Você já deve ter ouvido ou lido, em algum momento da sua carreira, que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores. Essa afirmação se tornou verdade conforme as empresas perceberam a importância de seus funcionários possuem não apenas para a produtividade, mas também para a estratégia do negócio.
Foi desse conceito e dessa preocupação em realizar ações internas que nasceu o Endomarketing. Sua estratégia consiste na adaptação e aplicação de estratégias e de alguns elementos do marketing tradicional — voltado para o público externo — para utilização interna.
No post de hoje, saiba mais sobre essa estratégia e entenda porque ela pode fazer toda a diferença na sua empresa:
O que é Endomarketing
Também chamado de marketing interno, o Endomarketing tem como principais metas reduzir a rotatividade de funcionários, além de compreender e captar suas reivindicações e opiniões.
Em outras palavras, seu objetivo é transformar de colaboradores em algo que os especialistas em marketing chamam de evangelizadores da marca, aquelas pessoas que conhecem a empresa e são capazes de influenciar outros em seu meio social para que também conheçam um pouco mais sobre a marca.
Hoje, o Endomarketing pode contar com o auxílio de diversas inovações tecnológicas, mais especificamente com as ferramentas de comunicação integradas, que estão redesenhando a forma como as empresas se comunicam e trabalham em conjuntos.
Veja agora um pouco mais sobre o que é Endomarketing, suas aplicações e como a tecnologia está mudando essa realidade!
Unindo RH e Comunicação
Não é novidade para ninguém que os setores de Comunicação e Recursos Humanos são próximos e devem desenvolver ações estratégicas juntos. No caso do Endomarketing, não se trata necessariamente de ação, mas sim de um conceito. Os dois setores podem pensar inúmeras atividades com o objetivo de fortalecer o marketing interno.
As ações de Endomarketing devem incentivar a interação entre colaboradores e empresa, buscando mais motivação para o trabalho e maior ampliação de conhecimentos sobre as atividades e produtos desenvolvidos internamente.
A tecnologia a favor do marketing interno
A maneira como RH e Comunicação vão alcançar os objetivos pode mudar de empresa para empresa, mas não há duvidas que usar soluções tecnológicas é uma boa saída. Nesse contexto, nada melhor do que contar com ferramentas colaborativas que facilitem o trabalho coletivo e a interação entre as equipes.
O G Suite, por exemplo, é um conjunto completo de softwares desenvolvidos pela Google. Seu objetivo é ampliar a integração e o trabalho em equipe ao concentrar diversas funções em um ambiente virtual organizado e eficiente. Trata-se de um espaço digital para compartilhamento de informações de marketing interno e para criação de grupos de conversa, reuniões a distância e consulta de e-mails.
Além das ferramentas citadas acima, todas as outras disponíveis (como produtor de texto, criador de planilhas, calendário) utilizam a tecnologia de armazenamento de dados na nuvem, garantindo segurança e acessibilidade para todos os arquivos da sua empresa.
E se o seu negócio necessita desenvolver ações de Endomarketing, é importante considerar ainda a utilização de ferramentas colaborativas e integradas. Como o G Suite reúne inúmeras soluções digitais, ele se revela um ótimo aliado para a estruturação de novos projetos.
Reduzindo o turnover e atraindo talentos
Depois de falar sobre as áreas responsáveis e as ferramentas tecnológicas que auxiliam na estruturação das ações de Endomarketing, vamos falar sobre uma de suas principais vantagens: a redução do turnover e atração de talentos.
Uma empresa que valoriza seus funcionários e elabora ações em busca de melhorias internas tem muito mais chances de fidelizar um colaborador. Para isso, basta se atentar às suas necessidades e desenvolver estratégias de retenção, e uma dessas estratégias são as ações de Endomarketing.
Olhar para dentro e tentar criar meios de ampliar a satisfação é importante para reduzir a rotatividade de colaboradores e para atrair os profissionais mais capacitados para a sua organização. Lembra-se dos evangelizadores? A ajuda deles neste quesito é fundamental, então ponto para o Endomarketing!
Entendeu a importância dessa estratégia para o seu negócio? Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários!