, a capacidade de personalização do Cloud Storage faz com que essa ferramenta seja bastante útil para empresas de quaisquer segmentos e portes, trazendo inovação para diversos setores, do varejo à indústria.
Assim, você consegue atender o cliente da forma mais exclusiva possível, tornando-se um player líder no seu mercado de atuação.
O Google Cloud Platform funciona como um ecossistema de tecnologia no qual seus usuários têm acesso a uma ampla gama de serviços e aplicações que podem ser utilizadas na nuvem.
Ou seja, empresas que adotam esse produto não precisam se preocupar com máquinas ou instalações. Todos os serviços de computação em nuvem ficam localizados em data centers remotos do Google.
Com isso, ganha-se mais rapidez, performance e segurança de alto desempenho. Ao migrar para a nuvem com o Google Cloud Platform, a empresa pode usar seus próprios hardwares, uma vez que para utilizar os serviços precisa apenas de conexão à internet.
O Google Cloud Platform atua, assim, como uma grande plataforma que oferece serviços dentro de categorias como:
Para atender às suas demandas diárias e, sobretudo, oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, o Google Cloud disponibiliza diversos recursos. Veja, a seguir, alguns deles que merecem destaque.
O Google Compute Engine é uma ferramenta que permite às empresas criar máquinas virtuais com capacidade infinita de inovação. De forma resumida, é um ambiente de alto desempenho para o desenvolver e testar aplicações.
Nesse modelo, em vez de cada computador ter um sistema operacional próprio, existe um servidor em nuvem que executa vários sistemas, em diferentes máquinas.
Trata-se de um computador emulado em outra máquina. Ao utilizar esse recurso, é possível ter um controle mais eficiente no acesso ao sistema, agilidade e segurança no compartilhamento de arquivos, entre outras operações da rotina de trabalho.
As empresas podem se beneficiar, por exemplo, com a elaboração de uma área de trabalho virtual.
O App Engine é uma plataforma como serviço (PaaS), em que é possível criar aplicações para a web e aplicativos móveis, com a vantagem do dimensionamento automático. Esse recurso dimensiona as suas aplicações instantaneamente sempre que for preciso, conforme o tráfego que elas recebem.
Com isso, você pode se dedicar a construir os melhores aplicativos sem se preocupar em administrar a infraestrutura que vai suportá-los.
Para utilizar o App Engine, os desenvolvedores podem escolher entre as linguagens mais populares do mercado, como Python, Java, PHP e Go, e utilizar a SDK (Software Development Kit — Kit de Desenvolvimento de Software) específica do serviço.
O Google Cloud Storage consiste em um serviço de armazenamento para grandes volumes de dados. Para tanto, são oferecidas aos usuários diferentes alternativas de bancos de dados, como o Cloud SQL para fully-relational MySQL, armazenamento não relacional e o Cloud Datastore para NoSQL.
Nessa ferramenta, os arquivos são salvos em contêineres chamados buckets. Cada bucket é associado a um projeto, que pode ser agrupado para uma organização.
Outro ponto relevante é que os proprietários dos projetos, isto é, as empresas, têm a possibilidade de conceder permissões de acesso a usuários específicos, e para determinados casos de uso.
Portanto, o recurso traz não apenas as facilidades técnicas do armazenamento em nuvem, mas também garante a segurança de dados e das informações que estão naquele ambiente.
O Big Query é mais uma inovação do mercado de computação na nuvem, trazendo vantagens competitivas para os negócios.
São diversos recursos voltados para o armazenamento de dados, capazes de receber e analisar insights, criar relatórios, enfim, fornecer informações precisas para a tomada de decisões acertadas.
O Vertex AI é a solução que unifica os serviços a fim de criar Machine Learning no Google Cloud, em uma única UI e API. Com ele, é possível produzir pipelines completas e escaláveis, contemplando da ETL ao Endpoint de previsão.
E o que é melhor, a ferramenta funciona de maneira bem flexível – suporta o uso de dados em diversos formatos (texto, tabular, imagem, vídeo), sendo modelados utilizando AutoML ou códigos customizados de treinamento. O processo de criação é bem mais simples com o Vertex AI.
O Google Cloud Functions é um serviço serverless que permite a execução de código em resposta a eventos sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente.
Nele, os desenvolvedores podem escrever funções simples em várias linguagens de programação. Essas funções são acionadas por eventos, como alterações em armazenamento de objetos, mensagens em filas ou chamadas HTTP.
O Cloud Functions escala automaticamente conforme necessário, proporcionando uma abordagem eficiente para a execução de código em ambientes altamente dinâmicos.
O Google Apigee é uma plataforma de gerenciamento de APIs (Interface de Programação de Aplicações) que facilita o desenvolvimento, implantação e escala desses recursos.
O Apigee permite que as organizações controlem quem está consumindo suas APIs, como estão sendo usadas e onde estão sendo utilizadas. Ele oferece recursos como monitoramento de tráfego, autenticação, autorização, transformação de dados e muito mais. Isso ajuda as empresas a gerenciar e proteger suas APIs de maneira eficiente.
O Google Colab (Colaboratory) é uma plataforma gratuita baseada em nuvem que fornece ambientes Jupyter notebooks com recursos de GPU e TPU.
Profissionais de TI podem usar o Colab para escrever e executar códigos em Python, além de realizar análises de dados, treinar modelos de Machine Learning e colaborar com outros usuários em tempo real.
Ele é especialmente útil para projetos de IA, pois oferece acesso a recursos computacionais poderosos sem a necessidade de configurar uma infraestrutura local.
O Google Kubernetes Engine é um serviço para orquestrar contêineres que gerencia automaticamente a implantação, a escalabilidade e o monitoramento de aplicativos conteinerizados usando Kubernetes.
Aqui, desenvolvedores podem empacotar suas aplicações em contêineres, que são unidades isoladas de software com todas as dependências.
Além disso, o GKE facilita a implantação e o gerenciamento desses contêineres em escala, fornecendo uma infraestrutura robusta para lidar com o ciclo de vida dos aplicativos.
Resultados. Essa é a palavra-chave em um mercado tão dinâmico e competitivo como o atual.
Por isso, quem consegue se concentrar 100% no seu negócio e investir na transformação digital, fortalece os seus pontos fortes e, certamente, tem mais chances de obter sucesso junto aos clientes.
E é isso o que o Google Cloud Platform proporciona para você. A seguir, confira alguns dos principais benefícios da plataforma.
Mais do que automatizar processos, o Google Cloud Platform proporciona uma melhora significativa na rotina operacional da empresa.
Um dos motivos é o fato de que as responsabilidades com a administração da rede, realização de backups, atualizações do sistema ficam todas à cargo da plataforma.
Ademais, a alta escalabilidade é uma excelente aliada para otimização de performance do negócio. Sabe por que? A plataforma permite ampliar ou reduzir o uso de espaço, bem como das suas aplicações, conforme a sazonalidade das demandas, ou ainda para executar ações específicas.
Isso significa que a empresa consegue se adaptar rapidamente às alterações de comportamento de seu público-consumidor. E o que é melhor, pagando apenas por aquilo que usar.
Um dos pontos principais da adoção do cloud computing é que os dados armazenados nesse ambiente podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer local e, o mais importante, em tempo real.
Sendo assim, a comunicação e o monitoramento das atividades são beneficiados, de modo que as decisões são sempre tomadas com base em insights atualizados.
Afinal, a disponibilidade dos serviços de tecnologia em nuvem é 24/7 (tempo integral), e os fornecedores investem constantemente para diminuir os riscos de interrupção.
Verdade seja dita: com o sistema do Google Cloud Platform a empresa consegue operar de forma muito mais confortável e ágil.
E, pelo fato da equipe poder acompanhar todas as atualizações de documentos em tempo real, os colaboradores também desenvolvem uma maior consciência do seu papel na organização.
Com serviços de computação na nuvem, é mais fácil ganhar escala com sua infraestrutura de TI. Isso acontece porque a empresa não precisa investir em equipamentos, mão de obra especializada e outros recursos para crescer.
Basta acessar seu painel de controle e ampliar os serviços, contratando mais armazenamento ou outras ferramentas. Da mesma maneira, é possível reduzir os serviços contratados conforme momento da empresa ou sazonalidade de forma prática.
Outra vantagem do Google Cloud Platform é a economia. Como mencionamos, a implantação de uma infraestrutura local de servidores físicos, contratação de equipes e manutenção dos sistemas são demandas com um custo elevado para a empresa. Além de ocupar espaço e gastar muita energia.
Adotando a modernização da computação em nuvem, há uma redução significativa com os custos com a formação dessa infraestrutura, abrindo espaço para processos práticos e intuitivos.
Em vez de ter que se preocupar com servidores, formas de armazenamento ou espaço físico, a empresa adota uma plataforma já pronta para receber as informações do seu negócio. Assim, pode usar os números da maneira como desejar, sem se preocupar com o armazenamento.
Nesse contexto, ainda é essencial observar que a diminuição dos custos continua a contribuir para que pequenas e médias empresas tenham acesso à mesma tecnologia e ganhem competitividade perante as outras organizações do mercado.
Antes de fazer a transição para a nuvem ou adotar esse modelo, é necessário, ainda, considerar o fator segurança — ter a garantia de que os dados do acervo corporativo terão um alto nível de proteção.
Nesse sentido, o Google Cloud Platform se destaca com mais de 15 anos de experiência em preservar dados de clientes, em escala global. A plataforma conta com opções avançadas de defesa tecnológica, como a autenticação de dois fatores e um gerenciamento estruturado de acessos.
Além de evitar que os arquivos sejam acessados por alguém sem autorização, a hospedagem na nuvem evita que eles se percam caso ocorra qualquer problema com computadores ou data centers. Não há razão para adotar sistemas de tecnologia periféricos ou informais.
Enfim, trata-se de uma ferramenta em que diferentes tipos de negócio encontram equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o acesso a informações, em uma interface ágil e simplificada, com a permanente correção de falhas e instabilidades.
Sabemos que o Google Cloud Platform assegura grandes vantagens competitivas para as empresas.
Porém, o primeiro passo para obter sucesso com essa estratégia é o autoconhecimento — saber exatamente do que o seu negócio precisa, quais são as prioridades no processo de migração para nuvem.
Isso dará um melhor embasamento para o gestor escolher o conjunto de ferramentas ideal para compor a sua infraestrutura.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, é importante que essa migração aconteça de forma gradual, e orientada por um planejamento de importação de dados.
Isso evita dores de cabeça e falhas, sobretudo considerando que cada empreendimento possui as suas peculiaridades, e enfrentará um processo de evolução único.
Embora a tecnologia não exija conhecimentos técnicos, o alinhamento da sua força de trabalho também será essencial para garantir bons resultados. Não esqueça do treinamento dos colaboradores.
No mais, é relevante estabelecer diretrizes para lidar com possíveis instabilidades do sistema. Tenha um plano de ação sobre como proceder para solucionar esse problema em curto e médio prazo, caso ocorra alguma falha.
O GCP conta com diversos serviços e ferramentas para atender diferentes necessidades de computação, armazenamento, análise, etc., veja quais são os principais:
O Google Cloud Platform (GCP) oferece um conjunto abrangente de serviços e ferramentas para suportar projetos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. Alguns destaques de componentes disponíveis para os usuários nesse ecossistema são:
No quesito computação, o Google Compute Engine oferece máquinas virtuais personalizáveis e com escalabilidade.
Já o Google Kubernetes Engine (GKE) fornece o gerenciamento de contêineres com Kubernetes, enquanto o Google App Engine facilita o desenvolvimento e a implantação de aplicativos sem gerenciar a infraestrutura.
O Cloud Functions permite executar código em resposta a eventos, o que proporciona uma solução serverless para diversas aplicações.
Para o armazenamento de dados, uma das soluções é o Google Cloud Storage. Afinal, é possível armazenar aplicações de tamanhos variados.
Já os arquivos de alto desempenho podem ser armazenados por meio do Cloud Firestore, principalmente se eles precisarem de uma solução de arquivos NFS.
O Cloud SQL gerencia bancos de dados relacionais como MySQL, PostgreSQL e SQL Server. O Cloud Firestore e o Bigtable são opções de banco de dados NoSQL para diferentes necessidades, enquanto o Cloud Spanner oferece um banco de dados relacional e escalável.
Outra ferramenta importante é o BigQuery, que auxilia na análise de grandes volumes de dados com o uso do SQL.
Entretanto, o Dataflow permite o processamento de dados em lote e em tempo real, enquanto o Dataproc gerencia clusters Apache Hadoop e Spark para processamento de dados.
O Virtual Private Cloud (VPC) cria redes privadas virtuais seguras e o Cloud Load Balancing distribui tráfego entre instâncias de aplicativos. O Cloud CDN melhora a latência de acesso a conteúdos estáticos ao usar uma rede de entrega de conteúdo de maneira global.
Os desenvolvedores podem apostar no Cloud Build, que oferece uma plataforma para integração e entrega contínuas (CI/CD).
Já o Cloud Source Repositories conta com repositórios privados para código-fonte, e o Cloud Monitoring permite o monitoramento e gerenciamento de recursos e aplicações.
No quesito segurança, o Cloud Identity & Access Management (IAM) gerencia o acesso aos recursos na nuvem, enquanto o Cloud Security Command Center fornece visibilidade e controle sobre a segurança do ambiente.
O Key Management Service (KMS) facilita o gerenciamento de chaves criptográficas para proteger dados sensíveis.
Como vimos anteriormente, o GCP conta com diversas soluções e ferramentas. Por isso, veja um pouco mais sobre algumas delas:
Para o desenvolvimento de códigos, o Gemini Code Assist é a ferramenta ideal. Ela usa a inteligência artificial, oferecendo sugestões de códigos, correções automáticas, entre outros.
Seu uso permite o aumento na produtividade dos desenvolvedores, já que facilita a escrita e a manutenção de códigos.
A Google Maps Platform fornece APIs para integrar mapas, geolocalização e funcionalidades de navegação em aplicativos e sites.
Com isso, os desenvolvedores podem usar os serviços de Maps, Routes e Places para adicionar capacidades de mapeamento e rastreamento em tempo real. Essa solução ajuda a melhorar a experiência do usuário.
Outra funcionalidade importante é a Google Marketing Platform, que combina ferramentas de publicidade e análise para ajudar empresas a gerenciar e otimizar suas campanhas de marketing digital.
Dentro dela estão incluídas funcionalidades que permitem análise de dados, gerenciamento de campanhas e otimizações de mídia. Dessa forma, o gestor consegue ter mais detalhes a respeito do comportamento dos usuários e o desempenho das campanhas criadas.
A Customer Data Platform centraliza e unifica dados de clientes obtidos por meio de diferentes fontes para criar perfis detalhados.
Assim, o gestor de marketing consegue ter uma visão ampla do usuário, o que facilita a criação de campanhas direcionadas, além de estratégias com base nessas informações.
De nada adianta ter as melhores ferramentas se você não se estruturar para utilizá-las, não é mesmo? É por isso que a implantação e o gerenciamento do Google Cloud Platform devem ser bem-feitos para que você desfrute de todos os seus recursos.
E a melhor maneira de fazer isso é contar com os serviços de profissionais especializados na tecnologia, que poderão explorar todos os recursos existentes.
Com o apoio da SantoDigital, você poderá explorar todo o potencial das informações obtidas pela sua empresa, contando com atendimento personalizado e ferramentas de alta tecnologia, como o Google Stackdriver Profiler, que ajuda no gerenciamento do Google Cloud Platform.
É importante salientar que uma transformação digital bem-sucedida vai além da migração de serviços para a nuvem. Ela tem um papel decisivo para que sua empresa crie vantagens competitivas ao acelerar seu processo de inovação, aumentando, consequentemente, a eficiência operacional.
A SantoDigital está há mais de 10 anos usando uma combinação de serviços de consultoria com soluções avançadas de TI para revolucionar a realidade dos seus clientes.
Viu como o uso da nuvem é uma mudança que proporciona uma configuração única para o negócio e representa uma peça-chave para o seu futuro no mundo corporativo?
Quem deseja se destacar no mercado deve conhecer bem o seu público, contar com processos eficientes, e o apoio das melhores ferramentas.
Nesse cenário, a tecnologia do Google Cloud Platform gera inúmeras oportunidades para experimentar recursos eficientes e obter melhores resultados.
Conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Agora que você já sabe como o Google Cloud Platform pode beneficiar o seu negócio, aproveite para conhecer as novidades e soluções personalizadas de alta tecnologia que a SantoDigital oferece. Entre em contato conosco!
O Google Cloud Platform é um conjunto de serviços em nuvem que fornece soluções de infraestrutura, software e armazenamento para empresas. Ele permite às empresas desenvolver aplicativos, armazenar dados e usar recursos de computação de maneira eficiente e escalável.
Entre os principais serviços estão o Google Compute Engine (para máquinas virtuais), Google Cloud Storage (para armazenamento de dados), Google App Engine (para desenvolvimento de aplicativos), e Big Query (para análise de grandes volumes de dados).
Os benefícios incluem alta escalabilidade, redução de custos, segurança robusta, acesso a dados em tempo real e a capacidade de simplificar processos operacionais. Além disso, a plataforma permite às empresas focarem mais em suas atividades principais, deixando a infraestrutura de TI para o Google Cloud.